APRESENTAÇÃO

A Reforma Psiquiátrica brasileira propôs o investimento em novas práticas, não mais hospitalocêntricas, qualificando a atenção como psicossocial e redefinindo o sentido de saúde na fronteira entre o individual e o coletivo, impondo a integração dos modelos de atenção e de gestão das práticas de saúde nos diversos níveis.
Instituiu-se, no período de 1994 a 2014, uma nova política de saúde mental, que teve como principal diretriz a territorialização da atenção e o investimento em serviços e estratégias comunitárias de cuidado.
 
No campo da gestão e planejamento dos serviços, tivemos um desenvolvimento desigual. Muitos serviços copiaram praticas gerencialistas e produtivistas mais próximas do fordismo ou toytismo que dialogam pouco com os princípios da reforma psiquiátrica, sendo que estes últimos sempre miraram práticas democráticas e participativas. Por outro lado, tivemos serviços que se formaram nos princípios da clínica ampliada da antiga Política Nacional de Humanização brasileira. Fomentaram espaços participativos de cogestão, Assembleias de usuários, projetos terapêuticos singulares e a clínica centrada na pessoa e no território, conceitos estes mais consoantes com os princípios da própria reforma psiquiátrica.

Este curso visa retomar e abordar o clássico composto da gestão-planejamento e avaliação a partir dos paradigmas da clínica ampliada do sanitarista brasileiro Gastão Wagner e dos paradigmas da Atenção Psicossocial oriundos da Reforma Psiquiátrica brasileira. O planejamento em saúde subsidia o trabalho das equipes de saúde para resolver os principais problemas da comunidade. As equipes de saúde que utilizam o planejamento como ferramenta de trabalho têm maiores chances de desenvolver um trabalho mais resolutivo. Mas se este planejamento é realizado nos moldes participativos e calcados em princípios como o cuidado centrado nas histórias das pessoas e de forma conjunta com elas, reforça-se o apoio à autonomia própria da atenção psicossocial.

Não adianta apenas termos a intenção de desmedicalizar, de olhar para o sujeito fora das molduras diagnósticas e de querer ampliar a clínica. O saber individual de novas abordagens em saúde mental esbarra nas lógicas organizacionais que muitas vezes não são próprias para fertiliza-las. Por isso, necessita-se aprofundar a formação, agregando a ela a discussão sobre organização do processo de trabalho e incluindo tecnologias fortalecedoras desta rede e do cuidado em saúde mental em liberdade.

Desta forma é fundamental uma formação teórica e prática voltada boas práticas no campo da saúde mental comunitária e territorial que tenha na democracia institucional e na gestão participativa o seu norte de atuação.
Por isso, construímos um curso que possibilita ao aluno identificar, planejar, organizar e executar ações e projetos no âmbito da saúde mental, a partir dos paradigmas da atenção psicossocial centrada na pessoa e com forte articulação e leitura do território de cada cidadão. O tripé da gestão-planejamento-avaliação necessita conversar com os paradigmas da Atenção Psicossocial. Afinal as diversas reformas psiquiátricas ao redor do mundo tinham como base a luta por liberdade e a busca por autonomia daqueles com algum sofrimento mental.


OBJETIVOS

Compreender os diferentes fundamentos que calcam diversos paradigmas de planejamento e avaliação no âmbito da saúde mental;
_________
Identificar modelos de atenção e de gestão em saúde no SUS no campo da saúde mental;





_________
Identificar e organizar arranjos institucionais e dispositivos organizacionais com o foco no território na atenção psicossocial;





_________
Identificar, planejar, organizar ações de gestão da clínica e de clínica ampliada voltadas para atenção psicossocial.


_________
CONHEÇA MAIS

Assista o vídeo do Coordenador Thiago Magela contando sobre a Pós-Graduação

Disciplinas e Cronograma
Aulas online e ao vivo, às terças-feiras, de 19h00 às 22h00.
As aulas começam no dia 12/08/2025.

