Pensando na importância do alinhamento entre a atenção psicossocial e a clínica da saúde mental na atenção primária (APS), planejamos está oficina para trabalhadores da saúde e estudantes que atuem ou tem interesse no tema. Ainda são muitos os desafios a serem enfrentados no que diz respeito a uma efetiva mudança nas práticas de atenção, assim como precisamos avançar na incorporação das práticas de atenção psicossocial no cuidado a usuários de álcool e outras drogas
Apenas a mudança de arranjos estruturais do tipo de serviços que prestam assistência em saúde mental, não é suficiente para mudar as práticas de saúde. Por isso, necessita-se aprofundar a formação, agregando a ela a discussão sobre organização o processo de trabalho e incluído tecnologias fortalecedoras desta rede de cuidados e da saúde mental no acolhimento usuários de álcool e outras drogas.
Nos tempos de deterioração recente no cuidado usuários de álcool e outras drogas, muitos dos espaços reflexivos, de reunião de equipe, onde o planejamento da clínica ocorria se perderam. Por isso, essa oficina trabalhará como ferramenta guia a construção e planejamento da gestão da clínica a partir de casos e situações problemas. Desta forma, trabalharemos com a práxis que conjuga uma formação teórica com a reflexão da prática voltada ao campo da saúde mental comunitária e territorial. Almejamos inspirar nos participantes a importância de espaços perenes coletivos onde a clínica seja refletida, planejada e direcionada para o cuidado centrado na pessoa.
• Identificar, planejar, organizar ações de gestão da clínica e de clínica ampliada voltadas para o cuidado usuários de álcool e outras drogas.
• Elaborar projetos terapêuticos a partir da reflexão do cuidado centrado na pessoa, em liberdade e relacionado com o seu território.
DATA E ONDE VAI OCORRER:
Online: Via plataforma online DoityPlay
Data: 31/08/2024
Horário: 8h30 - 17h00