Palestrantes

Internacionais

Imagem black-november-depoimentos
Dainius Pūras
Lituânia

Professor e Chefe do Centro de Psiquiatria Infantil e Pediatria Social da Universidade de Vilnius, e leciona na Faculdade de Medicina, Instituto de Relações Internacionais e Ciências Políticas e Faculdade de Filosofia da Universidade de Vilnius, Lituânia. Ele também é Professor Visitante da Universidade de Essex (Reino Unido) e Visitante Distinto do O'Neill Institute for National and Global Health Law, Universidade de Georgetown (EUA). Como médico, ele atua como consultor no Centro de Desenvolvimento Infantil, no Hospital Universitário de Vilnius. Dainius Pūras é um defensor dos direitos humanos que esteve ativamente envolvido nos últimos 30 anos no processo de transformação das políticas e serviços de saúde pública, com foco especial nos direitos das crianças, pessoas com deficiência mental e outros grupos em situação de vulnerabilidade. Foi relator da OMS sobre Direitos Humanos e Saúde Mental.
Imagem black-november-depoimentos
Seetha Subbiah
Cingapura

Dra. Seetha Subbiah é psicóloga clínica licenciada com mais de 22 anos de experiência na prestação de serviços de saúde emocional e comportamental para crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias multiculturais em Cingapura e em outros países, como os Estados Unidos da América , Japão, Índia, Sri Lanka e Nigéria. Ela estudou na Universidade da Califórnia, em Berkeley (bacharelado em psicologia) e na Escola de Psicologia Profissional de Illinois, Chicago Campus (mestrado e doutorado em psicologia clínica), EUA. Escreveu o livro: Você ouviu isso? Ajuda para crianças que ouvem vozes..
Imagem black-november-depoimentos
Caroline Mazel-Carlton
Estados Unidos

Ela é uma sobrevivente de crise psiquiátrica diagnosticada com psicose, diretora de treinamento da Wildflower Alliance - Recovery Learning Community of Western Massachusetts, Assistente social e instrutora de apoio ao suicídio. Diretor de Treinamento para a Comunidade de Aprendizagem de Recuperação do Oeste de Massachusetts (WMRLC), que promove um espírito de autodeterminação e apoio mútuo em muitas partes do mundo. Ela teve o privilégio de ser facilitadora/treinadora da abordagem "Alternativas ao Suicídio" por mais de cinco anos, promovendo conversas e conexões em torno do atual paradigma de "avaliação de risco".
Imagem black-november-depoimentos
Alejandra Barcala
Argentina

Graduado em Psicologia, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda na Faculdade de Psicologia (UBA). Pesquisadora e professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Psicologia (UBA) e do Mestrado em Saúde Mental Comunitária (UNLu). Coordenadora do Programa de Atenção Comunitária a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves (Diretoria de Saúde Mental, GCBA).
Imagem black-november-depoimentos
Serge Tshiswaka
Congo/Brasil

Possui Graduação em Enfermagem pela PUC Campinas , Mestrado em Ciências da Saúde pela PUC Campinas, Pós graduado em Saúde Mental pela Unileya, Professor no Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera 2019-2020. Enfermeiro com experiência no Núcleo de Educação Permanente, Supervisão, Liderança em Enfermagem Hospitalar e gestão da unidade de Saúde Mental do Hospital Ouro Verde em Campinas, Professor de Francês. Idealizador e Presidente do Projeto Saúde, Música e Alegria (Humanização Hospitalar) e SAMEA KIDS. Músico, Compositor e Mentor de Musicalização infantil, Escritor.

Nacionais

Imagem black-november-depoimentos
Marco José de Oliveira Duarte (UFJF)

Professor Doutor da Faculdade de Serviço Social e Docente Permanente do Programa do Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista Produtividade do CNPq. Tutor do PET-Saúde/Interprofissionalidade na UFJF/MS/PJF. Coordenador do Centro de Referência de Promoção de Cidadania LGBTQI (CeR-LGBTQI) da UFJF. Graduado em Serviço Social pela ( UFF-Niterói), em 1986. Graduado em Psicologia pela UFF, em 1987. Residência em Serviço Social - UERJ. Mestre em Serviço Social pela UFRJ. Doutor em Serviço Social pela UERJ, em 2012. Pós-Doutor em Politicas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) .Presidente do Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS), atual Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), na gestão de 1991 a 1992.
Imagem black-november-depoimentos
Rossano Cabral (UERJ)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, residência em Psiquiatria (1998) e Psiquiatria Infantil pelo Instituto Municipal Philippe Pinel - RJ, mestrado (2004) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, com doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de História da Ciência (Berlim, Alemanha). Foi Professor Visitante do NUPPSAM/IPUB/UFRJ (2011) e atualmente é Professor do Instituto de Medicina Social da UERJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental de crianças e adolescentes e transtornos do espectro autista.
Imagem black-november-depoimentos
Daniel Goulart (UNB)

Professor Adjunto de Psicologia da Educação do Departamento de Teorias e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (TEF/FE/UnB). Doutor em Educação da Universidade de Brasília (FE-UnB), com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester,Reino Unido/CAPES). Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (FE-UnB), Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e Bacharel Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
Imagem black-november-depoimentos
Aline Silva de Salles

É membra do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua de SC, já viveu em situação de rua e atualmente é redutora de danos, militante antirracista e antimanicomial. Aline foi homenageada em 2020 pela Câmara Municipal de Florianópolis-SC com a Medalha Antonieta de Barros, pelo seu trabalho em prol das mulheres e pessoas trans em situação de rua na cidade. Aline é a idealizadora do Coletivo Voz das Manas.
Imagem black-november-depoimentos
André Schafer