Eixo 1 - Fundamentos de Planejamento e Gestão no campo da atenção psicossocial 

0) Encontro Inaugural
12/08/2025
Ms. Thiago Magela Ramos
Ementa: Apresentação do curso, apresentação do conteúdo, apresentação plano pedagógico, apresentação da bibliografia, discussão sobre os seminários, avaliação e supervisão

1) Princípios de Planejamento e Gestão em diálogo com a Clínica Ampliada
19/08/2025
Esp. Milene Ramalho de Lima
Ementa: A clínica ampliada. Gestão da clínica: genograma, ecomapa, acolhimento, adscrição de clientela, longitudinalidade, Equipe de referência. Princípios de planejamento e logicas de atenção. Analise crítica dos planejamentos centralizados e participativos

2) O Diálogo entre Democracia Institucional e Reforma Psiquiátrica
26/08/2025 e 02/09/2025
Ementa:  Histórico da reforma psiquiátrica. Novas relações do usuário no contexto da atenção em saúde mental de base comunitária “Portas Abertas”. Atenção Psicossocial e o cuidado em liberdade. A contrarreforma atual. Princípios da democracia Institucional e identificando aspectos totais das instituições.

3) Fundamentos históricos da avaliação em Saúde
09/09/2025
Dra. Edna Mara Mendonça
Ementa: Conceitos de avaliação. Modelos e ferramentas de avaliação em saúde. Institucionalização da avaliação em saúde: processos contínuos de monitoramento, controle e avaliação dos processos. Abordagens e atributos em avaliação. Modelos lógicos e Avaliabilidade. Técnicas de consenso.

4) Bases conceituais da Atenção Psicossocial
16/09/2025
Ms. Cassiano Robert
Ementa: Clinica centrada na Pessoa. Cogestão do cuidado. Atenção e estratégia em redes. Saúde mental comunitária: acolhimento, autonomia, garantias de direitos, cuidado pactuado, mediação de conflitos em um espaço dialógico, Território. Diagnósticos ampliados e críticos ao modelo hierárquico categorial psiquiátrico. As diversas clínicas que compõe o paradigma da Atenção Psicossocial.

5) O papel do gestor em saúde mental
23/09/2025
Dr. Bruno Emerich
Ementa: Administração dos recursos humanos, financeiros, sanitários e logísticos de um estabelecimento de saúde mental; competências técnicas, humanas e gerencias do gestor em saúde mental; postura de liderança do gestor em saúde mental; funções e objetivos do gestor em saúde mental.

6) Seminário participativo e avaliação
30/09/2025
Ms. Thiago Magela Ramos 
Ementa: Processo avaliativo realizado em duas etapas: 1º - orientação quanto ao método avaliativo e explicação da tarefa. 2º - apresentação do seminário avaliativo.

Eixo 2 - Planejamento do cuidado e Gestão da Clínica

7) Elementos que compõem a Gestão da Clínica na Atenção Psicossocial
07/10/2025 e 14/10/2025
Esp. Milene Ramalho de Lima
Ementa: Analise epistemológica dos diagnósticos psiquiátricos, construção de atributos diagnósticos ligados ao território. Elencar e debater arranjos organizacionais como a organização dos espaços coletivos: assembleias e reuniões de planejamento. Acolhimento multiprofissional em saúde, princípio da cogestão da clínica.

8)  O Território e articulação do cuidado em Rede (intra e intersetorial, considerando prefeituras, políticos, Ministério da Saúde, etc..)
21/10/2025 e 28/10/2025
EmentaRedes de atenção, organização territorial e conceitual da RAPS, redes quentes e redes frias, organização e planejamento do cuidado em rede. Intra e intersetorialidade, considerando o diálogo com gestores de nível central (prefeitura, Diretorias Estaduais de Saúde Mental, Ministério da Saúde), classe política, etc.., seja através de indicadores ou de avaliações dos serviços.

