Corpo Docente Pós-graduação | Gêneros e Sexualidades: cuidados interseccionais em saúde mental coletiva
Claudio Mann – IPUB/UFRJ (coordenador) CURRÍCULO Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia , Doutorado em Ciências pela ENSP da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ e Mestrado em Enfermagem pela UFRJ . Especialização em Saúde Mental realizada no IPUB/UFRJ (1998) e Especialização em Gênero & Sexualidade realizada no Instituto de Medicina Social (IMS) da - UERJ (2011). Acumula experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e prevenção e assistência das DST/AIDS na Saúde Mental, estigma e pesquisa. Desde 1996 é Coordenador da "Oficina de Saúde e Sexualidade", do IPUB/UFRJ, tendo ganhado vários prêmios com este trabalho. Consultor do Programa Nacional de DST/AIDS - Ministério da Saúde, realizando de 2001 a 2007, capacitações em todo Brasil para profissionais de Saúde Mental.
Helena Moraes Cortes (coordenadora) CURRÍCULO Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2009), aperfeiçoamento em Formação de pessoal em Reabilitação Psicossocial pela Università degli Studi di Torino - Itália (2010), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2011) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora doutora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial ? Mestrado Profissional (MPSM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Saúde Mental com ênfase em Saúde Mental Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental e saúde coletiva, reforma psiquiátrica, reabilitação psicossocial, enfermagem, enfermagem psiquiátrica, ensino, saúde mental de populações vulneráveis.
Alexander Ramalho CURRÍCULO Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Especialização em Saúde Mental pela ENSP/Fiocruz. Mestrado em Atenção Psicossocial pela UFRJ (IPUB).Psicanalista membro efetivo da Escola de Psicanálise Ato Analítico. Atualmente é Supervisor do CAPS II Araruama e Pesquisador convidado do LAPS (laboratório de ensino e pesquisa em saude mental e atenção psicossocial) ENSPS/FIOCRUZ. enfermeiro - Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Ex diretor dos hospitais Instituto Municipal Philippe Pinel e IMAS juliano moreira - Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Professor universitário durante 18 anos nos cursos de Psicologia e Enfermagem na Universidade Estácio. Tem experiência na área de Gestão, Saúde Mental, Enfermagem e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, atenção psicossocial, reforma psiquiátrica, psiquiatria e enfermagem.
Edimar Otavio Batista da Costa CURRÍCULO Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, Formação Superior, Orientação de Monografias, Supervisão de Estágios, Desenvolvimento das Relações Humanas e do Trabalho através de Dinâmicas de Grupo, Orientação Escolar com ênfase para Orientação Profissional, Mestrando em Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar com ênfase para Dependência Química, Saúde Mental, Saúde da Criança, Adolescente e da Família, Intervenção e Práticas Sistêmicas com Casais e Família, Psicologia Hospitalar, Consultoria Institucional em Psico-Higiêne. Prevenção e Posvenção em Suicídio.
Marcos Cláudio Signorelli CURRÍCULO Professor Associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Membro fundador e primeiro coordenador (gestão 2019-22) do GT de Saúde da População LGBTI+ da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Pesquisador associado do Centre of Research Excellence (CRE) in Safer Families da University of Melbourne. Docente do Curso de Medicina e orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Linha Políticas e Serviços de Saúde) e Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE) da UFPR. Pós-doutorado em Saúde Pública no Judith Lumley Centre/La Trobe University, Austrália (Bolsa CAPES). Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, com estágio sanduíche no Mother and Child Health Research, Department of Public Health, La Trobe University, Melbourne - Austrália. Mestre em Fisiologia, pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e Fisioterapeuta pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Na UFPR já coordenou a Graduação em Saúde Coletiva, a Especialização em Gênero e Diversidade na Escola, o PET Saúde (2013-15 e 2018-21), a Clínica-Escola de Fisioterapia e o Comitê Setorial de Pesquisa; e foi vice-coordenador da Graduação em Fisioterapia e do Mestrado em Desenvolvimento Territorial Sustentável. A produção acadêmica e interesses de pesquisas incluem: violência de gênero; saúde da população LGBTI+; e o papel da atenção primária à saúde e abordagens intersetoriais na prevenção às violências. É lider do grupo de pesquisas "Território, diversidade e saúde" (TeDiS/ CNPQ).
Melissa Oliveira CURRÍCULO Doutora e Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2013) e especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela mesma instituição, possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde pública, saúde mental e gênero.
Deivisson Vianna Dantas dos Santos CURRÍCULO Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Atualmente é Docente Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PROFSAUDE) nesta mesma universidade. Possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013) e já ocupou o cargo de coordenador de saúde mental neste município (2009-2011). Tambem, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017).
Daniel Goulart - UnB CURRÍCULO Professor Adjunto do do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Também, é Professor Colaborador do Mestrado em Psicologia e Saúde da Faculdade de Ciências da Educação e Saúde do Centro Universitário de Brasília, onde lidera o grupo de pesquisa Saúde Mental, Educação e Subjetividade: da Patologização ao Desenvolvimento Subjetivo. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília, com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido/CAPES). Psicólogo e Bacharel Especial em Pesquisa pela USP. Recentemente, publicou os livros “Saúde mental, desenvolvimento e subjetividade: da patologização a ética do sujeito” (Cortez, 2019) e o livro “Subjectivity and critical mental health: lessons from Brazil” (Routledge, 2019).
