O Simpósio

Histórico e Atual
  • O 13º Congresso Mundial dos Ouvidores de Vozes  em Porto Alegre/RS pela primeira vez o Congresso vai ocorrer na América Latina. A cada ano, com o apoio da Intervoice, uma rede ou organização nacional diferente organiza um Congresso Mundial de Ouvintes de Vozes. 

    Esses congressos são uma ótima oportunidade para reunir pessoas que ouvem vozes, familiares, apoiadores, profissionais de saúde mental, pesquisadores, acadêmicos e outros aliados para pensar, compartilhar, aprender e se conectar.

    O Congresso Mundial do Ouvidores de Vozes é um momento para nos reunir pessoas  de todo mundo: aqueles que ouvem vozes e experimentam outros fenômenos incomuns, bem como aqueles que desejam aprender conosco e aqueles com quem escolhemos nos aliar. 

    É um espaço para se conectar, ganhar força, compartilhar conhecimento e empurrar e esticar os limites do nosso entendimento. Juntos, não estamos sozinhos.

    Conheça os congressos Anteriores: https://www.intervoiceonline.org/congress

Eixos Temáticos


  • 1. Abordagens inspiradoras: como podemos mudar a relação com as vozes? Como conviver melhor com elas apesar da persistência das vozes? 

    2. Quais são as abordagens não opressivas e inspiradoras que podem nos levar adiante em termos de inclusão social?

    3. Diversidade, direitos e alternativas: Ouvir vozes é por si só um fenômeno humano tão diversificado quanto a natureza humana pode ser.  Qual é o lugar dado às abordagens alternativas e como sustentamos seu desenvolvimento e sua acessibilidade;

    4. Qual é o lugar dado às abordagens alternativas e como sustentamos seu desenvolvimento e sua acessibilidade;;

    5. A formação do movimento do ouvidores de vozes no Brasil;

    6. Empoderamento de ouvidores e da rede: como combater os preconceitos relacionados ao fenômeno da audição de vozes? Como podemos apoiar o pleno crescimento da rede internacional de audição de voz e nos conectar com outras redes sociais?;

    7. Como podemos apoiar o pleno crescimento da rede internacional de ouvidores de vozes e nos conectar com outras redes sociais?

    8. Desenvolvimento de pesquisas na perspectiva dos ouvidores de vozes;

    9. A arte como forma de expressão das vozes;

    10. O movimento no debate  sobre violência, gênero, raça e exclusão social.