Pós-graduação online "A prática do open dialogue na saúde mental"

Apresentação

Pós-graduação: A PRÁTICA DA ABORDAGEM OPEN DIALOGUE E PRÁTICAS DIALÓGICAS EM SAÚDE MENTAL.

O Open Dialogue visa criar um espaço seguro e livre de julgamento, onde os indivíduos e suas redes de apoio possam explorar seus pensamentos, sentimentos e experiências. Os terapeutas facilitam o diálogo, encorajando todos os participantes a ouvir e se expressar ativamente, levando a uma compreensão e conexão mais profundas. Essa abordagem tem sido usada para tratar uma variedade de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e psicose.

 O objetivo da abordagem Open Dialogue é capacitar os indivíduos e suas redes para desenvolver suas próprias soluções e promover mudanças significativas em suas vidas, ao invés de impor soluções desde fora.

O Open Dialogue é uma abordagem psicológica que enfatiza os princípios sistêmicos, colaborativos e orientados para a rede no tratamento da saúde mental e dos desafios psicossociais.

Existem várias razões pelas quais o Open Dialogue deve ser incluído na educação de nível de pós-graduação:

1. Prática baseada em evidências: Open Dialogue tem um corpo crescente de evidências empíricas que atestam sua eficácia no tratamento de uma série de desafios de saúde mental. Essas evidências sugerem que o Open Dialogue pode ser uma ferramenta valiosa para os profissionais de saúde mental terem em seu kit de ferramentas
2. Abordagem holística: o Open Dialogue adota uma abordagem holística em saúde mental que considera a pessoa como um todo, ao invés de focar apenas em sintomas ou diagnósticos. Essa perspectiva se alinha com as tendências atuais em saúde mental e possibilidades de tratamento comunitário que se concentram nos eventos e pessoas que impactam a vida das pessoas e no lugar de perguntar “o que há de errado com você”, pergunta “o que aconteceu com você”.
3. Colaboração interdisciplinar: o Open Dialogue requer colaboração entre vários profissionais, incluindo psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiras. Ensinar o Open Dialogue na pós-graduação pode encorajar a colaboração interdisciplinar e melhorar a coordenação no atendimento ao cliente.
4. Cuidado centrado na rede: o Open Dialogue coloca a pessoa e sua rede de apoio no centro do tratamento, reconhecendo suas experiências, perspectivas e necessidades únicas. Essa abordagem está de acordo com os padrões éticos atuais de cuidados em saúde mental, que enfatizam a importância de uma abordagem focada na rede e de cuidados informados pelo trauma e culturalmente sensíveis.

Em suma, o ensino do Open Dialogue na pós-graduação contribuiria para o desenvolvimento de abordagens baseadas em evidências, holísticas, interdisciplinares e centradas na rede para o tratamento em saúde mental.

Objetivos

Imagem black-november
Desenvolver habilidades interpessoais avançadas: os alunos aprenderão como se comunicar de maneira eficaz por meio da escuta ativa, empatia e inclusão, que são recursos importantes para a construções relacionamentos sólidos e para trabalhar de modo eficaz.
Imagem black-november
Aprimorar o pensamento crítico: os alunos aprenderão como considerar diferentes perspectivas e avaliar diferentes pontos de vista, levando a uma compreensão e conexão mais profunda.
Imagem black-november
Apoiar a colaboração: os alunos aprenderão como trabalhar efetivamente com os outros, encontrando soluções por meio da colaboração e da cooperação.
Imagem black-november
Promover diversidade e inclusão: Os alunos aprenderão como entender e apreciar melhor as diferentes perspectivas e culturas, valorizando a diversidade e a inclusão em suas vidas pessoais e profissionais.
Imagem black-november
Preparar os alunos para diversas áreas: o Open Dialogue pode ser aplicado em diversas áreas, como saúde, educação e resolução de conflitos. Ensinar o Open Dialogue no nível de pós-graduação permitirá que os alunos adquiram um valioso conjunto de habilidades que será relevante para as carreiras que escolherem.
Imagem black-november
Incentivar a auto-reflexão: o Open Dialogue oferece um espaço seguro para os indivíduos expressarem seus pensamentos e sentimentos, levando a uma autorreflexão mais profunda e ao crescimento pessoal.

Disciplinas e Cronograma
Aulas ao vivo,
aos sábados, das 08h00 às 11h00
Tradução consecutiva do Inglês para o Português 

Módulo 1: Teórico Conceitual

1)
Aula Inaugural e Dinâmica do Curso
6h - Aula em 03/06/2023
Ementa: Apresentação do curso e apresentação da turma.


