Faltam
72
Dias
16
Horas
30
Minutos
05
Segundos
para o início do congresso

Congresso Internacional Online
Boas Práticas em Saúde Mental

  • No I Congresso Internacional online: Boas Práticas em saúde mental: comportamento suicida, autolesão e luto, pretende-se discutir boas práticas adotadas no cuidado do usuário: comportamento suicida, autolesão e luto e a relevância do protagonismo do usuário em processos de reabilitação psicossocial.

    O tema central do congresso é construir estratégias de prevenção e posvenção, assim como lidar com os processos de luto, exige um conhecimento especializado e técnico, além de estudos territoriais em diversas regiões. 

    O programa visa identificar, planejar, organizar ações e projetos pautados em boas práticas que envolvam luto e possibilidades de prevenção e posvenção do suicídio;

    O Congresso tem por objetivo promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo novas práticas em saúde mental, com enfoque na pessoa que vivência.

    Você está preparado para viver tudo isso no formato Online e Ao vivo? Participe do Congresso em Saúde mental, ao vivo e online, da sua casa. Não é vídeo aula, não é gravação, é um evento online e ao vivo.

    A idealização desse Congresso advém de articulações entre CENAT (Centro Educacional de Novas Abordagens Terapêuticas) com profissionais, estudantes e professores das áreas da saúde mental, saúde, educação, assistência social, setor judiciário, organizações sociais, IMHCN (International Mental Health Collaboration Network) e experts por experiências/vivências e familiares.

Data e Local

  • Local: Online pela Doityplay
  • Data: 4 e 5 de Julho de 2025
    Horário: 8h30 - 18h00
Atividades do Congresso
PROGRAMAÇÃO
‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒

  • 04  de Julho de 2025
 08h30 - 08h50
Mesa de abertura
Chegue cedo para evitar filas e não esqueça de trazer
um documento oficial com foto
08h50 - 10h00
Palestra: Um olhar sobre fatores de risco para o suicídio
Palestrante:
10h10- 11h30
Palestra: Boas práticas para lidar com a autolesão
Palestrante: Olga Runciman (Dinamarca)
11h40 - 12h30
Palestra: Precisamos discutir os dados sóciodemográficos: suicídio e trabalho
Palestrante: Marcelo Kimati
12h40 - 14h00
Intervalo para Almoço
Intervalo para almoço até 14h00
14h00 - 15h20
Palestra: O comportamento suicida na população LGBTQIAPN+
Palestrante: Helena Cortes
15h30 - 16h50
Palestra: Como lidar com sentimentos suicidas na infância e adolescência
Palestrante: Caroline White (EUA)
17h00 - 18h15
Palestra: Boas práticas para lidar com processos de luto
Palestrante: Dione Menz
18h00 - 18h20
Confraternização de Encerramento
Atividade Cultural: Dança Humaniza do CEI
  • 05  de Julho de 2025
 08h30 - 09h50
Mesa-redonda: Precisamos conversar sobre o risco de suicídio na população negra e população indígenas
Palestrantes: Iterniza Macuxi e Charlene Bandeira
10h00 - 11h20
Palestra: Estratégias de cuidado para ouvidores de vozes com ideação suicida e autoagressão
Palestrante: Paul Baker (Inglaterra)
11h30 - 12h50
Apresentação de trabalho
Palestrante:
12h50 - 14h00
Intervalo para Almoço
Intervalo para almoço até 14h00
14h00 - 15h10
Palestra: Como construir estratégias de prevenção ao suicídio
Palestrante: Silvia Teixeira
15h20 - 16h40
Mesa-redonda: Como envolver a RAPS para lidar com o comportamento suicida e com as pessoas em luto
Palestrantes: Wilzacler Rosa e Edimar Costa
16h50 - 17h50
Palestra: Arte e a música como estratégia de cuidado para pessoas com ideação suicida
Palestrante: Marly Chagas
17h50 - 18h00
Apresentação cultural e Mesa de fechamento
Atividade Cultural:
12h
Os Segredos dos meus Top Afiliados
João da Silva Marketing Digittal 101
SABER MAIS
NACIONAIS E INTERNACIONAIS
PALESTRANTES
‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒
Imagem black-november-depoimentos
Olga Runciman (Dinamarca)

