APRESENTAÇÃO

O campo da Saúde Mental é atravessado por diferentes Paradigmas, que compreendem o sofrimento psíquico e modos de assistência também de forma plural. Dentre eles, a Atenção Psicossocial coloca-se como um paradigma que procura integrar aspectos clínicos e de cuidado com a radicalidade do exercício de cidadania dos usuários, considerando modos de organização dos serviços e relações entre os atores.

Historicamente, são reconhecidos desafios para a prática do psicólogo nos serviços de saúde mental, dada formação muitas vezes voltada para práticas individuais, pouco contextualizadas com as necessidades dos territórios. 

Em que pese a estruturante e necessária interface com o campo das Ciências Sociais e da Saúde Coletiva, são recorrentes dificuldade por parte dos psicólogos em reconhecer as especificidades das atribuições de seu núcleo de formação.

Fortalecer a atuação profissional frente à complexidade dos casos atendidos; construir modos de gestão da clinica; aprofundar críticas acerca da atuação, com vistas a qualificação da assistência e integrar diferentes teóricas e correntes da psicologia se faz necessário para que a atuação do psicólogo esteja em consonância com o SUS e a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

OBJETIVOS

Qualificar psicólogos para atuação nos serviços públicos e/ou privados de saúde mental, na perspectiva da Atenção Psicossocial, capazes de ampliar e gerir estratégias do cuidado, ofertas clínica e práticas psicossociais baseadas em uma visão crítica do modelo de saúde mental.
_________
Aprofundar o entendimento dos alunos sobre a relação entre clínica e gestão nas práticas dos psicólogos que atuam no campo da saúde mental;
_________
Discutir diferentes correntes teóricas da psicologia no cotidiano da Atenção Psicossocial;
_________
Formar profissionais aptos para atuarem em equipes multiprofissionais.
_________

CONHEÇA MAIS


Assista o vídeo sobre a pós-graduação,
contando mais detalhes sobre o programa:


Video youtube erico rochayoutube_stream_video


Disciplinas e Cronograma
Aulas onlines e ao vivo, às quintas-feiras, de 19h00 a 22h00.
As aulas começam no dia 19/09/2024.

1- Psicologia na Atenção Psicossocial: elementos para prática no SUS e na Reforma Psiquiátrica

1)
Aula inaugural
19/09/2024
Apresentação da dinâmica do curso com a coordenação e equipe CENAT.

2)
Psicologia no SUS e na Reforma Psiquiátrica
Dr. Silvio Yasui
26/09/2024
Ementa: Reforma Psiquiátrica Brasileira e políticas públicas de saúde, o trabalho do psicólogo no SUS e na RAPS.

3)
Psicologia, Reabilitação Psicossocial e Atenção Psicossocial
Dr. Silvio Yasui
03/10/2024 e10/10/2024
Ementa: Conceitos e balizadoras da Reabilitação Psicossocial, conceitos e balizadores da Atenção Psicossocial, o campo da psicologia na interface com Reabilitação Psicossocial e Atenção Psicossocial.

4)
Entre o núcleo da psicologia: o campo da Saúde Mental: trabalho interdisciplinar, arranjos e dispositivos de cuidado (PTS, Referência, Apoio Matricial, trabalho interdisciplinar)
Dr. Carlos Gama
17/10/2024 e 24/10/2024
Ementa: Trabalho multi, inter e transdisciplinar, gestão da clínica/cuidado, Projeto Terapêutico Singular, arranjos e dispositivos compostos por psicólogos na RAPS (Profissional de Referência, Apoio Matricial).

5) 
Seminário Avaliativo
31/10/2024

2- Psicologia Social e Institucional: sobre interseccionalidades e contextos múltiplos

6)
Psicologia Social na RAPS
Ms Rodrigo Presotto
07/11/2024
Ementa: Definição e história da Psicologia Social, Abordagens teóricas em Psicologia Social, A interseção da Psicologia Social com a saúde mental e a atenção psicossocial, Estigma e preconceito em saúde mental.
Processos de exclusão e inclusão social de pessoas em sofrimento psíquico.