9) O trabalho e gestão colaborativa, interprofissional e matricial na Rede
04/11/2025 e 11/11/2025
Dr. Bruno Emerich
Ementa: Trans, inter e multiprofissionalidade. Princípios da cogestão de processos e de pessoas. Organização das Ações de Apoio Matricial; responsabilidades compartilhadas entre as Equipes Matriciais de Saúde Mental; Atenção conjunta e compartilhada. A clínica como guia para formação de equipes.


10) Projeto Terapêutico Singular e o cuidado de casos graves
18/11/2025 e 25/11/2025
Dra. Edna Mara Mendonça
Ementa: Elementos para construção de projetos terapêuticos singulares. Planejamento de ações individuais e coletivas em saúde mental. A equipe de referência e a formação de vinculo em saúde. Ferramentas de cuidado no território e a atenção domiciliar

11) Compliance em saúde mental
02/12/2025
Ms.Thiago Magela Ramos
Ementa: Conhecer e aprender procedimentos de compliance. Missão, visão e valores dos dispositivos da RAPS. Qualificar o gestor da saúde mental com conhecimentos em compliance em saúde para que atuem preventivamente e, assim, reduzir e/ou minimizar: riscos; eventos que causem prejuízo aos usuários; processos indenizatórios às instituições de saúde e aos profissionais.

12) Elaboração de projetos financiados e projetos de serviços e estratégias em saúde mental
09/12/2025
Elaboração de projetos financiados e projetos de serviços e estratégias em saúde mental
EmentaPrincípios para a construção de projetos no campo da saúde mental. Planejamento e escrita de projetos com o foco nos direitos humanos.

13) Princípios Básicos da Economia em Saúde
03/02/2026 e 10/02/2026
Ementa: Fundamentos em Economia da Saúde; Financiamento e gasto em saúde; Gestão dos recursos do SUS; Gestão de custos; Análise Econômica em Saúde e modelos para Avaliação Econômica.

14) Avaliação do módulo e seminário
24/02/2026
Ementa: Processo avaliativo realizado em duas etapas: 1º - orientação quanto ao método avaliativo e explicação da tarefa. 2º - apresentação do seminário avaliativo.

Eixo 3 - Avaliação da Clínica e dos Serviços com foco Psicossocial

15) Avaliação de Equipes no paradigma -participativo
03/03/2026 e 10/03/2026
Ms.Rodrigo Presotto
Ementa: Histórico e evolução do campo da avaliação em saúde no âmbito. Tipologias de avaliação; Qualidade em saúde: conceitos e atributos; Etapas da avaliação; Perguntas avaliativas. O Paradigma participativo nas avaliações.

16) Planejamento Estratégico em Saúde / Diagnóstico Situacional
17/03/2026 e 24/03/2026
Ms. Thiago Magela Ramos
Ementa: Compreender os Fundamentos do Planejamento Estratégico; descrever as etapas do PES; Momento Explicativo. Momento Normativo. Momento Estratégico. Momento Tático-Operacional; Diagnóstico Situacional e Método de Estimativa Rápida.

17) Criação e cogestão de indicadores
31/03/2026
Ementa: Critérios e indicadores de avaliação; Matrizes de monitoramento, de julgamento e de avaliação; Metodologia da pesquisa qualitativa; Metodologia da pesquisa quantitativa; Análise de implantação; Avaliação de desempenho de intervenções em saúde; Meta-avaliação; Institucionalização, Usos e influência da avaliação. Construção participativa de indicadores em saúde.

18) Avaliação de serviços e processos no campo da Atenção Psicossocial
07/04/2026
Ementa: Princípios que fundamentam o planejamento de políticas e serviços de saúde mental. Serviços comunitários destinados a todos os públicos (infanto-juvenil, adultos/idosos e álcool e outras drogas). Ofertas de cuidado intersetoriais em rede. Analise de sistemas de saúde comparados com o foco em políticas de saúde mental. Cuidado segregador X cuidado em Liberdade.