Formada em enfermagem e Psicologia pela Universidade de Copenhague. Educadora internacional e conferencista, assim como escritora, militante e artista. Ela é co-fundadora do movimento (hearing voices) da Dinamarca, e membro da organização dos Usuários da Psiquiatria na Dinamarca. Olga vê o hearing voices como um movimento pós-psiquiátrico, que trabalha pelo reconhecimento dos direitos humanos, ao mesmo tempo que oferece esperança, capacitação e acesso à construção de sentido das próprias experiências no nível individual.
Imagem black-november-depoimentos
Dione Maria Menz 

Professora titular aposentada do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Psicologia (1994) e em Enfermagem (1988) pela UFPR. Doutora em Educação (UFPR 2021). Mestra em Psicologia (UTP 2012), Especialista em Saúde Mental Comunitária (PUC-PR 1996). Coordenou os Projetos de Extensão "Luto e Prevenção do Suicídio" e "Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição da UFPR". Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Professor Escola e Tecnologias Educacionais (Geppete - UFPR). Tem aproximação com as área de Prevenção e Posvenção do Suicídio, Saúde Coletiva, Saúde Mental, Saúde da Família, Reforma Psiquiátrica, Drogadição, Psicologia Comunitária e Tecnologias na Educação.
Imagem black-november-depoimentos
Paul Baker (Inglaterra)

Formado em Sociologia e Serviço Social na Universidade de Manchester e pós graduação em Saúde Mental. Secretário na International Mental Health Collaborating Network (IMHCN), coordenador de mídias sociais da Intervoice e um dos fundadores da Intervoice no Reino Unido. Desenvolveu projetos na área da saúde mental em Trieste (Itália), Servia, Croácia, Inglaterra e País de Gales. Realizou workshops em mais 15 países. Paul publicou o livro "The Voice Inside" (A Voz Interior). Escreveu capítulos e artigos sobre: recovery house, pessoas que ouvem vozes e a patologização da vida na infância.
Imagem black-november-depoimentos
Charlene Bandeira 

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Kitembo – Laboratório de Estudos da Subjetividade e Cultura Afro-Brasileira. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Psicóloga clínica no Espaço AYA e plantonista no Programa Esperança Garcia (Instituto Peregum, em parceria com AGU e MIR). Professora convidada no CENAT, articuladora territorial do Projeto Equidade SUS (MS/HAOC) e fundadora dos projetos PsicoQUILOMBOlogia e Quilomboteca. Atua na militância quilombola como líder da Comunidade Macanudos (RS), coordenadora do CNEIQ e do MONEQ, além de integrar coletivos como Macanudos, Quilombola FURG e o Fórum Nacional de Articulação de Mulheres Negras e Quilombolas. Ex-membro do PROAFF/FURG.
Imagem black-november-depoimentos
Helena Cortes

Enfermeira pela UFPel (2009), com mestrado e doutorado em Ciências. Professora na UFSC, atuando nos programas de pós-graduação em Enfermagem, Saúde Mental e Saúde da Família. Integrante do INAMUR e do GT do PAESPopTrans. Foi vice-coordenadora do PROFSAÚDE FIOCRUZ/UFRB (2018-2021). Recebeu a Medalha Anna Nery (2024). Especialista em saúde mental coletiva e atenção psicossocial.
Imagem black-november-depoimentos
Iterniza Macuxi

Iterniza Pereira, indígena do povo macuxi, de Roraima. Pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental - Dom Alberto. Graduada em
Psicologia - Faculdades Cathedral de Ensino Superior. Tem experiência na área de
Psicologia, com ênfase na atuação com os povos indígenas. Exerce o Cargo de
Responsável Técnica do Programa de Saúde Mental, no Distrito Sanitário Especial
Indígena de Roraima / DSEI-LESTE.
Imagem black-november-depoimentos
Wilzacler Rosa

