I Congresso Online Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental, Judiciário e Socioeducação

  • O I Congresso Online Internacional Saúde Mental, Judiciário e Socioeducação, pretende discutir o papel do Judiciário e da Socioeducação no contexto do cuidado proposto pela Reforma Psiquiátrica, tendo a pessoa em sofrimento psíquico como eixo norteador de princípios e práticas. 

    Garantido pela Constituição Federal do Brasil, o trabalho como direito social fundamental é uma dessas questões que nos impõem enormes desafios, pois colocam em cena a precariedade de recursos que temos para fazer valer esse direito. 

    Os hospitais de custódia brasileiros são marcados por uma lógica de exclusão e segregação social. Indivíduos considerados inimputáveis ou semi-imputáveis são destinados a esses espaços com o intuito de cumprir medidas de segurança, mas não recebem os devidos cuidados em saúde mental, o que impossibilita a completa reintegração social e sentencia o indivíduo à marginalização. 

    Nesse contexto, o objetivo deste Congresso é discutir uma de Reabilitação Psicossocial como alternativa aos hospitais de custódia brasileiros e o papel do Judiciário e da Socioeducação neste contexto.

    Vamos abordar uma política alternativa, cuja fundamentação territorial insere o cumprimento das medidas de segurança no contexto das políticas públicas de assistência social e saúde mental, tendo como finalidade a reabilitação integral do sujeito, tal como preconizado pela Lei nº 10.216/2001.

    A idealização deste Congresso advém da articulação entre Centro de Estudos Novas Abordagens Terapêutica - CENAT e a IMHCN (International Mental Health Collaborating Network). 

    Você está preparado para viver tudo isso no formato Online e Ao vivo. Participe do Congresso, ao vivo, online e da sua casa. Não é vídeo aula, não é gravação é um Evento online Ao vivo.

PROGRAMAÇÃO 

11 de setembro de 2021

8h30 - 8h45
Início Congresso
Cerimônia Boas Vindas
8h45 - 10h00
Mesa Redonda: Manicômios judiciários, justiça e saúde mental: 
Os desafios e Perspectivas
Palestrantes: Patrícia Magno e Marcos Argôlo
10h10 - 11h20
Palestra: Programa Novos Rumos na Execução e Saúde Mental
Palestrante: Paolo Borghi (Itália) 
11h30 - 12h45
Mesa Redonda: Articulação de Redes Saúde e Socioeducação
Palestrantes: Jussara dos Santos e Marisa da Costa
12h45 - 14h00
Intervalo para Almoço
Intervalo para almoço até 14h00
14h00 - 15h30
Mesa Redonda: Internação compulsório
Palestrantes: Sharllene Silva e Francisco Cordeiro
15h40 - 16h50
Mesa Redonda: Saúde mental dos adolescentes privados de liberdade
Palestrantes: Cassiano Robert e Deivisson Vianna
17h
Confraternização de Encerramento
Atividade Cultural e Foto

