pós-graduação online: boas práticas no cuidado à pessoa em crise em saúde mental no território

Apresentação

A pós-graduação em crise está voltada para refletir e relacionar os princípios norteadores do cuidado às pessoas em situações de crise e urgência e sua implicação com o processo de trabalho individual e em equipe. A atenção à crise sob a perspectiva psicossocial busca trazer novos dispositivos de cuidado que superem as práticas manicomiais e que compreendam a crise para além do silenciamento dos sintomas e do isolamento do indivíduo.

A crise é um dos fenômenos de maior dimensão na saúde mental, por estar carregada do modelo social de normalidade, causando um grande sofrimento no indivíduo que vivencia e em todos que compartilham. Esta análise nos permite avaliar a importância de modelos de abordagem a “crise”, que resgatem o olhar na existência e no sofrimento da pessoa, outro saber, sem estar centrado no paradigma doença-cura.

Deve-se rever o papel dos serviços, no qual é fundamental promover: inclusão social, cidadania e autonomia, onde o usuário é protagonista de seu cuidado, desenvolvendo habilidades de enfrentamento, redução de crises futuras e diminuição de medicamentos, mantendo a sua singularidade. A atenção à crise está associada principalmente à oferta de uma atenção longitudinal nos contextos de vida das pessoas um cuidado comunitário em rede, voltado para que o indivíduo resgate sua vida por inteiro.

Desta forma é fundamental uma formação teórica e prática voltada para Atenção à crise no campo da saúde mental comunitária, possibilitando ao aluno identificar, planejar, organizar e executar ações e projetos ampliados, a partir de um trabalho flexível, competente e proativo, ancorado no paradigma da desinstitucionalização e no modelo Psicossocial.

Objetivos

Imagem black-november
Proporcionar uma análise crítica do percurso das práticas psiquiátricas ao longo da história no tratamento a crise




Imagem black-november
Possibilitar ao aluno conhecimento, para que possa implementar práticas de novos paradigmas como resposta de um cuidado em liberdade a pessoa em crise

Imagem black-november
Trabalhar com referencial teórico-prático embasado no cuidado em novas abordagens





Imagem black-november
Identificar, planejar, organizar ações e projetos, pautados em uma saúde mental comunitária em consonância com as diretrizes da atual política pública de saúde mental no SUS

Conheça mais


Assista o vídeo sobre a Pós-Graduação
contando mais detalhes sobre o programa:


Video youtube erico rochayoutube_stream_video


Disciplinas e Cronograma - 
Aulas ao vivo sábado das 9h00 - 12h00

Teórico Conceitual - 48h

1)
Do Modelo Asilar às Reformas Psiquiátricas
8h - Daniel Goulart
Aula em 04/05/2024
Ementa: Institucionalização: o nascimento do manicômio; diversos tipos de tratamento; Higienismo; Tratamento moral; Aprisionamento; Contenção física; Lobotomia; eletrochoque.

2)
Movimentos mundiais da reforma psiquiátrica
12h - Rossana Seabra
Aulas em 11/05/2024
Ementa: Crítica e transformação do saber, das instituições psiquiátricas e de suas formas de tratamento. Reformas psiquiátricas Inglaterra, França, Itália, Brasil. Contextualização do conceito de desinstitucionalização.

3)
Saúde coletiva e Atenção primária no cuidado à crise
10h - Deivisson Vianna
Aulas em 18/05/2024
Ementa: Conceito de saúde coletiva, Inclusão das ações no cuidado a crise na atenção básica; como Organizar as Ações de Apoio Matricial; responsabilidades compartilhadas entre as Equipes Matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica.

4)
Organização e articulação da Rede de Atenção Psicossocial, para o acolhimento psiquiátrico em prontos-socorros hospitalares, unidades de pronto-atendimento e serviços de atendimento móvel de urgência
12h - Marcelo Kimati
Aula em 25/05/2024 e 08/06/2024
Ementa: Analisar a potência e as fragilidades dos serviços Portas de entrada para pessoa em crise. Conceituar os serviços que se encontram para sustentar o acolhimento da crise no território e quais os possíveis caminhos na direção de um cuidado em liberdade. Exemplificar ações de Boas práticas na rede de cuidado a crise, tecendo práticas inclusivas.

5)
Dimensão coletiva da crise
6h - Rossana Seabra
Aulas em 15/06/2024
Ementa: construção histórica do conceito de crise em psiquiatria; origem e paradoxo da palavra crise; sentidos da crise; Elementos conceituais do paradigma saúde-doença; dimensão coletiva da crise.

