Pós-graduação online: Novas abordagems em saúde mental: boas práticas do cuidar em liberdade - Turma 2

Apresentação

Em 10 de junho, a OMS apresentou um Guia para os serviços de saúde mental baseados nos direitos do usuário, buscando transcender o modelo biomédico da psiquiatria. O campo da saúde mental traz novas demandas para o profissional no cuidado, tornando-se necessário ações efetivas com abordagens centradas na pessoa.

O foco predominante dos cuidados em muitos contextos continua a ser o diagnóstico, a medicação e a redução dos sintomas. Determinantes sociais críticos que afetam a saúde mental das pessoas, tais como violência, discriminação, pobreza, exclusão (...) são frequentemente negligenciados ou excluídos dos conceitos e práticas de saúde mental. Isto leva a um diagnóstico exagerado do sofrimento humano e a uma dependência excessiva de drogas psicotrópicas, em detrimento de intervenções psicossociais. É necessária uma mudança fundamental dentro do campo da saúde mental, a fim de pôr fim a esta situação atual. ”(Dra. Michelle Funk - Diretora da Unidade de Políticas, Lei e Direitos Humanos do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS, 2021).

Desta forma é fundamental uma formação teórica e prática voltada boas práticas no campo da saúde mental comunitária, possibilitando ao aluno identificar, planejar, organizar e executar ações e projetos no âmbito da saúde mental, a partir dos paradigmas da desinstitucionalização.

Objetivos do curso


Proporcionar uma análise crítica do percurso das práticas psiquiátricas ao longo da história




Possibilitar ao aluno conhecimento, para que possa analisar a saúde mental a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica

Identificar, planejar, organizar ações e projetos de saúde mental pautado em Boas práticas;


Conheça mais


Assista o vídeo sobre a Pós-Graduação
contando mais detalhes sobre o programa:


Video youtube erico rochayoutube_stream_video


Disciplinas e Cronograma - 
Turma 3 começa em 24 de fevereiro de 2024
Aulas Ao vivo - 9h00 - 12h00

Teórico Conceitual

0)
Aula inaugural
24/02/2024


1)
Concepções sócio-históricas da saúde mental
12h - Daniel Magalhães Goulart
Aula em 02/03/2024
Ementa: História da loucura: Antiguidade; Idade Média; renascença; contemporaneidade.


2)
Movimentos mundiais da reforma psiquiátrica
20h - Rossana Seabra
Aula em 09/03/2024
Ementa: Crítica e transformação do saber, das instituições psiquiátricas e de suas formas de tratamento. Reformas psiquiátrica Inglaterra, França, Itália. Contextualização do conceito de desinstitucionalização.


3)
Bases conceituais da Reforma psiquiátrica brasileira
20h - Marcelo Kimati
Aula em 16/03/2024
Ementa: movimento da reforma psiquiátrica, mudança de paradigma, novas relações do usuário no contexto da atenção em saúde mental de base comunitária “Portas Abertas”.


4)
Saúde coletiva e atenção primária à saúde mental
12h - Deivisson Vianna
Aula em 23/03/2024
Ementa: Conceito de saúde coletiva; Inclusão das ações de saúde mental na atenção básica; como Organizar as Ações de Apoio Matricial; responsabilidades compartilhadas entre as Equipes Matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica; formação como estratégia prioritária para inclusão da saúde mental na atenção básica, humanização de práticas para saúde.


5)
Equipe multiprofissional, transdisciplinaridade e saúde mental: desafios do nosso tempo
10h - Bruno Emerich
Aula em 06/04/2024
Ementa: analisar a visão de saúde fragmentada, reducionista, especialista; superação do modelo biológico de saúde para integração biopsicossocial; articulação entre diferentes campos de conhecimento; papel da Equipe na constituição de múltiplas redes de comunicação interpessoal, interdisciplinar, interinstitucional e intersetorial, guiadas por mudanças de paradigma.


6)
Oficina: Ações de Boas Práticas em Saúde Mental Comunitária: “Portas Abertas”
6h - Rossana Seabra
Aula em 13/04/2024
Ementa: diferentes modelos de cuidado, levando em consideração as necessidades das pessoas com sofrimento psíquico.  Ações voltadas para o território, espaços ocupados pelo usuário na cidade, que favoreçam a inclusão e promovendo uma vida por inteiro.


7)
SEMINÁRIO AVALIATIVO Eixo 1
6h
Aula em 20/04/2024

Diversidade e Saúde mental

8)
Saúde mental, direitos humanos e cidadania

6h - Rafaela Pinheiro
Aula em 27/04/2024
Ementa: promoção dos direitos humanos na saúde mental, como favorecer inclusão social e o exercício da cidadania dos usuários dos serviços e núcleos familiares.