7)
Psicologia Social e Populações Vulnerabilizadas (pop situação de rua, tragédias, traumas coletivos)
Dr. Antônio Euzébios Filho
14/11/2024 e 21/11/2024
Ementa: Conceito de vulnerabilidade e suas dimensões psicossociais. História e evolução do estudo das populações vulneráveis na Psicologia Social, Fatores individuais, sociais e estruturais que contribuem para a vulnerabilidade, Políticas Públicas e Direitos Humanos, populações vulneráveis e contextos de vulnerabilidades.

8)
Psicologia e interseccionalidades: relações raciais
28/11/2024 e 05/12/2024
Ementa: Apresentar e discutir marcos aspectos teóricos relativos à relação entre psicologia, Saúde Mental e relações raciais. Compreender efeitos do racismo nos modos de subjetivação dos usuários, na construção do laço social e na estruturação e funcionamento dos serviços de saúde e de saúde mental. Apresentar aportes teóricos que sustentem construções clínicas no cuidado aos usuários.

9)
Psicologia e interseccionalidades: gênero
12/12/2024 e 16/01/2025
Ementa: Apresentar e discutir aspectos teóricos relativos à relação entre psicologia, Saúde Mental e Relações de Gênero, nos âmbitos macro e micropolíticos. Compreender efeitos da violência de gênero nos modos de subjetivação dos usuários e no funcionamento dos pontos da RAPS e demais serviços de saúde. Ofertar estratégias de intervenção institucional e construção de manejos e cuidados para usuários.

10)
Psicologia e Feminismo na RAPS
Dra. Daniele de Andrade Ferrazza
23/01/2025 e 30/01/2025
Ementa: Apresentar e discutir aspectos teóricos relativos à relação entre psicologia, Saúde Mental e feminismo nos âmbitos macro e micropolíticos. Compreender efeitos do machismo nos modos de subjetivação dos usuários, na construção do laço social e no funcionamento dos pontos da RAPS e demais serviços de saúde. Ofertar estratégias de intervenção institucional e construção de manejos e cuidados para usuários.

11)
Ética, saúde mental e reforma psiquiátrica
Dra. Daniele Sacardo
06/02/2025
Ementa: Fundamentos e princípios da ética na saúde e na saúde mental, papel da Psicologia na consolidação de uma cultura de respeito aos direitos humanos e na promoção de práticas éticas na saúde mental, Novos desafios éticos em saúde mental.

12)
Psicologia Institucional (leitura de fenômenos institucionais e medicalização da existência)
Dr. Bruno Emerich 
13/02/2025 e 20/02/2025
Ementa: Fundamentos da Psicologia Institucional, Processos Psicossociais e intersubjetivos nas Instituições, instituições, saúde e a interface entre clínica e gestão medicalização e medica mentalização social, biopoder e práticas de controle em serviços substitutivos.

13)
Seminário avaliativo
7/02/2025

3- Sobre ofertas de cuidado e compreensão de sofrimento em diferentes públicos

14)
Novas abordagens em saúde mental e a prática do psicólogo (Open Dialogue, Ouvidores de Vozes)
Esp. Leonardo Duart
06/03/2025
Ementa: Introdução, história e abordagens teóricas sobre Ouvidores de Vozes, compreensão da experiência, construção coletiva do dispositivo entre e com usuários de serviços de saúde mental, implementação nas políticas públicas de saúde mental.

15)
Psicologia e Grupos
13/03/2025 e 20/03/2025
Ementa: Investigação e análise do desenvolvimento do processo de grupos na RAPS, observação e coordenação de grupos, modalidades grupais no cuidado em saúde mental e seus funcionamentos nos serviços de saúde, desafios atuais para o manejo de grupos.

16)
Psicoterapia Breve na RAPS
Dra. Renata Miranda
27/03/2025 e 03/04/2025
Ementa: Definição e fundamentos da psicoterapia breve, princípios e técnicas específicas da psicoterapia breve, relação terapêutica na psicoterapia breve, o manejo de grupos breves no contexto da RAPS.