CONHEÇA NOSSOS 
PALESTRANTES

Imagem
Paolo Borghi - Itália
Psicoterapeuta com orientação cognitivo-comportamental. Trabalhou no Departamento de Saúde Mental de Trieste de 1977 a 2012 como psicóloga gestora e na minha prática, dentro de uma abordagem cognitiva, sempre busquei e procuro estimular o envolvimento ativo da pessoa para a construção de um projeto terapêutico que leva em conta suas necessidades e exigências e ao mesmo tempo produz sua emancipação.
Imagem
Patrícia Magno
Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela UFRJ, com estágio doutoral realizado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre em Direito da Cidade pela UERJ. Pós-graduada em Direitos Humanos e Regras de Acesso à Justiça das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade pelo Centro de Derechos Humanos da Universidad de Chile. Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro desde 2001, titular da 20a DP da Pessoa Presa do Núcleo do Sistema Penitenciário. Professora de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Membra da Articulação do Fórum Justiça e integrante da Coletiva Mulheres Defensoras Públicas do Brasil. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Direitos Humanos da UFRJ e vinculada ao Grupo de Pesquisa Teorias Críticas e Direitos Humanos.
Imagem
 Marcos José Relvas Argôlo
Possui especialização, em nível de residência médica, em Psiquiatria pelo Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (1999) e graduação em Medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO (2019). Participou de diversos cursos na área da Psiquiatria. Possui diversos artigos, anais, palestras e eventos na área da Psiquiatria. Atuou como Coordenador Médico da UPA de Gericinó no complexo penitenciário de Bangú/RJ, Ex diretor do Instituto de Perícias Heitor Carrilho, Ex Diretor do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Henrique Roxo, da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Ex Diretor Clinico do Hospital Estadual Teixeira Brandão. Atualmente é professor responsável pela supervisão do Módulo de Saúde Mental do Carmo, pelo curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Orgãos - UNIFESO.
Imagem
Jussara dos Santos
Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Fundação Oswaldo Cruz (2011). Especialista em Assistência ao Usuário de Álcool e outras Drogas pelo IPUB/UFRJ (2020).Atuou como psicóloga social no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA) no Programa de Saúde do Trabalhador Adolescente (PSTA) entre 2010 a 2016, como psicóloga no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) entre 2010 e 2013. Atualmente, atua no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), desde 2013. Tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Social e Jurídica, em Saúde do Trabalhador, Socioeducação e Saúde Mental.
Imagem
Marisa da Costa
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002). Especialista em Políticas Públicas e Cidadania pela Faculdades Bagozzi (2007). Cursando especialização de Impactos na Violência na Saúde pela FIOCRUZ (2021). Atua como psicóloga na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná desde 2010 na Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. Atualmente, atua como técnica estadual de referência na Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Atualmente representante da secretaria no Conselho Estadual da Juventude do Paraná.
Imagem
Sharllene Silva
Enfermeira com formação em saúde mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ); - Pós-graduação em Direitos Humanos e Saúde (ENSP/Fiocruz). - Membra da Associação Elas Existem - mulheres encarceradas. - Membra da Comissão Executiva do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do município do Rio de Janeiro (CTSPN/SMS/RJ).
Imagem
Francisco Cordeiro
Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal de Rondônia (1995) e mestrado em Saúde Pública e Uso de Drogas - Kings College London (2001). Trabalhou em gestões municipal, estadual e federal no campo de políticas de saúde mental e álcool/drogas. Foi Consultor nacional de saúde mental e abuso de drogas da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS no Brasil) e foi analista de Programa no Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) no Brasil. Membro da Associação Brasileira da Saúde Mental (ABRASME) e da Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial (WAPR/Brasil). Atualmente é coordenador do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal (CRP 01/DF).
Imagem
Deivisson Vianna
Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Atualmente é Docente Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PROFSAUDE) nesta mesma universidade. Possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013) e já ocupou o cargo de coordenador de saúde mental neste município (2009-2011). Tambem, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017).
Imagem
Cassiano Robert
Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2011) e pós-graduado em Saúde Mental pela Faculdades ITECNE (2014). Especialista Profissional em Saúde Mental pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Possui experiência em saúde mental e em coordenação de serviços de saúde mental. Atualmente é terapeuta ocupacional em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Álcool e outras Drogas (AD).

TÓPICOS A SEREM 
DISCUTIDOS NO EVENTO:

1) Saúde mental dos adolescentes privados de liberdade:

A criminalidade e a violência urbana praticada por adolescentes têm sido objeto de discussão na atualidade. O Relatório Mundial sobre Violência e Saúde (OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2002) aborda a violência como um problema de saúde pública.

Nesse sentido, é imprescindível o enfoque prioritário da promoção de saúde nas políticas do socioeducativo destinadas ao adolescente autor de ato infracional.

O adolescente atravessa um período da vida com modificações corporais, construção de identidade e definição de papéis sociais que permitirão a inserção na vida adulta. Assim, o adolescente busca experimentar incessantemente diferentes maneiras de viver, podendo por vezes praticar atos violentos (MELLO, 2006).

O adolescente que se encontra em privação da liberdade (internação) deve ser acompanhado por estabelecimento educacional e assistido por programa pedagógico pautado na cidadania, convivência comunitária e familiar, escolarização, profissionalização, saúde e inclusão produtiva (SINASE, 2006). Nesta mesa vamos discutir a saúde mental dos adolescentes privados de liberdade.

2) Internação Compulsória:

O Brasil priorizou a implantação de serviços comunitários para o cuidado em saúde mental e o resultado foi a expansão da rede de atendimento e do acesso ao tratamento. Ainda que a lei 10.216 de 2001 descreva a internação como uma das estratégias possíveis para o tratamento dos transtornos mentais, ultimamente, alguns Estados e Municípios tem utilizado a internação como principal forma para lidar com a dependência de drogas. A OPAS/OMS no Brasil considera inadequada e ineficaz a adoção da internação involuntária ou compulsória como estratégia central para o tratamento da dependência de drogas.

3) Articulação de Redes Saúde e Socioeducação:

As redes estão presentes em nosso cotidiano (nas relações comunitárias, de parentesco e de vizinhança), no mundo dos negócios, na vida pública e, além disso, têm o condão de promover a interação entre os citados setores. 