9)
Gênero e sexualidade
12h - Cláudio Mann
Aulas em 04/05 e 11/05/2024
Ementa: Diferenças de gênero, modos de adoecimento e políticas públicas de saúde mental. Diversidade sexual, cidadania e processos de subjetivação. Violência de gênero e sofrimento mental, homofobia.


10)
Racismo e saúde mental
10h - Emiliano Camargo
Aulas em 18/05/2024
Ementa: perspectivas na promoção da saúde integral, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, a discriminação e o enfrentamento ao racismo e sexismo nas instituições e serviços do SUS, ações da Rede de Atenção Psicossocial de Saúde, enfoque na educação permanente.


11)
Infância e adolescência no contexto da saúde mental
20h - Ricardo Lugon
Aulas em 25/05 e 08/06/2024
Ementa: Escola e família como espaços de promoção de saúde; vulnerabilidade das crianças e adolescentes.


12)
Saúde Mental da População Idosa
12h - Ludy
Aulas em 15/06 e 22/06/2024
Ementa: concepção de envelhecimento na sociedade moderna, prevenção e promoção da saúde mental, autonomia, reconhecimento de direitos, segurança, dignidade, bem-estar, ações intersetoriais.


13)
Oficina - Estudo de caso – estratégias de cuidado frente diversidade
6h - Claudio Mann
Aula em 29/06/2024
Ementa: Estudo de caso – estratégias de cuidado frente diversidade.


14)
SEMINÁRIO AVALIATIVO Eixo 2
Aula em 06/07/2024

Saúde mental

15)
Identificação e manejo dos principais problemas em saúde mental
12h
Aulas em 13/07 e 03/08/2024
Ementa: Análise crítica sobre psicopatologias, Síndromes psicopatológicas, analisar e debater a construção social das psicopatologias.


16)
Boas práticas à Prevenção ao suicídio, ideação suicida
20h - Dione Menz
Aulas em 10/08 e 17/08/2024
Ementa: Avaliar, identificar as condições clínicas e psíquicas do indivíduo, a vulnerabilidade, potencialidades e situações de risco. Abordar autoagressão.


17) 
Um novo olhar sobre Avaliação
12h - Deivisson Vianna
Aulas em 24/08 e 21/08/2024
Ementa: Avaliação do contexto, identificar condições clínicas e psíquicas do indivíduo, avaliação formal e informal.


18)
Discutindo o papel do diagnóstico no cuidado em saúde mental
10h - Marcelo Kimati
Aula em 14/09/2024
Ementa: debater o uso das classificações diagnósticas em saúde mental, como modelo nosográfico vigente no CID-10 e DSM-5. Diagnóstico diferencial, diagnóstico e as possíveis consequências na produção de vida do usuário.  Papel do diagnóstico na clínica ampliada.


19)
Controle social sobre o uso de drogas e a Política Nacional
20 -   Myro Rolim
Aulas em 21/09, 28/09 e 05/10/2024
Ementa:abuso de Substâncias Psicoativas; novos e antigos dilemas impulsionados pela “epidemia” de Crack, setores políticos tradicionais (Comunidades terapêuticas); Serviços de atenção psicossocial; Abordagem redução de danos; Novas abordagens.


20) 
Uso de Psicotrópicos e o cuidado em Liberdade
12h - Sabrina Stefanello
Aulas em 19/10 e 26/10/2024
Ementa:o papel mais crítico quanto às práticas clínicas, identificar na metodologia horizontal, grupal e direcionada para a escuta a valorização da voz dos usuários, uma experiência capaz de promover uma clínica mais flexível e propícia à construção conjunta de ações.  A partir de estudos de casos analisarem e debaterem a construção social das psicopatologias, os critérios dos Manuais de Diagnóstico e os desafios. Apresentar experiências de movimentos sociais de luta contra a medicalização da vida.


21)
Oficina: Estudo de Caso - Práticas inclusivas – extra-muros
6h
Aula em 09/11/2024
Ementa: Práticas inclusivas – extramuros.


22)
SEMINÁRIO AVALIATIVO eixo 3
Aula em 23/11/2024

Abordagens, sentidos e práticas em Saúde Mental: Experiências exitosas em Saúde Mental

23) 
Gestão autônoma da medicação (GAM) - Cuidado compartilhado de medicamentos psiquiátricos
6h - Ana Karenina
Aula em 30/11/2024
Ementa: Princípios básicos: autonomia e cogestão; formação do grupo GAM.