17)
Psicologia e Acompanhamento Terapêutico na RAPS
Dra. Deborah Sereno
10/04/2025
Ementa: Funções e Definições teóricas do AT; A clínica do Acompanhamento Terapêutico: fundamentos e práticas na RAPS; manejo e papel do psicólogo no AT, desafios e possibilidades desta oferta no cotidiano do SUS.

18)
Psicologia Hospitalar
Esp. Gabrielli P. Rocha
17/04/2025
Ementa: Definição do papel do psicólogo no contexto de enfermarias de Saúde Mental em Hospital Geral; ofertas terapêuticas e leituras clínicas dos sofrimentos de usuários internados, gestão do processo de trabalho e articulação de rede, arranjos e dispositivos utilizados no trabalho em Hospital Geral.

19)
Psicologia e Saúde Mental Infanto juvenil
Esp. Marcelo Bruniera
04/04/2025 e 08/05/2025
Ementa: Saúde Mental na infância e desenvolvimento psíquico a partir de correntes da psicologia, identificação diagnóstica e manejo clínico, cuidado à saúde mental infantil em diferentes pontos da RAPS, intersetorialidade e participação familiar no cuidado à crianças e adolescentes, desafios para o cuidado de crianças e adolescentes na contemporaneidade.

20)
Psicologia e uso problemático de SPAs (redução de danos e clinica AD)
Dr. Tadeu de Paula Souza
15/05/2025 e 22/05/2025
Ementa: Drogas e sociedade, drogas e políticas públicas, paradigmas ético-políticos referentes às drogas, proibicionismo e seus efeitos; Definição de uso, abuso e dependência de drogas. Modelos de cuidado na RAPS; Concepções clínicas para compreensão da relação entre usuários e substâncias, e manejos possíveis; Redução de Danos.

21)
Psicologia, Psicopatologia e Diagnósticos no público adulto
29/05/2025 e 05/06/2025
Ementa: Definição e escopo da psicopatologia, abordagens teóricas da psicopatologia nos transtornos mentais em adultos, transtorno mental comum, teorias e modelos explicativos, manejos de usuários na RAPS.

22)
Psicologia e Saúde do Trabalhador
Dra. Cathana Oliveira
12/06/2025
Ementa: psicologia do trabalho e saúde mental do trabalhador: bases teóricas e conceituais, gestão do processo de trabalho e saúde do trabalhador, fatores protetivos e de vulnerabilidades, Tendências atuais e emergentes na saúde mental do trabalhador.

23)
Cuidado à Crise em Saúde Mental
Dr. Bruno Emerich
26/06/2025
Ementa: Histórico, paradigmas e concepções de crise em saúde mental, cuidados e manejo à crise nos serviços substitutivos.

24)
Comportamentos suicidas e autolesivos
03/07/2025 e 10/07/2025
Dra. Dione Menz
Ementa: Introdução à autolesão e ao comportamento suicida, prevenção e manejo clínico de comportamentos autolesivos e/ou suicidas, rede de cuidados para diferentes populações (infantil, adulta, populações vulneráveis), pósvenção em suicídio.

25)
Seminário avaliativo
17/07/2025

4- Clínicas da Psicologia nos pontos da RAPS

26)
Filosofia da Diferença – Teoria e Discussão de Caso - CNAR
Dr. Ricardo Pena
24/07/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

27)
Psicanálise Freud – Teoria e Discussão de Caso – CAPS
Dra. Lilian Miranda
31/07/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

28)
Psicanálise Winnicott – Teoria e Discussão de Caso – APS
Dra. Juliana Fernandes
07/08/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

29)
Psicanálise Lacaniana - Teoria e Discussão - de Caso – CAPSi
14/08/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

30)
Fenomenologia – Teoria e Discussão de Caso – Hospital Geral
21/08/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

31)
Gestalt – Teoria e Discussão de Caso - CAPS AD
28/08/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial

32)
Psicologia Comportamental – Teoria e Discussão de Caso
04/09/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

33)
Psicologia Grupal – Teoria e Discussão de Caso
11/09/2025
Ementa: Conceituação teórica e manejo clínico a partir da referida corrente de pensamento, considerando modelo de cuidado da RAPS e a Atenção Psicossocial.