2)
Saúde mental, cultura e subjetividade: processos históricos, desafios e alternativas atuais
6h - Daniel Goulart (UnB)
Aula em 10/06/2023
Ementa:
História da Loucura; a loucura como doença mental; modelo biomédico e patologização da vida: desdobramentos atuais; subjetividade, saúde mental e cultura: alternativas e desafios.


3)
Reformas Psiquiátricas Mundiais
6h - Rossana Seabra (UNESP)
Aula em 17/06/2023
Ementa: Crítica e transformação do saber, das instituições psiquiátricas e de suas formas de tratamento. Reformas psiquiátrica Inglaterra, França, Itália. Contextualização do conceito de desinstitucionalização.


4)
Bases conceituais da Reforma psiquiátrica brasileira
12h - Marcelo Kimati (UFPR)
Aulas em 24/06 e 01/07/2023
Ementa: movimento da reforma psiquiátrica, mudança de paradigma, novas relações do usuário no contexto da atenção em saúde mental de base comunitária “Portas Abertas”.


5)
Saúde mental e direitos humanos
6h - Olga Runciman (Dinamarca) e Paul Baker (Inglaterra)
Aula em 08/07/2023
Ementa: fundamentos dos direitos humanos; o que são direitos humanos; os direitos humanos no contexto da saúde mental.


6)
Introdução à abordagem Open Dialogue
12h - Olga Runciman (Dinamarca)  Aulas em 15/07 e 22/07/2023
Ementa: Introduzir a história da abordagem Open Dialogue; O Open Dialogue é uma abordagem terapêutica voltada para pessoas em crise de saúde mental que enfatiza a interação social e o diálogo.


7)
Princípios e valores fundamentais no cerne da prática Open Dialogue
12h - Marcelo Kimati (UFPR)
Aulas em 24/06 e 01/07/2023
Ementa: Os princípios e valores fundamentais no cerne do Open Dialogue.


8)
Discussão de casos e Avaliação
6h - Thiago Magela
Aula em 19/08/2023
Ementa: discussão de casos.

Módulo 2: Open Dialogue no Contexto da prática e da família

9)
Facilitando encontros de Open Dialogue
24h - Richard (Dinamarca)
Aulas em 26/08, 02/09, 09/09 e 16/09/2023
Ementa: Terapia Familiar Sistêmica e Open Dialogue; Como o Open Dialogue se inspirou em aspectos da Terapia Familiar Sistêmica; Origens e história; Co-terapia: como trabalhar em pares e como diferentes modelos de trabalho em conjunto podem funcionar;.


10)
12 elementos-chave para a prática em Open Dialogue
12h - Jaakko Seikkula (Finlândia)

Aulas em 23/09 e 30/09/2023
Ementa: desafios para facilitador(es); Como lidar com os medos que podem surgir;12 elementos-chave para a prática dialógica.


11)
A família de origem do terapeuta
30h -
Aulas em 07/10, 14/10, 21/10, 28/10 e 04/11/2023
Ementa: Dividir em pequenos grupos para discussão. Trabalhar com o contexto familiar do próprio facilitador e vivenciar as reflexões e diálogos dos demais facilitadores em grupos de no máximo 10 pessoas.


12)
Avaliação do módulo e seminário
6h - Thiago Magela
Aulas em 11/11/2023
Ementa: Discussão de casos.

Módulo 3: Variações dos Encontros Dialógicos

13)
OD com crianças e adolescentes
12h - Olga Runciman
Aulas em 18/11 e 25/11/2023
Ementa: discutir a saúde mental infantojuvenil; open dialogue na prática com criança e adolescente


14)
Encontros dialógicos em situações de crise
12h - Thiago Magela e Rossana Seabra
Aulas em 02/12 e 09/12/2023
Ementa: conceito de crise; diferentes tipos de crise; atenção a crise de uma forma dialógica.


15)
Práticas em processos reflexivos
18h - Mia (Finlândia)
Aula em 16/12, 20/01 e 27/01/2024
Ementa: O Diálogo Reflexivo é um componente-chave da estrutura do Diálogo Aberto e é usado em todo o processo de tratamento, desde o envolvimento inicial até o suporte e acompanhamento contínuo. Ao enfatizar a importância da reflexão e do diálogo, o Diálogo Reflexivo ajuda a criar uma abordagem colaborativa e empoderadora para o tratamento de saúde mental que promove a compreensão, o crescimento e a recuperação.