6)
Epidemiologia da crise, Novos desafios para o século XXI
6h - Marcelo Kimati
Aulas em 22/06/2024
Ementa: caracterização do perfil epidemiológico da crise psiquiátrica, análise holística de acordo OMS.

7)
Tipos de crise e urgência em saúde mental
6h
Aulas em 26/06/2024
Ementa: conceitualizar tipos de crise. O que é urgência na crise. Análise crítica das formas de contenção. Exemplificar com casos e vídeo.

8)
SEMINÁRIO AVALIATIVO
6h
Aula em 06/07/2024

Crise e urgência na concepção da atenção psicossocial - 80h 

9)
Primeiras crises
12h - Ileno Izídio
Aulas em 13/07 e 20/07/2024
Ementa: contextualização de primeiras crises; indicadores prodrômicos; marco de mudança; histórico da pessoa e seu sofrimento psíquico; dinâmicas familiares – Estudo de caso.

10)
Pessoa em crise em situações específicas
12h - Thiago Magela
Aulas em 27/07 e 03/08/2024
Ementa: agitação psicomotora, comportamento desorganizado e risco de agressividade; quadros confusionais, psico-orgânicos; Depressão, crise de ansiedade e angústia – Casos clínicos e Acionamento de outros recursos da rede de saúde.

11)
Situação de crise
8h
Aula em 10/08/2024
Ementa: analisar os diversos aspectos do que é uma crise psíquica grave. Contextualizar a crise atual da pessoa em sofrimento psíquico grave, situação familiar; social e econômica, saúde física, situação de vida.

12)
Avaliação do contexto
12h - Deivisson Vianna
Aulas em 17/08 e 24/08/2024
Ementa: identificar condições clínicas e funções psíquicas do indivíduo, as vulnerabilidades físicas e econômicas, potencialidades. Avaliar situações de risco. Ilustrar com texto, vídeo e casos clínicos. Oficina estratégias avaliação contexto.

13)
Prevenção ao suicídio, ideação suicida
20h - Dione Menz
Aulas em 31/08/2024 e 14/09/2024
Ementa: avaliar, identificar as condições clínicas e psíquicas do indivíduo, a vulnerabilidade, potencialidades e situações de risco. Abordar autoagressão.

14)
Discutindo o papel do diagnóstico no cuidado em saúde mental
8h - Claudio Mann
Aula em 21/09/2024
Ementa: debater o uso das classificações diagnósticas em saúde mental, como modelo nosográfico vigente no CID-10 e DSM-5. Diagnóstico e as possíveis consequências na produção de vida do usuário. Papel do diagnóstico na clínica ampliada.

15) Uso de Psicotrópicos como contenção a crise um zparadoxo no cuidado em liberdade
12h - Sabrina Stefanello
Aulas em 28/09 e 05/10/2024
Ementa: o papel crítico quanto às práticas clínicas, identificar na metodologia horizontal, grupal e direcionada para a escuta a valorização da voz dos usuários, uma experiência capaz de promover uma clínica mais flexível e propícia à construção conjunta de ações. Gestão autônoma da medicação (GAM).

16)
Seminário avaliativo
6h
Aulas dia 19/10/2024

O cuidado e o manejo a pessoa em crise – 57h

17)
Vulnerabilidade psicológica e social da criança e adolescente
10h - Flávia Blinkstein
Aulas em 26/10/2024
Ementa: analisar a partir exemplos de casos os momentos críticos, nos quais podem ser geradores de fragilidades ou potencialidades no processo da crise. Observar as condições que podem ser a causa de adoecimento psíquico da criança e adolescentes.

18)
A crise no uso de substâncias na infância e adolescência e ações Intersetoriais
12h - Daniela Schneider
Aulas em 09/11/2024
Ementa: serviços e ações de cuidado as crianças e adolescentes com problemas relacionados ao uso de substâncias; exemplificar com experiências exitosas.

19)
Controle social sobre o uso de drogas e a Política Nacional
12h - Marcelo Kimati e Myro Rolim
Aulas em 23/11 e 30/11/2024
Ementa: crise relacionada ao uso de Substâncias Psicoativas; novos e antigos dilemas impulsionados pela “epidemia” de Crack, setores políticos tradicionais (Comunidades terapêuticas); Serviços de atenção psicossocial; Abordagem redução de danos; Novas abordagens.