19) Oficina: de discussão de caso
14/04/2026
Ms. Thiago Magela Ramos


20) Diálogos entre avaliações centradas na pessoa e Atenção Psicossocial
28/04/2026
Ementa: Autoavaliação e participação de equipes e usuários no cuidado. Criação de linhas guias de saúde mental centradas nas pessoas. Itinerários terapêuticos e cartografias como elementos avaliadores de uma rede. Praticas dialógicas e escuta ativa.

21) Seminário participativo e avaliação
05/05/2026
Ms. Thiago Magela Ramos
Ementa: Processo avaliativo realizado em duas etapas: 1º - orientação quanto ao método avaliativo e explicação da tarefa. 2º - apresentação do seminário avaliativo.


Eixo 4 - Gestão de Pessoas e do trabalho em Saúde Mental

22)  “Novos” Modelos de Gestão em Saúde: contratualização e gestão por resultados na Saúde.
12/05/2026
Esp. Leonardo Duart Bastos
Ementa: Do conceito de administração ao conceito de gestão. Princípios da gestão de sistemas e serviços de saúde. Aspectos da conjuntura da gestão em saúde mental no Brasil no contexto das redes. Desafios da gestão em saúde para a implantação de modelo assistencial coerente com os princípios e diretrizes do SUS e da Reforma Psiquiátrica. Análise crítica de modelos de gerência em saúde e modelos de assistência à saúde.

23) Gestão da Educação em Saúde Mental: os dilemas da Educação Permanente
26/05/2026 e 02/06/2026
Ementa: Educação Permanente – princípios e estratégias de implantação. Educação continuada, supervisão e formação de equipes. Elementos pedagógicos da transdisciplinaridade.

24) Gestão do Trabalho e formação de grupalidade na Saúde Mental
09/06/2026
Dr.Bruno Emerich
EmentaProcessos de trabalho anti-tayloristas. A fragmentação do trabalho e o sentido da práxis. Formação pelo trabalho. Ambientes promotores de saúde mental. A saúde mental dos trabalhadores. Processos de comunicação em equipe. Liderança e comunicação assertiva nas organizações (Tipos de liderança – liderança participativa – Comunicação assertiva, empática e Comunicação Não Violenta).

25) Reuniões de equipe nos serviços de saúde mental
09/06/2026
Dr.Bruno Emerich
Ementa: Objetivos da reunião de equipe; tipologia das reuniões de equipe (equipe completa, miniequipes, etc..); condução da reunião de equipe; espaço participativo para planejamento das ações, organização do processo de trabalho, discussão de casos e promoção de saúde mental do trabalhador.

26) A função apoio nas redes e nas equipes
16/06/2026 e 23/06/2026
EmentaA função gerencial e a função apoio. O apoio institucional e o apoio na gestão. Organogramas horizontalizados de gestão. Núcleo e campo de atuação e saber.

27) Cogestão do Cuidado e de Pessoas na comunidade
30/06/2026
Ementa: Dimensões participativas do cuidado planejado. Recovery e caminhos para o autocuidado. Fomento as estratégias de mutua ajuda e suporte mutuo comunitário. Controle social e participação ativa da comunidade na gestão

28) Criação de serviços centrados nos direitos humanos: valorizadores da raça, gênero e populações vulnerabilizada
07/07/2026 e 14/07/2026
Dra. Rachel Gouveia e Dr.Marcos Signorelli
Ementa: Construção de espaços voltados aos direitos humanos. Racismo e saúde mental. Questões de Gênero e saúde mental. Violência no campo da saúde mental. Populações vulnerabilizadas e vulnerabilidades.

29) Estratégias de cuidado para saúde mental da equipe
04/08/2026
Ementa

30) Ambiência e planejamento de serviços na especificidade da saúde mental
11/08/2026
Ementa: Conceito de ambiência. Ações e estratégias no campo da saúde mental; Planejamento intersetorial.

