Faltam
128
Dias
18
Horas
40
Minutos
44
Segundos
para o início do congresso

VII CONGRESSO INTERNACIONAL NOVAS ABORDAGENS EM SAÚDE MENTAL INFANTOJUVENIL - SALVADOR


  • O VII Congresso Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil - Salvador/BA, tem por objetivo ser um espaço de discussão e debate sobre a saúde mental Infantojuvenil.

    No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância UNICEF (2021), estima-se que quase um em cada seis jovens entre 10 e 19 anos de idade no Brasil tenha sofrimento psíquico, parcela mais exposta ao risco de automutilações, depressão e suicídio.

    A saúde mental de crianças e adolescentes piorou com a pandemia de Covid-19, os casos de jovens em sofrimento psíquico têm aumentado, mas as políticas públicas de enfrentamento estão muito aquém das necessidades desse público, com poucos centros de apoio psicossocial e metade das escolas sem cobertura de saúde escolar. Fonte: (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)

    Ainda persistem grandes lacunas entre as necessidades de saúde mental e o investimento e financiamento continuados em políticas públicas voltados a essa área. A busca pelo fortalecimento de ações em saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil, cada vez mais, tem exigido a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais e serviços.

    Um grande avanço nas políticas públicas em saúde mental infantojuvenil foi a criação dos CAPSij (Centros de Atenção Psicossociais Infantojuvenis), que constituem uma ação-chave para alavancar a montagem do cuidado da rede pública para crianças e adolescentes.

    Nestes dois dias de evento, vamos promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo boas práticas em Saúde Mental Infantojuvenil, com enfoque nessa população que vivencia o sofrimento psíquico.

    A idealização desse Congresso advém de articulações entre o CENAT (Centro Educacional de Novas Abordagens Terapêuticas) com gestores, profissionais, estudantes e professores das áreas da saúde mental, saúde, educação, assistência social, setor judiciário, IMHCN (International Mental Health Collaboration Network), organizações sociais, experts por experiências/vivências e familiares.
Atividades do Congresso
PROGRAMAÇÃO
‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒

  • 11 de abril de 2025
 07h40 - 08h20
Credenciamento
Chegue cedo para evitar filas e não esqueça de trazer um documento oficial com foto.
08h20 - 08h40
Cerimônia de Boas-Vindas
Atividade Cultural:
08h40 - 10h00
Palestra: Panorama da Atenção em Saúde Mental no SUS para a Infância e Adolescência: desafios para o trabalho em rede
Palestrante: Maria Cristina Ventura (UFRJ)
10h10 - 11h20
Palestra: Geração do quarto: cuidando da saúde mental na adolescência e juventude
Palestrante: Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)
11h30 - 12h40
Palestra: A família e o cuidado em saúde mental
Palestrante: Vania Bustamante (UFBA)
12h40 - 14h00
Intervalo para Almoço
Intervalo para almoço até 14h00
14h00 - 15h30
Palestra: Saúde mental, aprendizagem e desenvolvimento em crianças com TEA
Palestrante: José Patiño Torres (Colômbia)
15h40 - 16h40
Palestra: Saúde mental infantojuvenil e a escola: diálogos entre profissionais da educação e da saúde
Palestrante: Carolina Donato da Silva (CAPS II Infantil Campo Limpo/SP)
16h50 - 18h10
Palestra: Como trabalhar com Crianças que ouvem vozes
PalestranteOlga Runciman (Dinamarca)
  • 12 de abril de 2025
08h00 - 09h10
Palestra: Como o profissional atua quando é detectado abuso e/ou violência contra crianças e adolescentes?
Palestrante: Joviana Quintes Avanci Pina (Fiocruz)
09h10 - 10h40
Palestra: Como as redes sociais estão afetando a saúde mental dos jovens?
Palestrante: Marc Masip (Espanha)
10h40 - 10h50
Apresentação da Pós-graduação
10h50 - 12h00
Palestra: O que é um diagnóstico psiquiátrico e medicalização na infância e isso importa?
Palestrante: Rossano Cabral (UERJ)
12h00 - 12h30
Apresentação de Trabalho Científico – Turma 1
Momento para apresentações de trabalhos científicos
12h30 - 13h30
Intervalo para almoço
Intervalo para almoço até 14h00
13h30 - 14h00
Apresentação de Trabalho Científico – Turma 2
Momento para apresentações de trabalhos científicos
14h00 - 15h20
Palestra: Boas Práticas no cuidado aos jovens que praticam a Autoagressão
Palestrante: Olga Runciman (Dinamarca)
15h30 - 16h30
Palestra: O Cuidado de Adolescentes em Crise: Dinâmica da equipe no manejo à complexidade em Saúde Mental
Palestrante: Rossana Seabra (UNESP)
16h30 - 17h00
Palestra: Diálogos com usuário sobre os desafios em Saúde Mental Infantojuvenil
Palestrante:
17h00 - 18h00
Palestra: Boas práticas na Prevenção ao suicídio e ideação suicida em jovens
Palestrante: Edimar Batista da Costa (São Paulo)
18h00 - 18h15
Confraternização de Encerramento
Atividade Cultural:
NACIONAIS E INTERNACIONAIS
PALESTRANTES
‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒‒
Imagem black-november-depoimentos
Marc Masip (Espanha)