34)
Seminário avaliativo
18/09/2025
Obs.: É possível haver alteração na grade curricular, visando a otimização do curso.


Corpo Docente

Bruno Emerich (coordenador)

Possui graduação em psicologia pela UNESP/Assis(2005), Aprimoramento em Saúde Mental pela UNICAMP (2007), Mestrado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2012) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2017). Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PAEP (UNICAMP), Professor, Supervisor e Orientador de TCC do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNICAMP).

Dione Martz (UFPR)

Professora Titular do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela UFPR (2021). Mestra em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2012) , especialista em Saúde Mental Comunitária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996).

Dr. Antônio Euzébios Filho

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Concluiu o Mestrado (2007) e o Doutorado (2010) pelo programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Daniel Goulart (UnB)

Professor Adjunto do do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Também, é Professor Colaborador do Mestrado em Psicologia e Saúde da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde do Centro Universitário de Brasília, onde lidera o grupo de pesquisa Saúde Mental, Educação e Subjetividade: da Patologização ao Desenvolvimento Subjetivo. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido/CAPES).

METODOLOGIA

Aulas Interativas
As aulas serão interativas com discussões, debates, filmes, documentários, textos, oferecendo um espaço mais dinâmico de trocas de experiências que promovam um pensar crítico no âmbito da saúde mental do trabalhador.
Área do Aluno
Ao entrar no curso, você terá acesso a área do aluno, um portal que tem como objetivo auxiliar seu processo de estudo e aprendizagem.
Tutor
O aluno vai ter o acompanhamento de um tutor durante o curso, que possibilitará a troca, a construção e a produção de saberes entre os alunos do curso.
Conteúdo 100% Online
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos e slides. Materiais das aulas e materiais complementares. Online e aulas ao vivo.
Desenvolver ações e projetos
Ao concluir o curso espera-se que os alunes possam planejar, organizar e executar ações de cuidado e projetos, seguindo os princípios da OMS para saúde mental do trabalhador.
Pós-Graduação online com aulas ao vivo, possibilitando interação com professores e entre os alunos/as/es. Durante as aulas, ocorrerão atividades de reflexão e discussão de casos práticos.

Carga horária: 364 horas

As aulas irão ocorrer ao vivo, às quintas-feiras, de 19h00 às 22h00. 
As aulas com professores internacionais serão traduzidas.

Perfil do Público Alvo

Profissionais graduados em psicologia que atuem ou queiram aturar no campo da saúde e da saúde mental ou em outras políticas públicas que façam interface com estes campos.
Importante: de acordo com o Ministério da Educação, uma pós-graduação só pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, ressalta-se não ser possível cursar a especialização antes de terminar sua faculdade.
image
Certificação
A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 364 horas ao final da formação.


INVESTIMENTO


R$ 5.940,00
20x R$ 297,00*

Pagamento via boleto bancário
Duração do curso: 14 meses
Carga horária: 364 horas
Carteira de Estudante: A carteirinha de estudante dá o direito ao benefício de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais e esportivos.
Início das aulas: 19/09/2024


* Valor referente ao desconto de 6% no valor da mensalidade para pagamento na data. O desconto pontualidade visa estimular o acadêmico ao pagamento da mensalidade até a data do vencimento.

Importante: Os investimento na mensalidade da Pós-graduação pode ser deduzidos no Imposto de Renda.




Como você pode garantir sua vaga?

Ficou interessado em fazer parte desta turma da Especialização? Tudo o que você precisa fazer agora é preencher formulário abaixo para aplicar para o Pós-graduação: Psicologia na atenção psicossocial: elementos para o trabalho na RAPS.

