11)
Psicodiagnóstico Infantojuvenil 09/12/2025
Ementa: O psicodiagnóstico infantojuvenil é uma avaliação psicológica que identifica pontos positivos e negativos da criança, permitindo o diagnóstico de possíveis psicopatologias, com o objetivo de auxiliar o profissional na compreensão psicodinâmica, favorecendo intervenções durante o processo avaliativo e permitindo a evolução do quadro desde as consultas iniciais para auxiliar na identificação de potencialidades e dificuldades da criança e do adolescente
12)
Abordagens Psicoterápicas Especializadas na Infância e Adolescência03/02/2026
Ementa: A psicoterapia pode ajudar a criança e o adolescente a se desenvolver mais facilmente, a partir do autoconhecimento e expressão de seus sentimentos. As abordagens e as novas abordagens psicoterápicas para crianças e adolescentes são fundamentais na atualidade e podem ser cognitivo-comportamental, psicanalítica, analítica, humanista-existencial e sistêmica pós-moderna
13)
Altas Habilidades: Avaliação e Intervenção 10/02/2026
Ementa: É importante ressaltar que crianças e adolescentes não necessariamente são boas em tudo ou não precisam de orientação na aprendizagem. Geralmente se destacam em algumas áreas específicas e uma orientação adequada pode direcionar para melhor rendimento nas suas áreas de maior habilidade, assim, é possível criar um Plano de Desenvolvimento Individual e Escolar adequado para cada fase da vida e desenvolvimento.
14)
Neuropsicologia do desenvolvimento aplicada a Infância e Adolescência, Instrumentos e Manejos no atendimento 24/02/2026 e 03/03/2026
Ementa: Com o objetivo de capacitar, identificar, analisar e intervir nos processos de desenvolvimento neuropsicológico infantil, compreendendo a cognição e fatores que influenciam a aprendizagem e comportamento criando assim, estratégias práticas de avaliação e intervenção.
15)
Psicofarmacologia aplicada a Infância e Adolescência 10/03/2026
Ementa: O diagnóstico apropriado em psicofarmacologia constitui o pilar da resposta terapêutica medicamentosa. A indicação do tratamento na infância e adolescência é eminentemente clínico, ou seja, ocorre depois da fase de avaliação, do estabelecimento do diagnóstico e de uma formulação psicossocial abrangente.
16)
Transtornos da Aprendizagem 17/03/2026
Ementa: Os transtornos de aprendizagem ocorrem, possivelmente, quando há alterações nas conexões ou deficiências em determinadas áreas do cérebro. Isso leva a atrasos no desenvolvimento cognitivo e as dificuldades aparecem geralmente na idade escolar.
17)
TOD - Transtorno Opositor Desafiador 24/03/2026
Ementa: O Transtorno Opositor Desafiador (TOD) é um distúrbio que se caracteriza por um padrão de comportamento desafiador, impulsivo e irritável. Ele pode ocorrer na infância e adolescência e pode ter influências genéticas, mas o seu desenvolvimento é multifatorial e por isso precisa de um olhar apurado para detecção e cuidado.
18)
Transtornos de Ansiedade, Suicídio e Depressão
31/03/2026 e 07/04/2026
Ementa: Um dos fatores de risco mais comuns, potentes e remediáveis para o suicídio é a depressão. Para pacientes com depressão, o risco de suicídio pode aumentar durante períodos em que a depressão ou ansiedade são mais graves, associados a outros fatores psicossociais e emocionais.
19)
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
14/04/2026
Ementa: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome que pode afetar a atenção, a atividade e a impulsividade de uma pessoa. É um distúrbio neurobiológico crônico que pode se manifestar desde a infância. Seus sintomas são: dificuldades para manter o foco, agitação motora, impulsividade, hiperatividade e desatenção. O tratamento adequado pode amenizar os sintomas e permitir um bom desempenho escolar e profissional.
20)
Transtorno do Espectro Autista
28/04/2026 e 05/05/202
Ementa: O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções. Tem como características a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo. Cada indivíduo dentro do espectro vai desenvolver o seu conjunto de sintomas variados e características bastante particulares.
21)
Transtornos Disruptivos, do Controle de Impulso e de Conduta
12/05/2026
Ementa: Os transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta são distúrbios psiquiátricos que envolvem comportamentos agressivos, impulsivos e desafiadores. É preciso pensar em tratamento medicamentoso, psicoterapia comportamental, intervenções educacionais, atividades lúdicas, apoio contínuo da família e dos profissionais de saúde mental para o cuidado da criança e adolescente.
22)
Transtornos Sexuais na Infância e Adolescência e Abuso Sexual
19/05/2026
Ementa: A sexualidade em diferentes sociedades e contextos históricos. Considerações gerais e aspectos biológicos e psicossociais sobre a sexualidade humana na infância e adolescência. Transtornos sexuais: disfunções sexuais e parafilias. Aspectos profissionais e éticos no lidar com a sexualidade pois o abuso e a exploração sexual são formas silenciosas e cruéis de violência contra crianças e adolescentes.
23)
Seminário Avaliativo26/05/2026