Psicólogo e especialista em dependência de novas tecnologias, bem como diretor do Desconect@, um programa pioneiro criado em 2012 para aprender a fazer bom uso das novas tecnologias. Licenciado em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha Especialista em dependência das novas tecnologias MBA Executivo na EAE Business School Autor do livro DESCONECT@ Conferencista e divulgador.
Imagem black-november-depoimentos
Olga Runciman (Dinamarca)

Formada em enfermagem e Psicologia pela Universidade de Copenhague. Educadora internacional e conferencista, assim como escritora, militante e artista. Ela é co-fundadora do movimento (hearing voices) da Dinamarca, e membro da organização dos Usuários da Psiquiatria na Dinamarca. Olga vê o hearing voices como um movimento pós-psiquiátrico, que trabalha pelo reconhecimento dos direitos humanos, ao mesmo tempo que oferece esperança, capacitação e acesso à construção de sentido das próprias experiências no nível individual.
Imagem black-november-depoimentos
José Fernando Patiño Torres (Colômbia)

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia Cultural e Psicólogo pela Universidad Del Valle/Colômbia. Professor do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento da Universidade de Brasília. Professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade - PPGCOM da Universidade Federal do Tocantins. Professor do curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casais, Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Professor do programa de Pós-graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) da Universidade de San Buenaventura Cali - Colômbia.
Imagem black-november-depoimentos
Maria Cristina Ventura (UFRJ)

Psicóloga/Psicanalista. Doutora em Saúde Mental pelo Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980). Desenvolve pesquisas, atividades de extensão, de formação e clínica na área da saúde mental pública, com ênfase na atenção psicossocial para crianças e adolescentes. É pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM/IPUB/UFRJ), professora permanente do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial do IPUB/UFRJ e coordenadora do Curso de Especialização em Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (IPUB/UFRJ).
Imagem black-november-depoimentos
Hugo Monteiro Ferreira (UFRPE)

Pós-doutor em Estudos da Criança (2021-2022). Doutor em Educação (2007). Mestre em Letras (1999). Especialista em Neuropsicologia (2019). Graduação em Letras (1996). Acadêmico de Psicologia (2018). Coordenador do Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE. Líder do GETIJ - Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. Pesquisador na área de saúde emocional e mental de crianças, adolescentes e jovens. Membro da Cátedra UNESCO de Leitura. Membro do NEFOPP - Núcleo de Estudos da Formação Docente e da Prática Pedagógica. Pesquisa sobre a inter-relação transdisciplinaridade, infância e juventude; infância, adolescência, juventude e saúde emocional e mental, iinfância, adolescência juventude e sofrimento; infância, juventude e leitura, infância, adolescência, juventude e direitos humanos.
Imagem black-november-depoimentos
Vânia Bustamante (UFBA)

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia. Esta credenciada no programa de pós graduação em Psicologia como docente permanente e orientadora de mestrado e doutorado e no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva como professora colaboradora. É pesquisadora do MUSA no Instituto de Saúde Coletiva, ambos na Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidad Católica del Peru (1996) e DEA em Psicanálise pela Universidad Autônoma de Madri (2002), mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2005 e 2009).
Imagem black-november-depoimentos
Rossana Seabra Sade (UNESP)