16)
A polifonia interna do facilitador
6h - Leonardo Duarte
Aula em 03/02/2024.
Ementa: o que é polifonia; quando ocorre a polifonia; como trabalhar para que não ocorra; a polifonia interna do facilitador;


17)
A medicação no contexto do Open Dialogue
12h - Deivisson Vianna (UFPR)
Aulas em 17/02 e 24/02/2024
Ementa: o papel mais crítico quanto as práticas clínicas, identificar na metodologia horizontal, grupal e direcionada para a escuta a valorização da voz dos usuários, uma experiência capaz de promover uma clínica mais flexível e propícia à construção conjunta de ações.


18)
Apresentação dos trabalhos dos alunos em pequenos grupos
6h - Priscilla Cordeiro
Aula em 02/03/2024.
Ementa: apresentação dos trabalhos dos alunos em pequenos grupos;

Módulo 4: Diversidade e supervisão

19)
Diferentes contextos de trabalho
12h - Collin (EUA) e Olga Runciman)
Aulas em 09/03 e 16/03/2024
Ementa: discutir como o open dialogue pode ser aplicado em diferentes contextos: saúde mental, assistência social e educação.


20)
Trabalho em contextos de pobreza, cultura negra, comunidade LGBTQ+
18h - Priscilla Cordeiro / Luciana Alelluia / Cláudio Mann
Aulas em 23/03, 06/04 e 13/04/2024
Ementa: fatores sociais, econômicos e culturais. A pobreza é um importante fator de risco para resultados ruins em saúde mental no Brasil, assim como em muitos outros países. A população negra no Brasil também enfrenta disparidades significativas em saúde mental. O racismo e a discriminação contra os negros no Brasil são generalizados e podem contribuir para resultados ruins em saúde mental. Da mesma forma, a comunidade LGBTQ+ no Brasil enfrenta desafios significativos em saúde mental devido à discriminação, estigma e violência.


21)
Open Dialogue no Brasil e na América Latina
18h - / Thiago Magela
Aulas em 20/04, 27/04, 04/05/2024
Ementa: Open Dialogue no contexto do Brasil. OD no SUS.


22)
Prática colaborativa baseada nos interesses dos alunos
6h - Leonardo Duart / Priscilla Cordeiro 
Aula em 11/05/2024
Ementa: desenvolvimento de práticas colaborativas


23)
Supervisão de casos práticos dos alunos e avaliação do módulo
30h
Aulas em 18/05, 25/05, 01/06, 08/06, 15/06/24
Ementa: Trabalho em grupo no qual cada facilitador trará uma gravação em vídeo de um de seus encontros dialógicos. Os participantes de cada grupo podem, então, refletir criticamente com base nos vídeos.

Módulo 5: Abordagens, sentidos e práticas do Open Dialogue

24) 
Variações na configuração dos facilitadores e participantes
12h - Jaakko Seikkula (Finlândia)
Aulas em 22/06 e 29/06/2024
Ementa: Variações da configuração de facilitadores e participantes. Reuniões individuais sem a presença da rede. Trabalhando sozinho como facilitador único.


25) 
A voz do usuário, uma visão do lado de dentro
6h - Thiago Magela
Aulas em 06/07/2024


26)
A prática do Open Dialogue em equipes
18h - Olga Runciman e Richard
Aulas em 13, 20 e 27/07/2024
Ementa: Aspectos do trabalho em equipe; A prática do Open Dialogue em equipe; Como convidar profissionais externos para uma reunião de rede; A integração de outros modelos ao processo dialógico.


27) 
Open Dialogue no seu ambiente de trabalho e finalização dos trabalhos finais dos alunos
6h
Aula em 03/08/2024
Ementa:Conclusão do curso e elaboração dos trabalhos escolhidos pelos alunos.


28)
Apresentação dos trabalhos
6h - Aula em 10/08/2024
Ementa: Apresentação dos trabalhos dos alunos em pequenos grupos.