24) 
Acolhimento e Espaços dialógicos: Os desafios para Diálogo Aberto e Práticas Dialógicas
12h  - Thiago Magela
Aulas em 07/12 e 14/12/2024
Ementa: Princípios do acolhimento e da clínica centrada na pessoa, práticas dialógicas da vida cotidiana, cinco dimensões - física, temporal, social, mental e discursiva. Estratégias para realização de uma entrevista dialógica a partir de um Estudo de caso. 


25) 
O lugar da família no cuidado em saúde mental
12h - Renata Belazani
Aulas em 18/01 e 25/01/2025
Ementa: Ecomapa, genograma e rede sociais, abordar a sobrecarga e as dificuldades encontradas pelas famílias no cuidado, o impacto causado pelo sofrimento psíquico na família, redes de apoio e o suporte aos familiares, protagonismo da pessoa em sofrimento psíquico no contexto familiar, conceito de Família estendida.


26) 
Recovery e Peer support
12h - Martinj Kole e Paul Baker
Aula em 01/02 e 08/02/2025
Ementa: Princípios de recovery; desenvolvimento de serviços baseados no Recovery- Relato: Vivendo após um diagnóstico: do sofrimento à superação. Definição Peer support. Oficina de estratégias manejo grupal.


27) 
Ouvidores de vozes
15h - Clarissa Webster
Aula em 15/02 e 22/02/2025
Ementa - abordar a relação que o ouvidor de voz estabelece com suas vozes e as estratégias que estes utilizam no enfrentamento desta experiência; formação de grupos de ouvidores.


28)
Mudança de paradigma na compreensão do cuidado em saúde mental das pessoas em sofrimento psíquico agudo – Oficina: Equipe de crise. Modelo de suporte terapêutico domiciliar comunitário.
20h - Rossana Seabra
Aulas em 15/03 e 22/03/2025
Ementa: Fundamentos conceito de crise; tipos de crise; primeira crise; como atuar desconstruindo os sinais negativos delírios e alucinação; elaborar um plano de ação (Equipe de crise).


29) 
Terapia comunitária integrativa
6h
Aula em 29/03/2025
Ementa: Roda de conversa e processo terapêutico.


30)
SEMINÁRIO AVALIATIVO eixo 3
Aula em 05/04/2025

Produção de Vida

31) 
Ambiência: humanização nos espaços de encontro
6h
Aulas em 12/04/2025
Ementa: conceito de ambiência na saúde, humanização do território, espaço de encontro, arquitetura como ferramenta facilitadora, ambiência e suas interfaces com outros dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH).


32) 
Trabalho e Cooperativas sociais
10h - Adriana da Silva
Aula em 26/04/2025
Ementa: Conceitos de empresa social e de economia solidária; inserção laboral; exemplos práticos como desenvolver Cooperativas Sociais.


33) 
Oficina de Práticas integrativas e complementares no contexto da Atenção Psicossocial
6h
Aulas em 03/05/2025 e 10/05/2025
Ementa: Recursos terapêuticos com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.


34)
Seminário Avaliativo | Projeto Terapêutico
24h - Rossana Seabra
Aulas em 17/05, 24/05 e 31/05/2025

Apresentação

Em 10 de junho, a OMS apresentou um Guia para os serviços de saúde mental baseados nos direitos do usuário, buscando transcender o modelo biomédico da psiquiatria. O campo da saúde mental traz novas demandas para o profissional no cuidado, tornando-se necessário ações efetivas com abordagens centradas na pessoa.

O foco predominante dos cuidados em muitos contextos continua a ser o diagnóstico, a medicação e a redução dos sintomas. Determinantes sociais críticos que afetam a saúde mental das pessoas, tais como violência, discriminação, pobreza, exclusão (...) são frequentemente negligenciados ou excluídos dos conceitos e práticas de saúde mental. Isto leva a um diagnóstico exagerado do sofrimento humano e a uma dependência excessiva de drogas psicotrópicas, em detrimento de intervenções psicossociais. É necessária uma mudança fundamental dentro do campo da saúde mental, a fim de pôr fim a esta situação atual. ”(Dra. Michelle Funk - Diretora da Unidade de Políticas, Lei e Direitos Humanos do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS, 2021).

Desta forma é fundamental uma formação teórica e prática voltada boas práticas no campo da saúde mental comunitária, possibilitando ao aluno identificar, planejar, organizar e executar ações e projetos no âmbito da saúde mental, a partir dos paradigmas da desinstitucionalização.