31) Projeto de gestão de um serviço de saúde mental
18/08/2026
Ementa: Construção de projetos de gestão em serviços de saúde mental;
orientação para a elaboração do material para construção do projeto de diferentes formatos (artigo, infográfico, cartilha, etc.)

32) Atividade dispersiva para elaboração do projeto
25/08/2026 e 01/09/2026
Ms. Thiago Magela Ramos 
Ementa: Atividade dispersiva totalizando 20 horas para construção do projeto, tendo um orientador como referência para retirada de dúvidas e orientação do projeto.

33) Apresentação dos projetos
08/09/2026
Ms. Thiago Magela Ramos
Ementa: Apresentação dos projetos elaborados pelos alunos.

 

Obs.: É possível haver alteração na grade curricular, visando a otimização do curso.


CORPO DOCENTE

Thiago Magela (Coordenador)

Possui graduação em Enfermagem (2011-2015). Universidade Federal São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO). Residência de Enfermagem em Atenção Básica/Saúde Família. Especialista em Enfermagem Psiquiátrica e Terapia Familiar Sistêmica. Mestrando em Saúde Coletiva no Programa de Pós Graduação Ciências da Saúde da UFSJ-CCO.

Dr. Bruno Emerich

Psicólogo com doutorado em Saúde Coletiva (UNICAMP). Atua como professor, orientador e supervisor em programas de residência e mestrado em Saúde Mental e Saúde Coletiva (UNICAMP e São Leopoldo Mandic). Tem experiência em supervisão clínico-institucional, educação permanente e atuação em CAPS. Integra grupo de pesquisa na UNICAMP.

Dra. Edna Mara Mendonça

Terapeuta Ocupacional. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva do Instituto René Rachou - Fiocruz Minas. Mestra em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei. Atuação nos seguintes temas: saúde mental, álcool e outras drogas; atenção primária à saúde; colaboração intersetorial; promoção da saúde; educação permanente; apoio matricial; supervisão clínico-institucional; docência; tutoria EAD; pesquisa qualitativa em saúde; violência contra mulheres e territórios de alta vulnerabilidade social.
Aulas Interativas
As aulas serão interativas com discussões, debates, filmes, documentários, textos, oferecendo um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que promovam um pensar crítico no âmbito da saúde mental.
Área do Aluno
Ao entrar no curso, você terá acesso a área do aluno, um portal que tem como objetivo auxiliar seu processo de estudo e aprendizagem.
Tutor
O aluno vai ter o acompanhamento de um tutor durante o curso, que possibilitará a troca, a construção e a produção de saberes entre os alunos do curso.
Conteúdo 100% Online
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos e slides. Materiais das aulas e materiais complementares. Online e aulas ao vivo.
Desenvolver ações e projetos
Ao concluir o curso espera-se que os alunes possam planejar, organizar e executar ações de cuidado e projetos, seguindo os princípios da OMS.

Pós-Graduação online com aulas ao vivo, possibilitando interação com professores e entre os alunos/as/es. Durante as aulas, ocorrerão atividades de reflexão e discussão de casos práticos.

Carga horária: 372 horas

As aulas irão ocorrer ao vivo, às terças-feiras, de 19h00 às 22h00. 
As aulas com professores internacionais serão traduzidas.

Perfil do Público Alvo

Profissionais e gestores graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental, atenção básica e atenção psicossocial, bem como profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou que nele tenham interesse.
Imagem
Importante: de acordo com o Ministério da Educação, uma pós-graduação só pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, ressalta-se não ser possível cursar a especialização antes que finalize a sua faculdade.
image
CERTIFICAÇÃO
A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 364 horas ao final da formação.