20)
Populações vulneráveis e a crise psíquica grave
15h - Helena Cortes e Luciana Alelluia
Aulas em 07/12 e 14/12/2024
Ementa: racismo, gênero LGBTQIAPN+, promoção de equidade. Olhar holístico sob a crise.

21)
Pessoa Idosa e a Crise psíquica grave
6h - Ludgleydson Araújo
Aulas em 18/01/2025
Ementa: concepção de envelhecimento na sociedade moderna, prevenção e promoção da saúde mental, autonomia, reconhecimento da crise psíquica grave.

22)
Seminário avaliativo
8h - Claudio Mann
Aula em 25/01/2025

Estratégias de cuidado no enfrentamento à crise e ações intersetoriais - 70h

23)
O Papel da Equipe: Preparação para cuidado (Cuidando de si)
8h - Priscilla Cordeiro
Aulas em 01/02/2025
Ementa: refletir e analisar disponibilidade para acolher; escuta qualificada, enfrentando medos, inseguranças e angústias.

24)
Serviços Territoriais
8h - Thiago Magela
Aulas em 08/02/2025
Ementa: papel do CAPS, como recursos potenciais que permitem a sustentação das situações de crise em seus locais de vida e em sua rede de relações, possibilitando, assim, que o usuário possa atravessar essa experiência preservando sua continuidade existencial e histórica.

25)
Oficina: Equipe de crise. Modelo de suporte terapêutico domiciliar comunitário. A crise tempo e lugar
12h - Rossana Seabra
Aulas em 15/02 e 22/02/2025
Ementa: modelos internacionais; princípios do modelo de intervenção domiciliar e às vinte horas iniciais da crise; formação continuada; composição da equipe; gestão; estratégias; articulação com as Redes, critérios para equipe de crise atuar. Promover com os alunos simulações de casos atuando como equipe de crise.

26)
Redes pessoais significativas como instrumento de intervenção psicológica no contexto comunitário
6h - Carmen Leontina Ojeda Ocampo More
Aula em 15/03/2025
Ementa: redes sociais e suas interfaces e práxis comunitária.

27)
Acolhimento e práticas dialógicas
8h - Priscilla Cordeiro
Aulas em 22/03/2025
Ementa: acolhimento e suas formas organizativas, princípios da clínica centrada na pessoa e a escuta ampliada, experiências exitosas.

28)
Papel da família na intervenção à crise
12h - Carla
Aulas em 29/03 e 05/04/2025
Ementa: abordar a sobrecarga e as dificuldades encontradas pelas famílias no cuidado, o impacto causado pelo sofrimento psíquico na família, redes de apoio e o suporte aos familiares. Oficina: estratégias práticas no trabalho com a família e o protagonismo da pessoa em sofrimento psíquico no contexto familiar.

29)
Ouvidores de vozes
18h - Clarissa Webster
Aulas em 12/04/2025
Ementa: abordar a relação que o ouvidor de voz estabelece com suas vozes e as estratégias que estes utilizam no enfrentamento desta experiência; formação de grupos de ouvidores no território e no CAPS.

30)
Seminário avaliativo - Abordagens de situações de crise em diferentes espaços considerando os princípios norteadores: acolhimento, autonomia, garantia de direitos, cuidado pactuado, mediação de conflitos. Experiências exitosas no cuidado a crise.
6h
Aula em 26/04/2025

Produção de Vida – 59h

32) 
Recovery
8h - Paul Baker
Aulas em 03/05/2025
Ementa: princípios de recovery; desenvolvimento de serviços baseados no Recovery- Relato: Vivendo após um diagnóstico: do sofrimento à superação.

33) 
Espaços dialógicos: Os desafios para Diálogos Abertos e Práticas Dialógicas
18h - Olga Runciman
Aulas em  10/05 e 17/05/2025
Ementa: conhecer as Práticas dialógicas da vida cotidiana, cinco dimensões - física, temporal, social, mental e discursiva e junta forma um espaço dialógico; entrevista dialógica.

34)
Práticas integrativas e complementares na atenção a crise 
15h - Milene Zanoni
Aulas em 24/05/2025 e 31/05/2025
Ementa: música como intervenção terapêutica, recursos espiritualidade, Terapia comunitária integrativa.