É coordenador do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua de SC, já viveu em situação de rua por 20 anos e hoje é militante antirracista e antimanicomial. André Schafer tem experiências como educador social e redutor de danos na cidade de Florianópolis e, através do movimento social, propôs diversos projetos que promovem lazer, cultura, saúde e cidadania à população em situação de rua em Florianópolis.
Imagem black-november-depoimentos
Gilsenei Tavares (PPGSC/UFSC)

Ex-integrante do Coletivo de Produção Integrada de Resistência Antimanicomial (Coletivo PIRA), apoiador do Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua de SC, mestrando em Saúde Coletiva pela UFSC, membro do Grupo de Pesquisa em Políticas de Saúde/Saúde Mental da mesma universidade, militante antimanicomial, psicólogo, acompanhante terapêutico e redutor de danos.
Imagem black-november-depoimentos
Daniela Ribeiro Schneider (UFSC)

Profª. Titular do Depto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia - Espaa, 2012 e University of Miami - USA, 2019).
Imagem black-november-depoimentos
Rossana Seabra (UNESP)

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutorado em Educação pela Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2002) e Pós-doutorado em Desinstitucionalização realizado em Trieste-Itália (2011). Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Membro do Corpo Editorial da Internacional Association Of Applied Psychology. Tem experiência na área da Saúde mental, Desinstitucionalização e Educação Especial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental da Criança e Adolescente. Desinstitucionalização.
Imagem black-november-depoimentos
Emiliano de Camargo (PUC - SP)

Doutorando em Psicologia Social (PUC - SP / Bolsista CNPq); Mestrado em Psicologia Social (PUC - SP / Bolsista CNPq, 2018). Dissertação - Saúde Mental e Dimensão Étnico Racial: A Atuação de um Centro de Atenção Psicossocial II Infantil; Especialização Lato Sensu em Psicopatologia e Saúde Pública (FSP/USP, 2014). Monografia - A Violência do Racismo e os Possíveis Efeitos no Corpo Negro. Graduação em Psicologia - Bacharelado e Formação de Psicólogo (USJT, 2008). TCC - Preto no (Lugar de) Branco? Ascensão Social do Negro e Preconceito Racial; Áreas de Atuação: Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude; Membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO.
Imagem black-november-depoimentos
Melissa Ribeiro (UFRJ)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002). Mestrado (2015) e Doutorado (2019) em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPUB/ UFRJ, com doutorado sanduíche na Universidade de Montreal (Quebec/ Canadá). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DPTO/ FM/ UFRJ). Membro do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPPSAM/ IPUB/ UFRJ) e do Laboratório estudos e ações em Terapia Ocupacional.
Imagem black-november-depoimentos
Michele Cervo (Unicentro Irati/PR)

Professora Adjunta A do Departamento de Psicologia (DEPSI) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Irati-Paraná. Doutora em Psicologia Social e Institucional - UFRGS. Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). Concluiu a Residência Multiprofissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS) - ênfase em Atenção Básica em Saúde Coletiva (2008) e R3 (terceiro ano da Residência Multiprofissional em Saúde) - ênfase em Gestão e Formação em Saúde Mental Coletiva (2009). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Franciscana (2005). Atua nas áreas de: Psicologia Social; Políticas Públicas; Saúde Coletiva; Saúde Mental; Infância. Coordenadora do Projeto de Extensão vinculado ao Programa Universidade Sem Fronteiras Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Adolescência - NEDDIJ. Mãe de uma filha, esteve em licença maternidade no ano de 2017.
Imagem black-november-depoimentos
Ricardo Lugon (UFRGS)

Médico Psiquiatra da Infancia e Adolescencia graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo com Residência Médica no Instituto Municipal Philippe Pinel/RJ. Mestre em Educação pela UFRGS. Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Professor na Faculdade de Psicologia da IENH. Professor do Curso de Medicina da Universidade Feevale. Professor do Curso de Medicina da Unisinos. Psiquiatra no Capsi de Novo Hamburgo. Pesquisador do campo da Saude Mental Infantojuvenil. Membro da Abraça - Associacao Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo e membro da Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME.
Imagem black-november-depoimentos
Juliana Araújo (UFRJ)

Professora Adjunta do Curso de Terapeuta Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formada em Terapia Ocupacional na Universidade de São Paulo (2008). Participou da implementação do CAPS II Infantil - Brasilândia em 2009 -2015) Pesquisadora dos Grupos: Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional (USP); Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO- UFSCAR); Saúde Mental e Saúde Coletiva (UNESP). Doutora e Mestre em Psicologia e Sociedade - UNESP/Assis com ênfase nos estudos das políticas públicas em saúde mental, processos de subjetivação contemporâneos e relação arte e clínica. Foi bolsista PNPD-CAPES de Pós- doutorado em Estética e História da Arte na Universidade de São Paulo (2019-2021)
Imagem black-november-depoimentos
Nazareth Malcher (UnB)

Graduação em Terapia Ocupacional (UEPA /1993), Especialistaem Saúde Mental (UnB, 2009 - Reconhecimento CREFITO 12), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura (IP/UnB, 2010) e Doutora no Ensino em Saúde (IP/UnB, 2016). Pós-doutorado em Psicologia Fenomenológica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFPA e no Departamento de Politica e Ciências Sociais na Universidade de Turim (Itália). Docente do Curso de Terapia Ocupacional na Faculdade Ceilândia, Universidade de Brasília. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA), linha de pesquisa "Fenomenologia: Teoria e Clínica". Participa do corpo editorial da Revista Nufen: Phenomenology and interdisciplinarity.
Imagem black-november-depoimentos
Débora da Silva

É mulher indígena, mãe, militante pelo Movimento Nacional em Defesa da População em Situação de Rua de SC, e coordenadora do Sarau das Marias.