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1982), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Paraná (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), Pós doutorado em Desinstitucionalização, realizado no Dipartimento di Salute Mentale - Centro Collaboratore OMS per la Ricerca e la Formazione, Trieste-Itália (2011), sob a orientação dr. Giuseppe D?Acqua, bolsista Fapesp. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pesquisadora colaboradora do Dipartimento di Salute Mentale di Trieste - Itália. Experiência na área da Saúde mental e Educação Especial.
Imagem black-november-depoimentos
Rossano Cabral (UERJ)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1995), residência em Psiquiatria (1998) e Psiquiatria Infantil (1999) pelo Instituto Municipal Philippe Pinel - RJ, mestrado (2004) e doutorado (2010) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de História da Ciência (Berlim, Alemanha). Trabalhou na rede de atenção psicossocial do município do Rio de Janeiro (CAPS Pedro Pellegrino e CAPSi Eliza Santa Roza) e foi supervisor clínico-institucional do CAPSIJ Duque de Caxias-RJ. Foi Professor Visitante do NUPPSAM/IPUB/UFRJ (2011) e atualmente é Professor Associado do Instituto de Medicina Social da UERJ, do qual é Vice-Diretor desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq LEPSIA - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Infância e Adolescência
Imagem black-november-depoimentos
Edimar Batista da Costa (São Paulo)

Psicólogo Clínico, Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, Novas Abordagens em Saúde Mental Infanto-Juvenil, Especializando em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Especializando em Neurociências e Comportamento, Professor de Graduação e Pós-graduação, Palestrante. Professor Universitário é de Pós Graduação.
Imagem black-november-depoimentos
Joviana Quintes Avanci Pina (Fiocruz)

Psicóloga, pós-doutorado no Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde (CLAVES/ENSP/Fundação Oswaldo Cruz), possui doutorado-sanduíche pela Fundação Oswaldo Cruz/IFF/Cambridge University (2008) e mestrado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é Coordenadora Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública e pesquisadora do CLAVES/Fundação Oswaldo Cruz. É vice líder do Grupo de Pesquisa "Vulnerabilidade e desenvolvimento infanto-juvenil" e integra o Grupo de Pesquisa "Violência e Saúde".
Carolina Donato da Silva (CAPS)

Em 2004 completei minha graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente trabalho como terapeuta ocupacional do CAPS II Infantil Campo Limpo, o qual é administrado pelo Hospital Israelita Albert Einstein-HIAE. Há 15 anos tenho desenvolvido minhas atividades na área da saúde mental infantojuvenil, trabalhei nos CAPSi's de Carapicuíba, Sé e Vila Maria/Vila Guilherme. Em 2011 fui aprovada no concurso público para Professor Temporário na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, assumi o cargo em março de 2012. Por dois anos (de 2012 a 2014) desenvolvi atividades acadêmicas no curso de Terapia Ocupacional dentro do campo da Terapia Ocupacional Social. Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo sob orientação do Professor Alberto Olavo Adivíncula Reis.

Tópicos a serem discutidos

  • 1. Geração do quarto: Cuidando da saúde mental na adolescência e juventude

    A Palestra vai abordadar sobre a Geração do quarto e o impacto na saúde mental do jovem.  Um ótimo retrato da juventude contemporânea no Brasil. Há um grupo de meninas e meninos, de 11 a 18 anos, frágeis emocionalmente, que demonstram sérios problemas de convivência entre os seus pares e também com os adultos com os quais convivem. 
    Eles passam mais de seis horas por dia visivelmente isolados, o que demonstra profundo sofrimento psíquico. A esse grupo de meninos e meninas, chamei de “geração do quarto”, uma vez que todos possuem uma característica comum: passam muito tempo dentro desse cômodo, com quase nenhuma interlocução com as pessoas que moram na mesma casa, muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de violência contra si ou contra o outro muito intenso, muito forte. 
  • 2. Como lidar com sentimentos suicidas e autoagressão na infância e adolescência

    Sentimentos suicidas são cercados por medo e incompreensão. As comunidades são frequentemente julgadoras e encorajadas a relatar sentimentos suicidas aos profissionais de saúde mental, enquanto o padrão de cuidados em saúde comportamental enfatiza a avaliação rápida de risco e a intervenção médica.
    Penso que herdamos um quadro adulto para pensar no suicídio em geral, que aplicamos aos jovens. Isso baseia-se, frequentemente, como se diz, na ideia de que os jovens são frágeis e não podem tomar decisões em seu próprio nome. Muitas vezes, as nossas intervenções podem tornar-se bastante paternalistas. 
    Havia um sentido muito bem delineado do que era permitido dizer, do que não era permitido expressar, e dos tipos de perguntas que eram permitidas. Havia uma narrativa muito clara: “Se você é suicida, você não quer realmente morrer”. Precisa obter ajuda de um adulto de confiança e este adulto de confiança irá conectá-lo com um profissional que irá, então, intervir”.
  • 3. A família e o cuidado em saúde mental