Corpo Docente

Título do Vídeo
Cláudio Mann / Coordenador
Título do Vídeo
Olga Runciman / Dinamarca
Título do Vídeo
Jaakko Seikkula / Finlândia
Título do Vídeo
Mia Kurtti / Finlândia
Título do Vídeo
Leonardo Duart
Título do Vídeo
Rossana Seabra

Metodologia

Aulas Interativas
As aulas serão interativas com discussões, debates, filmes, documentários, textos, oferecendo um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que promovam um pensar crítico no âmbito da saúde mental.
Área do Aluno
Ao entrar no curso, você terá acesso a área do aluno, um portal que tem como objetivo auxiliar seu processo de estudo e aprendizagem.
Conteúdo 100% Online
Aulas ao vivo aos sábados das 08h00 ás 11h00. Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos e slides. Materiais das aulas e materiais complementares.
Supervisões de atendimente e discussão de planos terapêuticos

A supervisões serão encontros online realizados em um período de 3 horas em cada um. Os alunos que desejarem discutir casos deverão encaminhar previamente e fazer uma pequena apresentação para todos os participantes. Será criado um plano terapêutico após discussão, que será acompanhado nos encontros subsequentes.

Total de 5 encontros no decorrer do curso.

FREQUÊNCIA

No mínimo, 75% de frequência nas aulas ao vivo ou assistir as aulas gravadas.

AVALIAÇÃO

  • No final de cada bloco de disciplinas, o aluno será avaliado através da realização dos Seminários;
  • Trabalho de Conclusão do Curso - no final do último bloco, sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará um Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

Perfil do Público Alvo

Profissionais e gestores que atuam na área da saúde, saúde mental, atenção básica e atenção psicossocial e profissionais que atuam indiretamente na área ou que tenham interesse na área.
image
Certificação
A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 375 horas ao final da formação.



Investimento



R$ 7.200,00
24x R$ 300,00*

Pagamento via boleto bancário
Duração do curso: 15 meses
Carga horária: 375 horas
Início das aulas: 03 de junho de 2023





Ficou interessado em fazer parte da pós-graduação online em Open Dialogue na Saúde Mental?

Aqui nesta página, você preenche o formulário para aplicação na Pós-graduação.  A consultora do processo seletivo vai entrar em contato para dar  o andamento ao seu processo seletivo. Fique atento ao seu telefone e revise, se as informações estão corretas para a aplicação.

APLICAR PARA PÓS-GRADUAÇÃO

Perguntas Frequentes

A Pós-graduação ONLINE: "Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil: Interlocuções no Território" é reconhecido pelo MEC?

Sim, A Pós-Graduação é uma parceria do Cenat e da Faculdade Censupeg. A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 375 horas ao final da formação. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso. O cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Cenat é certificado pela Faculdade Censupeg, que é responsável pela Direção Acadêmica do curso.

Pode iniciar a Pós-graduação antes terminar graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, uma pós pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, fica claro que não é possível cursar uma especialização antes de terminar a faculdade.

Quem pode fazer uma Pós-Graduação?

De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduaçãopodem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.

O que é uma Pós-Graduação?

Essa pergunta é muito comum. Uma Pós-Graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado.

A Diferença entre Pos-Graduação Lato senso e Stricto sensu

A Especialização é um tipo de Pós-Graduação, conhecida como lato sensu, cujo foco é trazer conhecimentos avançados para o aluno, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. A Pós-Graduação ainda abriga as possibilidades de Mestrado e Doutorado, que são cursos stricto sensu, ou seja, têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos através de pesquisas acadêmicas. A Pós-Graduação lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, como, por exemplo, as Especializações e os MBAs. Já os cursos stricto sensu são destinados aos programas de Mestrado e Doutorado, atuando, portanto, na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que vão contribuir para o campo de estudo e dando aos alunos um título de Mestre ou Doutor.  

Preciso fazer TCC?

A avaliação de conteúdo será feita no final de cada bloco em atividades reflexivas. No final do último bloco será realizada a avaliação final, que será a construção de um projeto terapêutico singular, não sendo portanto necessário realizar um TCC.

1.Participação nas aulas;
2.Participação nos seminários;
3. No final de cada bloco de disciplinas, será avaliado o aluno pelas atividades reflexivas;
4. Atividade - no final do último bloco sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

Quanto tempo dura?

A Especialização em Saúde Mental tem a duração de 375 horas, o que corresponde a 15 meses de estudos, sendo dividido em 5 eixos diferentes.

Qual é o título de quem faz especialização?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista. Especialista em Open Dialogue e Práticas Dialógicas em saúde mental.

Contato

  • Atendimento por email
    Entre em contato com nossa equipe pelo
    e-mail: isabelaoliveira@cenatcursos.com.br
  • Atendimento por WhatsApp
    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso: (14) 99834-2075
  • Ainda tem alguma dúvida?
    Fale com a nossa Consultora Isabela