Metodologia do curso

Aulas interativas

Aulas dialogadas a partir de textos, vídeos, podcasts e materiais multimídia e espaços para reflexão em grandes e pequenos grupos que visem compartilhamento de experiências que visem uma ampliação dos olhares sobre o campo de práticas em torno da Gestão e planejamento em Saúde Mental. As aulas começam dia 24 de fevereiro de 2024

Área do Aluno

Ao entrar no curso, você terá acesso a área do aluno, um portal que tem como objetivo auxiliar seu processo de estudo e aprendizagem. Esta vai ser a única turma de Pós-graduação em 2024

Tutor

O aluno vai ter o acompanhamento de um tutor durante o curso, que possibilitará a troca, a construção e a produção de saberes entre os alunos do curso. 

Conteúdo 100% Online

Aula online e ao vivo, aos sábados, das 9h00 às 12h00. Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos e slides. Materiais das aulas e materiais complementares. 

Desenvolver ações e projetos

Ao concluir o curso espera-se que as alunes possam planejar, organizar e executar ações de cuidado e projetos em saúde mental. Identificar e organizar arranjos institucionais e dispositivos organizacionais com o foco no território na atenção psicossocial;
FREQUÊNCIA

No mínimo, 75% de frequência nas aulas ao vivo.

AVALIAÇÃO

  • No final de cada bloco de disciplinas, o aluno será avaliado através da realização dos Seminários;
  • Trabalho de Conclusão do Curso - no final do último bloco, sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará um Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

100% ONLINE COM AULAS AO VIVO

Possibilita interação com professores e entre os alunes. Durante as aulas, ocorrerão atividades de reflexão e discussão de casos práticos.

Perfil do Público Alvo

Profissionais graduados que atuem no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial. Profissionais graduados que trabalhem indiretamente com o campo ou que tenham interesse por ele.
João da Silva
CertificaçãoA Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 391 horas ao final da formação.


Investimento


DE R$ 5.840,00 
 20x R$ 292,00

O desconto pontualidade de 6% de desconto no valor da mensalidade
Pagamento via boleto bancário
Duração do curso: 14 meses
Carga horária: 391 horas
Início das aulas: 24 de fevereiro de 2024





Ficou interessado em fazer parte da Turma 3 da Pós-Gradução em Novas Abordagens em Saúde Mental?

Passo 1: Preencha o formulário de cadastro e aproveite a abertura desta turma. 

Passo 2: Você receberá uma ligação para fazer uma curta entrevista.

FAÇA SUA APLICAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Perguntas Frequentes

A Pós-graduação ONLINE: "Novas abordagens em Saúde Mental: boas práticas do cuidar em liberdade" é reconhecido pelo MEC?

Sim, A Pós-Graduação é uma parceria do Cenat e da Faculdade Censupeg. A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 456 horas ao final da formação. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso. O cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Cenat é certificado pela Faculdade Censupeg, que é responsável pela Direção Acadêmica do curso.

Pode iniciar a Pós-graduação antes terminar graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, uma pós pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, fica claro que não é possível cursar uma especialização antes de terminar a faculdade.

Quem pode fazer uma Pós-Graduação?

De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduaçãopodem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.

O que é uma Pós-Graduação?

Essa pergunta é muito comum. Uma Pós-Graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado.

A Diferença entre Pos-Graduação Lato senso e Stricto sensu

A Especialização é um tipo de Pós-Graduação, conhecida como lato sensu, cujo foco é trazer conhecimentos avançados para o aluno, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. A Pós-Graduação ainda abriga as possibilidades de Mestrado e Doutorado, que são cursos stricto sensu, ou seja, têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos através de pesquisas acadêmicas. A Pós-Graduação lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, como, por exemplo, as Especializações e os MBAs. Já os cursos stricto sensu são destinados aos programas de Mestrado e Doutorado, atuando, portanto, na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que vão contribuir para o campo de estudo e dando aos alunos um título de Mestre ou Doutor.  

Preciso fazer TCC?

A avaliação de conteúdo será feita no final de cada bloco em atividades reflexivas. No final do último bloco será realizada a avaliação final, que será a construção de um projeto terapêutico singular, não sendo portanto necessário realizar um TCC.

1.Participação nos seminários;
2. Atividade - no final do último bloco sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

Quanto tempo dura?

A Especialização em Saúde Mental tem a duração de 391 horas, o que corresponde a 16 meses de estudos, sendo dividido em 6 módulos diferentes.

Qual é o título de quem faz especialização?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Contato

  • Atendimento por email
    Entre em contato com nossa equipe pelo
    e-mail: processoseletivo@cenatcursos.com.br
  • Atendimento por WhatsApp
    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso: (12) 99185-1221
  • Ainda tem alguma dúvida?
    Fale com a nossa Consultora Victoria Rodrigues