    Apesar de existir consenso sobre a importância de incluir a família na assistência à saúde mental infantil, encontramos poucos trabalhos que descrevem intervenções dirigidas a esse grupo. Uma importante experiência de pesquisa e extensão, envolvendo assistência a crianças e suas famílias, vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Uberlândia. Trata-se de atendimentos ambulatoriais a crianças e seus pais.

    Com base na discussão apresentada, o presente estudo tem como objetivo refletir sobre como se dá o cuidado à saúde mental infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares em um serviço que recebe crianças acompanhadas de suas famílias e funciona como uma ponte entre a atenção básica e serviços de maior complexidade. Desse modo, busca-se produzir conhecimento que possa ampliar o subsídio às práticas de saúde mental infantil.
    https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652017000300005
  • 4. Saúde mental, aprendizagem e desenvolvimento em crianças com TEA

  • 5. Na infância os diagnósticos são escritos a lápis: o que implica um diagnóstico psicopatológico na infância?

    A palestra vai explorar as promessas e mitos da ciência moderna e desconstrói supostas evidências científicas de supostos diagnósticos, como TDAH, dislexia e TOD. Analisa o tempo e seus desconfortos, os diagnósticos, como álibi para uma clínica cada vez mais burocrática e menos humanizada. 
    A pesquisadora mergulha no paradigma da inclusão educativa, sem deixar de questionar o que exclui. Apresentar propostas de abordagem clínica e educativa que possibilitem outras formas de pensar intervenções com crianças que expressam seu sofrimento de diferentes formas, bem como trabalhar com suas famílias e escolas, que promovam outras oportunidades de subjetivação.
  • 6. Educação e saúde mental   

    A educação exerce seus impactos em todos os meios nos quais está presente. A importância de educar as pessoas a respeito do que significa ter uma boa saúde mental, tornou-se imprescindível. Tanto para as crianças, quanto para os jovens e seus parentes, ter consciência de que eventos e comportamentos podem afetar a saúde psicológica de alguém é extremamente importante.
    Vemos entre os jovens casos de bullying, agressões externas e internas ao ambiente familiar, depressão e tentativas de suicídio como elementos presentes em suas vidas. 
    A educação surge como um elemento para auxiliar na saúde mental dessas pessoas. Discutir sobre seus impactos se faz algo fundamental para a erradicação de quadros psicológicos negativos possíveis e para o senvolvimento de métodos de conscientização eficazes.
    O objetivo da mesa é justamente esse: servir de espaço para a troca de ideias sobre como melhorar a educação, incorporando a saúde mental em seu leque de essencialidades, dado o impacto que essa união pode ter na prevenção psicossocial de problemas e dificuldades.
  • 7. Dependência de internet em crianças e adolescentes: Fatores de risco, avaliação e cuidado

    Não há muita diferença entre o vício em drogas e no celular. Na atualidade, a internet é elemento imprescindível no contexto da vida cotidiana, possibilitando a fluidez necessária à circulação de informações e à comunicação global. Assim, uma linha tênue tem separado o acesso essencial para o trabalho, processo ensino-aprendizagem, comunicação social e busca de informações do uso compulsivo e patológico da internet.
    Logo, a dependência de internet é problema novo e crescente em saúde pública, carecendo de maior entendimento pela comunidade científica para propor intervenções comunitárias. https://www.bbc.com/portuguese/geral-58927899
  • 8. Como o profissional atua quando é detectado abuso e/ou violência contra crianças e adolescentes

    Na participação infantil é apresentado como ação relevante para prevenção do abuso sexual (por valorizar a fala das crianças e incentivar a escuta por parte dos adultos), o trabalho intersetorial (por meio da constituição de Redes locais), ações que estimulem a maior participação dos pais (homens) no cuidado das (os) filhas (os) e a transformação de masculinidades são apontadas como estratégias importantes para revisão de valores e práticas culturalmente aprendidas que favorecem a perpetuação desse tipo de violência. Entre os temas propostos para abordagem com crianças, famílias e profissionais, estão as temáticas sexualidades, gênero, raça/etnia e diversidades e diferenças
    https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/30945

Perfil do
Público alvo

Profissionais, estudantes e professores das áreas da saúde mental, saúde, educação, assistência social e setor judiciário.