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Mestre em Psicologia (UFAL), Especialista em Neuropsicologia (IBESA) e Saúde Mental (UFAL), com Formação na Abordagem Fenomenológica Existencial e Ludoterapia. Autora de 03 livros sobre o Comportamento Suicida. Atualmente é neuropsicóloga e psicoterapeuta clínica(presencial e on-line), presidente e fundadora da ONG CAVIDA; Assessora técnica na SESAU; Docente em Cursos de graduação e pós-graduação; Coordenadora da Pós graduação novas abordagens em saúde mental: com foco na autolesão, comportamento suicida e luto (CENAT); Integrante do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Alagoas e do Comitê da Saúde Integral da População LGBTQIAPN+
Imagem black-november-depoimentos
Edimar Costa

Psicólogo Clínico, Especialista em Psicologia Hospitalar, Especialista em Terapia Sistêmica de Casal e Família, Especialista em Terapia Sexual - Sexólogo, Especialista em Suicidologialsta: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, a especialista em Novas Abordagens em Saúde Mental Infanto-Juvenil: Interlocução no Território, Especializando em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Especializando em Neurociências e Comportamento, Professor de Graduação e Pós-graduação, Tutor em Pós-Graduação, Palestrante, Consultor em Psico-Higiene, Proprietário da Clílica Vínculo Psicologia Consultoria e Cursos.
Imagem black-november-depoimentos
Marly Chagas 

Professora adjunta do curso de Musicoterapia na UFRJ. Doutora e mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ), especialista em Psico-oncologia e graduada em Psicologia (UFF) e Musicoterapia (CBM-CeU). Atua como supervisora técnica em Musicoterapia Comunitária e Hospitalar. Foi pró-reitora acadêmica do CBM-CeU (2014) e presidente da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (2021-2022). Parecerista da Revista Brasileira de Musicoterapia e membro dos grupos de pesquisa GEPEMUSA (UFRJ) e "Cultura Contemporânea" (CNPq). Tem experiência em musicoterapia, produção de subjetividades e processos psicossociais.
Imagem black-november-depoimentos
Marcelo Kimati 

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui experiência em antropologia, saúde mental, saúde coletiva, gestão em saúde pública e política de álcool e drogas. Atuou como assessor na Coordenação de Saúde Mental (Ministério da Saúde), Diretor de Saúde Mental e Política de Drogas em Curitiba. Professor Adjunto de Saúde Coletiva UFPR, coordenou o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Drogas (NIED) da UFPR.

Imagem black-november-depoimentos
Silvia Teixeira

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1989) e mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Atualmente é professora do Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ e facilitadora - IMPISA - Desenvolvimento de Ambientes de Aprendizagem. Tem experiência na área de , com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, idoso, relação, auto-estima e depressão. 

Perfil do
Público alvo

Profissionais, estudantes e professores das áreas da saúde mental, saúde, educação, assistência social e setor judiciário.

Experts por experiências/vivências e seus familiares.

Os objetivos do congresso contemplam:

Imagem black-november
Potencializar as parcerias

entre trabalhadores, usuários(as) dos serviços, suas famílias e comunidades;




Imagem black-november
Discutir e divulgar


boa práticas em saúde mental que vem produzindo mudanças significativas no campo da saúde mental no Brasil, Portugal e em outros lugares do mundo;

Imagem black-november
Implementar estratégias

de desinstitucionalização com foco em recovery e inclusão;





Imagem black-november
Criar oportunidades online

para troca de ideia e discussão de outras opções para o avanço no cuidado em saúde mental, incluindo examinar o uso de medicamento como condição do tratamento em saúde mental.