Passo 1: Preencha o formulário de cadastro e aproveite a abertura desta turma. Temos apenas 50 vagas.

Passo 2: Você receberá uma ligação para fazer uma curta entrevista.
Importante: o objetivo dessa ligação é identificar se essa especialização é o ideal para você e se você é a pessoa ideal para essa oportunidade. Fique atento ao seu telefone e revise o número que você colocar na aplicação.


Faça sua aplicação na pós-graduação

ENVIAR

Perguntas Frequentes

A pós-graduação ONLINE: "Psicologia na atenção psicossocial: elementos para o trabalho na RAPS" é reconhecida pelo MEC?

Sim, A Pós-Graduação é uma parceria do Cenat e da Faculdade Censupeg. A Faculdade Censupeg Nota 5 no MEC é a responsável pelo projeto pedagógico, regulamentos específicos, as condições de oferta obedecem as disposições legais vigentes e pela Certificação do aluno. A Faculdade CENSUPEG, situada em Joinville, SC, credenciada pela portaria No 1.596, de 10 de Setembro de 2019, publicada no D.O.U ( Diário Oficial da União) no dia 12 de Setembro de 2019. O Certificado será emitido com a carga horária de 364 horas ao final da formação. Reconhecido pelo MEC, constando os nomes dos professores do curso. O cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do Cenat é certificado pela Faculdade Censupeg, que é responsável pela Direção Acadêmica do curso.

Pode-se iniciar a pós-graduação antes de terminar graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, uma pós-graduação só pode ser iniciada por pessoas que possuem diploma da graduação. Portanto, ressalta-se não ser possível cursar a especialização antes de terminar sua faculdade.

Quem pode fazer uma pós-graduação?

De acordo com a resolução CNE/CES nº 1/2018 do MEC, os cursos de pós-graduaçãopodem ser oferecidos para aqueles indivíduos que já possuem um diploma de Ensino Superior, seja ele referente a um bacharelado, a uma licenciatura ou a um tecnólogo.

O que é uma pós-graduação?

Essa pergunta é muito comum. Uma pós-graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado.

A Diferença entre Pos-Graduação Lato senso e Stricto sensu

A Especialização é um tipo de Pós-Graduação, conhecida como lato sensu, cujo foco é trazer conhecimentos avançados para o aluno, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. A Pós-Graduação ainda abriga as possibilidades de Mestrado e Doutorado, que são cursos stricto sensu, ou seja, têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos através de pesquisas acadêmicas. A Pós-Graduação lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, como, por exemplo, as Especializações e os MBAs. Já os cursos stricto sensu são destinados aos programas de Mestrado e Doutorado, atuando, portanto, na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que vão contribuir para o campo de estudo e dando aos alunos um título de Mestre ou Doutor.  

Preciso fazer TCC?

A avaliação de conteúdo será feita no final de cada bloco em atividades reflexivas. No final do último bloco será realizada a avaliação final, que será a construção de um projeto terapêutico singular, não sendo portanto necessário realizar um TCC.

1.Participação nas aulas;
2.Participação nos seminários;
3. No final de cada bloco de disciplinas, será avaliado o aluno pelas atividades reflexivas;
4. Atividade - no final do último bloco sob orientação dos docentes do módulo, o aluno realizará Planejamento de ações e estratégia em redes, por meio do projeto terapêutico singular.

Quanto tempo dura?

A Especialização em Saúde Mental tem a duração de 364 horas, o que corresponde a 14 meses de estudos, sendo dividido em 5 eixos diferentes.

Qual é o título de quem faz especialização?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista. Especialista em Psicologia atenção psicossocial na RAPS.

Contato

  • Atendimento por e-mail
    Entre em contato com nossa equipe pelo
    e-mail: processoseletivo@cenatcursos.com.br
  • Atendimento por WhatsApp
    Para tirar dúvidas sobre a inscrição do curso: (12) 99185-1221
  • Ainda tem alguma dúvida?
    Fale com a nossa Consultora do Processo Seletivo - Victoria Rodrigues