Experts por experiências/vivências e seus familiares.

Os objetivos do congresso contemplam:

Imagem black-november
Potencializar as parcerias
O Congresso vai contar:

- Feira de Economia Solidária

- Programa Cultural

- Lançamento de Livros

- Estande de Livros


Imagem black-november
Discutir e divulgar

experiências inovadoras que vem produzindo mudanças significativas no campo da saúde mental infantojuvenil no Brasil e em outros lugares do mundo;





Imagem black-november
Aumentar a conscientização

de profissionais trabalhadores e estudantes da saúde mental, da saúde, da educação, da assistência social e do setor judiciário sobre a importância de construir novas estratégias de abordagem em saúde mental infantojuvenil, juntamente com os jovens e suas famílias;
Imagem black-november
Analisar a saúde mental


infantojuvenil a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e pela Luta Antimanicomial.

Submissão de Trabalho Científico

O VII Congresso Internacional: Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil - Salvador, aceita submissões de trabalhos científicos. A apresentação será em formato de formato de pôster.

  • O objetivo da apresentação é a discussão de temas relevantes no campo da saúde mental e boas práticas na saúde mental na Infantojuvenil, no sentido de suscitar debates e estimular a troca de experiências entre os participantes.

    Os trabalhos aprovados vão ser publicados nos Anais do congresso com selo ISBN. Todos autores e co-autores com trabalhos aprovados recebem o certificado de apresentação de trabalho. Para o trabalho ser publicado nos anais e receber o certificado é necessário ao menos um autor inscrito no congresso.

Temáticas

  • 1. Novas Abordagens em saúde mental infantojuvenil;
    2. Atenção básica na Saúde Mental infantojuvenil;
    3. Estratégias coletivas de cuidado em SM;
    4. Práticas alternativas a medicalização infantojuvenil;
    5. Estratégias cuidados em relação Álcool e Drogas na adolescência;
    6. Sentimentos suicidas;
    7. Boas práticas no CAPSi;
    8. Sexualidade e gênero Infantojuvenil.
  • Modalidades

    Relatos de pesquisa e Relatos de experiência.

    Normas

    - Cada participante poderá submeter um único resumo como autor-relator para apresentação, mas poderá estar como co-autoria em outros trabalhos.

    - O prazo final para submissão de trabalhos vai até o dia 28/02/2025. O parecer será enviado até 15 dias após o prazo final, no email do autor que enviou o trabalho.

    - Envio de trabalho somente quem já está inscrito no Congresso.

    - O(s) arquivo(s) com o(s) resumo(s) deverão conter identificação de autoria, com um número máximo de 5 autores.

    - Serão aceitas submissões de trabalhos em português.

    Formatação:

    - Deve ser constituído de um único parágrafo de texto;

    - Tamanho entre 1500 a 2.500 caracteres (incluindo os espaços entre palavras). O título e as referências bibliograficas não contam no número de caracteres;

    - Espaçamento entre linhas: 1; fonte: Times New Roman, 12 pontos; tamanho da página A4; margens: superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm;

    - Palavras chaves: máximo de três;

    - Título do trabalho: letras maiúsculas, centralizado e negrito; nome do(os) autor(es): letras maiúsculas/minúsculas, alinhado à direita e negrito (abaixo do título).

    Pôster:

    > > Para a Submissão não é necessário enviar o pôster, apenas o resumo do trabalho.

    - Formato do Pôster (estrutura e dimensões): largura (90 cm) e altura (120 cm). Não será aceito pôster fora do padrão estabelecido.

    - Deverá seguir à organização: título do trabalho; autor/a(es/as); instituição; grupo de pesquisa e agência financiadora, se houver; eixo temático a que se vincula, referências bibliográficas. O pôster precisa ser confeccionado com cordão para ser pendurado.

    - Apresentação do pôster: o/a(os/as) autor/a(es/as) são responsáveis pela entrega de seus pôsteres nos stands destinados a cada participante no local e dia da sessão de apresentação, conforme programação do evento e recebimento via e-mail, bem como pela sua retirada.