35)
OFICINA: Projeto Terapêutico e seus princípios norteadores de Boas Práticas - ESTUDO DE CASO 
12h - Thiago Magela
Aulas em 07/06/2025 e 14/06/2025

33)
Seminário Avaliativo
6h - Olga Runciman
Aulas em 28/06/2025

Corpo Docente

Título do Vídeo
OLGA RUNCIMAN - DINAMARCA
Título do Vídeo
PAUL BAKER - INGLATERRA
Título do Vídeo
DEIVISSON VIANA

Metodologia

Aulas Interativas
As aulas serão interativas com discussões, debates, filmes, documentários, textos, oferecendo um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que promovam um pensar crítico no âmbito da saúde mental infantojuvenil.
Área do Aluno
Ao entrar no curso, você terá acesso a área do aluno, um portal que tem como objetivo auxiliar seu processo de estudo e aprendizagem.
Tutor
O aluno vai ter o acompanhamento de um tutor durante o curso, que possibilitará a troca, a construção e a produção de saberes entre os alunos do curso.
Conteúdo 100% Online
Aulas ao vivo aos sábados das 9h00 ás 12h00. Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos e slides. Materiais das aulas e materiais complementares.
Desenvolver ações e projetos
Ao concluir o curso espera-se que os alunes possam planejar, organizar e executar ações de cuidado e projetos, seguindo os princípios da OMS de uma saúde mental comunitária (2021)
Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo, o que possibilita interação com professores e entre os alunos. Durante as aulas, ocorrerão atividades de reflexão e discussão de casos práticos.

Carga horária: 362 horas

As aulas vão ocorrer ao vivo aos sábados das 9h00 às 12h00. Aulas com professores internacionais serão traduzidas.

Perfil do Público Alvo

Profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial, profissionais da educação, e profissionais graduados que trabalhem indiretamente com ou tenham interesse nesse campo.
image
Certificação
A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 362 horas ao final da formação.


Investimento


R$ 5.840,00
20x R$ 292,00*

Pagamento via boleto bancário
Duração do curso: 14 meses
Carga horária: 362 horas
Início das aulas: 18/05/2024


* Valor referente ao desconto de 6% no valor da mensalidade para pagamento na data. O desconto pontualidade visa estimular o acadêmico ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento.





Ficou interessado em fazer parte da Pós-Graduação em Boas Práticas no Cuidado à Pesoa em Crise em Saúde Mental no Território?

FAÇA SUA APLICAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Perguntas Frequentes

A Pós-graduação ONLINE: "Cuidado à crise no território" é reconhecido pelo MEC?

Sim, A Pós-Graduação é uma parceria do Cenat e da Faculdade Censupeg. A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 372 horas ao final da formação. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso. O cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Cenat é certificado pela Faculdade Censupeg, que é responsável pela Direção Acadêmica do curso.

Pode iniciar a Pós-graduação antes terminar graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, uma pós pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, fica claro que não é possível cursar uma especialização antes de terminar a faculdade.

Quem pode fazer uma Pós-Graduação?

De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduaçãopodem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.

O que é uma Pós-Graduação?

Essa pergunta é muito comum. Uma Pós-Graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado.

A Diferença entre Pos-Graduação Lato senso e Stricto sensu

A Especialização é um tipo de Pós-Graduação, conhecida como lato sensu, cujo foco é trazer conhecimentos avançados para o aluno, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. A Pós-Graduação ainda abriga as possibilidades de Mestrado e Doutorado, que são cursos stricto sensu, ou seja, têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos através de pesquisas acadêmicas. A Pós-Graduação lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, como, por exemplo, as Especializações e os MBAs. Já os cursos stricto sensu são destinados aos programas de Mestrado e Doutorado, atuando, portanto, na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que vão contribuir para o campo de estudo e dando aos alunos um título de Mestre ou Doutor.  

Preciso fazer TCC?

A avaliação de conteúdo será feita no final de cada bloco em atividades reflexivas. No final do último bloco será realizada a avaliação final, que será a construção de um projeto terapêutico singular, não sendo portanto necessário realizar um TCC.

1.Participação nas aulas;
2.Participação nos seminários;
3. No final de cada bloco de disciplinas, será avaliado o aluno pelas atividades reflexivas;
4. Atividade - no final do último bloco sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

Quanto tempo dura?

A Especialização em Saúde Mental tem a duração de 362 horas, o que corresponde a 14 meses de estudos, sendo dividido em 5 eixos diferentes.

Qual é o título de quem faz especialização?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Contato

  • Atendimento por e-mail
    Entre em contato com nossa equipe pelo
    e-mail: processoseletivo@cenatcursos.com.br
  • Atendimento por WhatsApp
    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso: (12) 99185-1221
  • Ainda tem alguma dúvida?
    Fale com a nossa Consultora do Processo Seletivo - Victoria Rodrigues