Comissões de Trabalho


  • Comissão Científica

    Internacionais:
    Olga Runciman (Dinamarca)
    Omar Bravo (Colômbia)
    Paul Baker (Inglaterra)
    Dainius Pūras (Lituânia)
    Serena Goljevscek (Itália)

    Nacionais:
    Rossana Seabra (UNESP)
    Nazareth Malcher (UnB)
    Clarissa Webster (USP)
    Daniel Goulart (UnB)
    Deivisson Vianna (UFPR)
    Sabrina Stefanello (UFPR)
    Helena Cortes (UFSC)
    Luciana Alleluia (UFF)
    Claudio Mann (UFRJ)
    Adelmo Filho (USP)
    Rosa Maria Jacinto Volpato (UFMT)
    Chayanne Federhen (UFPR)
Por que o congresso é um evento Internacional? 
A comissão científica é composta por membros de instituições estrangeiras, assim como o congresso tem o apoio de instituições internacionais, como a IMHCN, da Inglaterra, e a INTERVOICE.

Submissão de Trabalho Científico

  • O I Congresso Internacional online: Boas Práticas em saúde mental: comportamento suicida, autolesão e luto, aceita submissão de trabalhos para apresentação no congresso.

Normas

  • - Cada participante poderá submeter um único resumo como autor-relator para apresentação, mas poderá estar como co-autoria em outros trabalhos.

    - O prazo final para submissão de trabalho vai até o dia 31/05/2025. O parecer será enviado até 15 dias após o envio, no email do autor que enviou o trabalho.

    - Deverá(ão) ser encaminhado(s) o(s) arquivo(s) com o(s) resumo(s) e identificação de autoria. Número máximo de 5 autores.

    - O objetivo é a discussão de temas relevantes no campo da saúde mental e boas práticas em saúde mental, no sentido de suscitar debates e estimular a troca de experiências entre os participantes.

    - A formatação dos trabalhos (resumo) deverá ser a seguinte:

    Resumo: O resumo deve ser constituído de um único parágrafo de texto. Tamanho entre 1.500 a 2.500 caracteres (incluindo os espaços entre palavras). O título não conta no número de caracteres.

    Formatação do Resumo: Título do trabalho: letras maiúsculas; Nome do(os) autor(es): letras maiúsculas/minúsculas; Palavras chaves: máximo de três.
  • O Bate-papo online tem as seguintes características:

    1. O objetivo é a discussão de temas relevantes no campo da Saúde Mental no sentido de suscitar debates e estimular a troca de experiências;
    2. O Facilitador controlará o tempo de exposição e vai ajudar na conversa;
    3. O apresentador pode utilizar slides;
    4. Os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos anais eletrônicos do Congresso;
    5. Vamos criar salas online pelo Zoom. Faltando 10 dias para o evento vamos enviar o link da sala e as informações para o acesso;
    6. O tempo para expor o relato é de 10 minutos. Ao final das fala vai ter tempo para conversa entre os participantes.
Importante: para o trabalho ser publicado nos anais e receber o certificado de trabalho é necessário que TODOS os autores e co-autores estejam inscritos no congresso.
Faça a submissão do seu resumo e o apresente no Congresso:

Comissão 
Organizadora  Apoio


CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental)
IMHCN (International Mental Health Collaborating Network) 


Sobre o CENAT

  • Nascido em 2014, o Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental (CENAT) já realizou mais de 110 congressos na área da saúde mental, nas 5 regiões do Brasil, na América Latina, Portugal, Espanha e em outros países, e mais de 59 mil pessoas já foram impactadas pelos nossos eventos, intercâmbios, cursos online na comunidade em saúde mental, pós-graduações e sites gratuitos (Blog CENAT), sempre buscamos levar até as pessoas conteúdos de qualidade, que priorizem e valorizem a vida e a experiência do ser humano e o que há de mais enriquecedor no que diz respeito às novas abordagens em saúde mental no Brasil e no mundo.
Acesse o site e conheça mais sobre o CENAT:


INSCRIÇÕES

1º Lote até o dia 10/05/2025


Congresso

Estudantes: R$ 80,00

Profissionais e Interessados na Temática: R$ 100,00
Acesso aos 2 dias do Congresso e à sua certificação
Palestras
Tradução consecutiva
Inglês-Português
Brinde Online
Gravação do Congresso após o evento
Certificado com carga horária de 30h

Congresso + Curso Online


Estudantes e Profissionais:
R$ 187,00

Acesso aos 3 dias do Congresso e à sua certificação e todos os itens do ingresso congresso
Acesso às gravações dos Congressos online
Acesso ao Curso Online + Certificação: "Respondendo a Sentimentos Suicidas: Uma Abordagem de Redução de Danos" Carga Horária 30h








Formas de pagamento

  • - Cartão crédito em até 12 vezes (Com Juros)
    - Boleto
    - Pix

O que está incluso na inscrição:

  • - Acesso às palestras do Congresso;

    - Tradução consecutiva do Inglês-Português (Realizando sua tradução após alguns segundos ou entre as pausas do orador, a tradução consecutiva não requer uso de equipamentos especiais); 

    - IMPORTANTE: Em virtude dos altos custos a Comissão Organizadora não oferecerá Coffee Break (apenas água e café). As refeições e o estacionamento são de responsabilidade do participante.
Importante

Em caso de arrependimento do pagamento do valor da taxa de inscrição no evento, o reembolso do valor correspondente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data do pagamento, desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail atendimento@cenatcursos.com.br

+500

Participantes

+8

Palestrantes

Dúvidas Frequentes

Imagem

Não recebeu o seu e-mail de confirmação da inscrição?

Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Doity ou se preferir pode entrar em contato com nosso atendimento pelo e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso transferir minha inscrição?

Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra; basta enviar um email para: atendimento@cenatcursos.com.br

Será emitido algum certificado de conclusão?

Sim. Ao termino do evento, será disponibilizado um certificado de conclusão. O certificado não tem QRCODE, e possui o programa do evento.

Como acessar o meu certificado?

Você poderá efetuar o download do certificado diretamente no site da Doity, porém o mesmo só é disponibilizado caso o organizador já tenha efetuado a liberação na plataforma. Segue link de ajuda: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-acessar-meu-certificado-wahc3n/

Posso cancelar a minha inscrição?

Sim! Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso fazer o cadastro e fazer o pagamento depois?

Não. A inscrição só é confirmada após o pagamento, antes é apenas o cadastro e não garante a inscrição. Pagamento realizado via boleto bancário pode levar até 3 dias úteis para compensação. 

O congresso será online também?

Não. O congresso será realizado apenas na modalidade presencial. Por conta dos altos custos para transmissão híbrida, a comissão definiu apenas pelo presencial. Bem como, não haverá gravações do mesmo.

O congresso aceita pagamento de inscrições por empenho?

Sim, O pagamento de inscrição por Nota de Empenho destina-se ao participante do evento, de qualquer categoria (profissionais, estudantes, militantes de movimentos sociais, usuários ou familiares), o qual terá sua inscrição custeada por instituição pública ou privada, optante por esta modalidade de pagamento. Trata-se de uma modalidade de inscrição destinada exclusivamente para pessoa jurídica. Para realizar a inscrição nesta modalidade, basta entrar em contato com o atendimento do CENAT pelo e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br e informar sobre a realização de inscrição por Nota de Empenho. 

Até quando posso solicitar o pagamento de inscrição por empenho?

O congresso estará aceitando inscrições por Nota de Empenho até 15 dias antes do evento. 
Após este período não será mais aceito solicitações de inscrições nesta modalidade, devido aos processos administrativos que as mesmas exigem. 

Ainda tem alguma dúvida?

Fale com a nossa Equipe de Atendimento
  • E-MAIL

    Entre em contato com nossa equipe pelo 
  • WHATSAPP

    Para tirar dúvidas sobre a inscrição:
    (47) 99242-8886