    - Durante a sessão de apresentação dos pôsteres é necessária a presença de, no mínimo, um dos autores/as junto ao mesmo para atender o público interessado e fazer sua integração com o conjunto de autores/as que participam dessa sessão nos stands institucionais.
Faça a submissão do seu resumo e o apresente no Congresso:

Data e Local

  • Local: Centro de  Eventos do Fiesta Bahia Hotel - 
    Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 - Itaigara, Salvador - BA

    O Fiesta Bahia Hotel, está localizado na melhor área para deslocamento da cidade. Fica entre os 2 pólos mais famosos de praias de Salvador (Farol da Barra e Farol de Itapuã), ao lado do Parque da Cidade (parque municipal), a cerca de 12 km dos principais pontos turísticos (Pelourinho e o Mercado Modelo) e a 25 km do Aeroporto Internacional de Salvador.
  • Data: 11 e 12 de abril de 2025

    Horário: 8h00 - 19h00
  • Evento na modalidade presencial.

    - IMPORTANTE: O Congresso não tem Coffee Break (apenas água e café). 

FOTOS DO LOCAL DO CONGRESSO:

10 Passos para Construir um Poderoso Negócio
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Comissão 
Organizadora  Apoio


CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental)
IMHCN (International Mental Health Collaborating Network) 




Sobre o CENAT

  • Nascido em 2014, o Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental (CENAT) já realizou mais de 95 congressos na área da saúde mental, nas 5 regiões do Brasil, na América Latina, Portugal, Espanha e em outros países, e mais de 42 mil pessoas já foram impactadas pelos nossos eventos, intercâmbios, cursos online na comunidade em saúde mental, pós-graduações e sites gratuitos (Blog CENAT), sempre buscamos levar até as pessoas conteúdos de qualidade, que priorizem e valorizem a vida e a experiência do ser humano e o que há de mais enriquecedor no que diz respeito às novas abordagens em saúde mental no Brasil e no mundo.
Acesse o site e conheça mais sobre o CENAT:

INSCRIÇÕES 1º LOTE ATÉ O DIA 20/12

Nossa VIRADA DE LOTE já tem data marcada!
Dia 20/12 ou até as Inscrições do Lote Atual Esgotarem!
!

Congresso

Estudantes: R$ 180,00

Profissionais e Interessados na Temática: R$ 210,00 
 Acesso aos 2 dias do Congresso e à sua certificação.
Tradução consecutiva
Inglês - Português;
Kit do Congresso.


Combo Workshop

Estudantes e Profissionais: 
R$ 347,00


Acesso aos 2 dias do Congresso e à sua certificação. 
Tradução consecutiva
Inglês - Português;
Kit do Congresso.
Pré-congresso: Acesso a 1 Workshop no dia 10/04/2025;
Apostila impressa sobre Saúde mental Infantojuvenil;
Combo Comunidade

Estudantes e Profissionais:
R$ 497,00


Acesso aos 2 dias do Congresso e à sua certificação de 25h. 
Tradução consecutiva
Inglês - Português;

Pré-congresso: Acesso a 1 Workshops no dia 10/04/2025;
Apostila impressa sobre Saúde mental Infantojuvenil;
Acesso durante 1 ano na Comunidade Novas Abordagens em Saúde Mental - Tenha acesso 30 cursos onlines em saúde mental; 

Formas de Pagamentos:
PIX 
Boleto
Cartão crédito em até 12 vezes (Com Juros)


 Pré-congresso:

No dia 10/04/2025 vai ocorrer o Pré-congresso com workshops presenciais. 

Local: A definir
Horário: 14h00 - 17h00
Certificado de participação
Acesso aos inscritos: Combo Workshop e Combo Comunidade

Workshops:

Workshop: Manejo as Primeiras Crises Psíquica. 

Objetivo: Identificar, planejar, organizar ações na saúde mental para atenção as primeiras crises psiquiátricas.

Facilitadora: 
Rossana Seabra: Possui Graduação em Psicologia pela UFPR (1982), Especialização em Educação Especial pela UFPR (1991), Mestrado em Educação pela UFSCAR (1995), Doutorado em Educação pela UNESP (2002) e Pós doutorado em Desinstitucionalização realizado em Trieste-Itália (2011). Atualmente é Professora Assistente Doutora da UNESP e Membro do Corpo Editorial da Internacional Association Of Applied Psychology.