Rossana Seabra – UNESP CURRÍCULO Possui Graduação em Psicologia pela UFPR (1982), Especialização em Educação Especial pela UFPR (1991), Mestrado em Educação pela UFSCAR (1995), Doutorado em Educação pela UNESP (2002) e Pós doutorado em Desinstitucionalização realizado em Trieste-Itália (2011). Atualmente é Professora Assistente Doutora da UNESP e Membro do Corpo Editorial da Internacional Association Of Applied Psychology.
Salvador Corrêa CURRÍCULO Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estácio de Sá (2006) e mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2012) e doutorando em Saúde Coletiva no Programa de Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é consultor em HIV/AIDS. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase saúde mental, HIV e AIDS, atenção e atendimento a usuários de crack e outras drogas, pessoas com transtornos mentais graves. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: HIV, ativismo, estigma, arte e saúde coletiva.
Vagner de Almeida CURRÍCULO Pesquisa o tema da homossexualidade, HIV e AIDS desde 1983. Em 1989, integrou-se à ABIA, onde passou a coordenar a produção audiovisual da instituição. O primeiro filme dele produzido pela Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) foi “Cabaret Prevenção” (1995), que ajudou a dar visibilidade à comunidade HSH no país. Dentre todos os filmes realizados, destaca-se o filme “Borboletas da Vida” (2006), premiado no New York Brazilian Film Festival como melhor documentário. Além disto assume outras frentes, tais como: escritor, diretor, fotógrafo, ativista, ator, crítico de teatro, coordenador de Oficinas de Prevenção de HIV/AIDS e IST-ABIA e formando em direção de documentários em vídeo/filmes na NYU – New York University. Atualmente, é o coordenador do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens na instituição.
Rachel Gouveia Passos CURRÍCULO Professora Adjunta lotada no Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora dos seguintes grupos/núcleos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NEPS/UERJ/CNPq) e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Saúde (NUEPSSS/UFF/CNPq). Coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos, vinculado a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esteve como Assessora Técnica Especializada do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde (DESME/SAES/MS) no período de julho de 2023 a março de 2024. É Pós-Doutora em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito, vinculada a linha de pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2023); Pós-Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2018); Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), tendo realizado estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra/Portugal; Mestra em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2011); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (2009) e bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007).
Ale Mujica Rodrigues CURRÍCULO Possui graduação em Medicina - Universidad Autónoma De Bucaramanga, Colômbia - UNAB (2009), especialização em Docência Universitária - Universidad Industrial de Santander, Colômbia (2012). Mestre em Saúde Coletiva da UFSC (2014). Doutor em Saúde Coletiva UFSC (2019). Tem experiência na área da Medicina, com ênfase em pesquisa, nas áreas de Chagas e sexualidade. Atuou em ensino e pesquisa na área da saúde na UNAB. Desenvolve pesquisas no campo das questões Trans (Transexualidades, travestilidades e transgeneridades), saúde LGB, gênero e saúde, gordofobia, políticas públicas. Feminista e ativista autônoma do movimento Trans e lésbico, do movimento gordo, do movimento feminista em saúde e da frente catarinense pela legalização e descriminalização do aborto. Tem experiência como tradutore-revisore, principalmente em escrita científica. Desde 2015 traduze textos de português para espanhol e de espanhol para português. Também tem experiência em revisão de textos traduzidos, transcrição/tradução de entrevistas e, recentemente, como tradutore de legendas para projetos audiovisuais. Assim como, tem experiência na revisão de textos para adequá-los às normas ABNT e/ou às normas APA.
Luciana Alelluia CURRÍCULO Possui graduação em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é gestão de pessoas e saúde do trabalhador - FundaçãoOswaldo Cruz. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, autonomia, enfermagem psiquiátrica, saúde mental, enfermagem psiquiátrica, cuidado integral e política pública.
Matheus Marques Ferreira CURRÍCULO Enfermeiro especialista em Saúde Mental (UFRJ) e Mestre em Ciências do Cuidado (UFF). Foi enfermeiro no CAPS UERJ, preceptor da Residência Multiprofissional de Saúde Mental da UERJ, preceptor da Residência Uniprofissional de Enfermagem em Saúde Mental e preceptor da Residência Uniprofissional de Psicologia Clínica. Atualmente atuando como enfermeiro no CAPS III Maria do Socorro.
Rafaela Cesario Pinheiro CURRÍCULO Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (PPGDH - UnB) como bolsista da CAPES. Estágio docência na área de Psicologia, Ética, Direitos Humanos e Cidadania. Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Extensão em saúde mental no Projeto Interdisciplinar em Saúde Mental - PRISME nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atuando na perspectiva antimanicomial e de desinstitucionalização, de inclusão social, articulação com o território, promoção de cidadania, apoio matricial e articulação de rede. Extensão no programa multidisciplinar Projeto Violência Doméstica - ProVid, atuando na oferta de assistência psicossocial e esclarecimentos acerca de direitos positivados e da rede socioassistencai disponível. Estágio em saúde mental nos Centros de Atenção Psicossocial ) atuando na perspectiva antimanicomial e de desinstitucionalização, de inclusão social, articulação com o território, promoção de cidadania, apoio matricial e articulação de rede. Estágio no Consultório na Rua, estratégia da atenção básica voltada para a população em situação de rua atuando na promoção e prevenção em saúde, promoção da autonomia e participação social, busca ativa, atendimento in loco, apoio matricial e articulação da rede socioassistencial.