O que explica a existência de múltiplas redes são as necessidades humano-sociais, as quais colocam em movimento a busca por aludida interação e pela formação de vínculos afetivos (apoio mútuo), para a realização de empreendimentos socioeconômicos, políticos ou culturais. Uma rede envolve processos de circulação, de informações e de conhecimentos, demais de articulação, participação, cooperação.)

OS OBJETIVOS DO CONGRESSO CONTEMPLAM

Potencializar as parcerias entre trabalhadores, suas famílias e comunidade. Ajudando a desenvolver maior consciência sobre 
saúde mental;
Discutir e divulgar experiências inovadoras que vem produzindo mudanças significativas 
no campo da saúde mental 
no Brasil e em 
outros lugares do mundo.
Momento para conectar e aprender uns com os outros;
Aumentar a conscientização de profissionais e trabalhadores da saúde sobre a importância de construir novas estratégias de abordagem.
Imagem

PERFIL DO 
PÚBLICO ALVO:

  • Profissionais da Área da Saúde Mental e Saúde;
  • Estudantes da Área da
    Saúde Mental e Saúde;
  • Profissionais da socioeducação;
  • Profissionais do Poder Judiciário . . .

INVESTIMENTO


1º Lote até dia 08/09

Valor inscrição: R$ 55,00


2º Lote 

Valor inscrição: R$ 70,00


*As inscrições são limitadas e podem terminar antes das datas estabelecidas. 


Formas de pagamentos: 

Cartão crédito em até 12 vezes (Com Juros)
Boleto

O que está incluso na inscrição: 

Palestras
Tradução consecutiva Inglês-Português
Gravação do Congresso
Certificado com carga horária de 12 horas


DATA E LOCAL

Como Acessar 

 Vamos enviar 20 dias antes do evento, um manual e um tutorial como acessar 
o Congresso Online.

O que está incluso na inscrição

Palestras
Tradução Consecutiva: Inglês-Português
Brinde online
Certificado com carga horária de 12 horas

Grupos tem desconto

A Grupo acima de 10 a 20 pessoas tem desconto de 10% no valor do lote vigente. 
Grupo acima de 20 pessoas tem desconto de 15% no valor da inscrição. 
Enviar e-mail: eventoscenat@gmail.com

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

Grupos tem desconto no valor da inscrição?

Sim. Grupo acima de 10 a 20 pessoas tem desconto de 10% no valor do lote vigente. Grupo acima de 20 pessoas tem desconto de 15% no valor da inscrição. Enviar email: atendimento@cenatcursos.com.br

Não recebeu o seu e-mail de confirmação da inscrição?

Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Doity ou pelo email: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso transferir minha inscrição?

Será emitido algum certificado de conclusão?

Sim. Ao termino do curso, será disponibilizado um certificado de conclusão online com carga horária de 12 horas. Não constará QRCODE no certificado.

Como acessar o meu certificado?

Você poderá efetuar o download do certificado do evento no site Doity, e será disponibilizado assim que o evento for finalizado.
Para emitir o certificado é preciso ter o cadastro no site e seguir esses passos:
1.Faça login no site;
2.Clique em Meus Ingressos;
3.Vá até a aba Eventos Passados;
4.Encontre o I Congresso Online Internacional: Boas Práticas em Saúde Mental, Judiciário e Socioeducação;
5.Clique no botão Certificado. O download iniciará automaticamente.

Posso cancelar a minha inscrição?

Sim! Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Qual o período para confirmação da minha inscrição?

A inscrição só é confirmada após o pagamento, antes é apenas o cadastro e não garante a inscrição. Caso você efetuar a compra por boleto bancário a confirmação irá ocorrer em até 3 dias após o pagamento.

Vou submeter um trabalho preciso fazer a inscrição antes de sair o parecer?

Não. Você pode submeter o trabalho para avaliação do parecerista e fazer a inscrição após o envio do parecer. Após aprovado é obrigatório ao menos um dos autores tem que estar inscrito no Congresso.

Os trabalhos são publicados nos Anais?

Sim. Todos os trabalhos aprovados e inscritos no congresso vão ser publicados nos anais com o selo ISBN.

AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?

FALE COM A NOSSA EQUIPE DE ATENDIMENTO
  • ATENDIMENTO POR E-MAIL

    Entre em contato com nossa equipe pelo 
    e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br
  • ATENDIMENTO POR WHATSAPP

    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso:
    (48) 98821-5969
Feito com
Logo da Klickpages