Informações sobre a inscrição:

  • - Acesso às palestras do Congresso;

    - Tradução consecutiva do Inglês-Português (Realizando sua tradução após alguns segundos ou entre as pausas do orador, a tradução consecutiva não requer uso de equipamentos especiais); 

    - Informações sobre a Comunidade Novas Abordagen em saúde mental e seus mais de 25 cursos: cenatsaudemental.com/congressosminfantojuvenil2025

    - IMPORTANTE: Em virtude dos altos custos a Comissão Organizadora não oferecerá Coffee Break (apenas água e café). As refeições e o estacionamento são de responsabilidade do participante.

     - Crachá e certificado: Ao preencher seu cadastro pelo site, faça-o com bastante atenção, pois o participante é responsável pelos dados fornecidos e é a partir desses dados que o material (crachá e certificado) será emitido. Assim, erros no material são de responsabilidade do congressista.

    Lote Estudante: Graduação e Pós-graduação é necessário a carteira de estudante para comprovação no dia do Congresso.

    *As inscrições são limitadas e podem terminar antes das datas estabelecidas.

    *Lote Estudante: Graduação e Pós-graduação (lato e stricto sensu) é necessário a carteira de estudante para comprovação no momento da inscrição e no dia do Congresso.

    Informações sobre a Comunidade Novas Abordagen em saúde mental e seus mais de 25 cursos: cenatsaudemental.com/congressosminfantojuvenil2025

Importante:

  • Em caso de arrependimento do pagamento do valor da taxa de inscrição no evento, o reembolso do valor correspondente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data do pagamento, desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail atendimento@cenatcursos.com.br

+4200

Participantes

6

Edições

+75

Palestrantes

Dúvidas Frequentes

Imagem

Não recebeu o seu e-mail de confirmação da inscrição?

Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Doity.
Ou se preferir podes entrar em contato com nosso atendimento pelo e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso transferir minha inscrição?

Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra; basta enviar um email para: atendimento@cenatcursos.com.br

Será emitido algum certificado de conclusão?

Sim. Ao termino do evento, será disponibilizado um certificado de conclusão online com carga horária de 25 horas. O certificado não tem QRCODE, e possui o programa do evento.

Como acessar o meu certificado?

Você poderá efetuar o download do certificado diretamente no site da Doity, porém o mesmo só é disponibilizado caso o organizador já tenha efetuado a liberação na plataforma. Segue link de ajuda: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-acessar-meu-certificado-wahc3n/

Posso cancelar a minha inscrição?

Sim! Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso fazer o cadastro e fazer o pagamento depois?

Não. A inscrição só é confirmada após o pagamento, antes é apenas o cadastro e não garante a inscrição. Pagamento realizado via boleto bancário pode levar até 3 dias úteis para compensação. 

Vou submeter um trabalho preciso fazer a inscrição antes de sair o parecer?

Não. Você pode submeter o trabalho para avaliação do parecerista e fazer a inscrição após o envio do parecer. Após aprovado é obrigatório que todos os autores e coautores estejam inscritos no congresso.

Os trabalhos são publicados nos Anais?

Sim. Todos os trabalhos aprovados, inscritos e apresentados no congresso serão publicados nos anais com o selo ISBN.

O congresso será online também?

Não. O congresso será realizado apenas na modalidade presencial. Por conta dos altos custos para transmissão híbrida, a comissão definiu apenas pelo presencial. Bem como, não haverá gravações do mesmo.

O congresso aceita pagamento de inscrições por empenho?

Sim, O pagamento de inscrição por Nota de Empenho destina-se ao participante do evento, de qualquer categoria (profissionais, estudantes, militantes de movimentos sociais, usuários ou familiares), o qual terá sua inscrição custeada por instituição pública ou privada, optante por esta modalidade de pagamento. Trata-se de uma modalidade de inscrição destinada exclusivamente para pessoa jurídica. Para realizar a inscrição nesta modalidade, basta entrar em contato com o atendimento do CENAT pelo e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br e informar sobre a realização de inscrição por Nota de Empenho. 

Até quando posso solicitar o pagamento de inscrição por empenho?

O congresso estará aceitando inscrições por Nota de Empenho até 15 dias antes do evento. 
Após este período não será mais aceito solicitações de inscrições nesta modalidade, devido aos processos administrativos que as mesmas exigem. 

Ainda tem alguma dúvida?

Fale com a nossa Equipe de Atendimento
  • E-MAIL

    Entre em contato com nossa equipe pelo 
  • WHATSAPP

    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso:
    (47) 99242-8886