INVESTIMENTO

R$ 5.947,00
20x R$ 297,35*
O desconto pontualidade de 6% de desconto no valor da mensalidade
Pagamento via boleto bancário
Duração do curso: 13 meses
Carga horária: 372 horas
Início das aulas: 12 de agosto de 2025

* Valor referente ao desconto de 6% no valor da mensalidade para pagamento na data. O desconto pontualidade visa estimular o acadêmico ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento.

Importante: O investimento na mensalidade da Pós-graduação pode ser deduzidos no Imposto de Renda.

Carteira de Estudante: A carteirinha de estudante dá o direito ao benefício de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais e esportivos.

Como você pode garantir sua vaga?

 Ficou interessado em fazer parte desta turma da Especialização. Tudo o que você precisa fazer agora é preencher formulário abaixo para aplicar para o Pós-graduação: Boas Práticas em Saúde Mental, Gestão e Planejamento.

Passo 1: Preencha o formulário de cadastro e aproveite a abertura desta turma. Temos apenas 50 vagas.

Passo 2: É necessário agendar a nossa conversa inicial referente a primeira etapa do processo.

Passo 3: Você receberá uma ligação para fazer uma curta entrevista.

IMPORTANTE:

O objetivo dessa ligação é identificar se essa especialização é o ideal para você e se você é a pessoa ideal para essa oportunidade. Fique atento ao seu telefone e revise o número que você colocar na aplicação.



Ficou interessado em fazer parte da Pós-Gradução em Saúde Mental?

FAÇA SUA APLICAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Perguntas Frequentes

A Pós-graduação ONLINE: "Gestão, avaliação e planejamento no campo da atenção psicossocial - Turma 4" é reconhecido pelo MEC?

Sim, A Pós-Graduação é uma parceria do Cenat e da Faculdade Censupeg. A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 374 horas ao final da formação. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso. O cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Cenat é certificado pela Faculdade Censupeg, que é responsável pela Direção Acadêmica do curso.

Pode iniciar a Pós-graduação antes terminar graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, uma pós pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, fica claro que não é possível cursar uma especialização antes de terminar a faculdade.

Quem pode fazer uma Pós-Graduação?

De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduaçãopodem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.

O que é uma Pós-Graduação?

Essa pergunta é muito comum. Uma Pós-Graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado.

A Diferença entre Pos-Graduação Lato senso e Stricto sensu

A Especialização é um tipo de Pós-Graduação, conhecida como lato sensu, cujo foco é trazer conhecimentos avançados para o aluno, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. A Pós-Graduação ainda abriga as possibilidades de Mestrado e Doutorado, que são cursos stricto sensu, ou seja, têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos através de pesquisas acadêmicas. A Pós-Graduação lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, como, por exemplo, as Especializações e os MBAs. Já os cursos stricto sensu são destinados aos programas de Mestrado e Doutorado, atuando, portanto, na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que vão contribuir para o campo de estudo e dando aos alunos um título de Mestre ou Doutor.  

Preciso fazer TCC?

A avaliação de conteúdo será feita no final de cada bloco em atividades reflexivas. No final do último bloco será realizada a avaliação final, que será a construção de um projeto terapêutico singular, não sendo portanto necessário realizar um TCC.

1.Participação nas aulas;
2.Participação nos seminários;
3. No final de cada bloco de disciplinas, será avaliado o aluno pelas atividades reflexivas;
4. Atividade - no final do último bloco sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

Quanto tempo dura?

A Especialização em Saúde Mental tem a duração de 372 horas, o que corresponde a 13 meses de estudos, sendo dividido em 4 eixos diferentes.

Qual é o título de quem faz especialização?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Contato

  • Atendimento por email
    Entre em contato com nossa equipe pelo
    e-mail: processoseletivo@cenatcursos.com.br
  • Atendimento por WhatsApp
    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso: (21) 97007-5652
  • Ainda tem alguma dúvida?
    Fale com a nossa Consultora do Processo Seletivo - Victoria Amorim