Inscreva-se no maior congresso sobre saúde mental infantojuvenil da América Latina

O Congresso


O IV Congresso Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental Infantojuvenil acontecerá nos dias 12 e 13 de maio de 2023 em Florianópolis/SC. Sintam-se, desde já, bem-vindos/as/es para o evento em toda a sua programação, bem como para as diversas atividades durante o Congresso.
Imagem
  • O Congresso tem por objetivo ser um espaço de discussão e debate sobre boas práticas em Saúde Mental de crianças e adolescentes. A saúde mental infantojuvenil é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque, desde o começo do século XXI, e se hoje temos leis e garantia de direitos para as crianças e adolescentes é porque muitos conflitos ocorreram para que fosse necessário confirmar essa ideia. A nova concepção de criança e adolescente, possibilitada pelo marco dos direitos humanos, permitiu que fossem reconhecidas como questões relevantes para as políticas públicas de cuidados,muitos aspectos fundamentais de sua condição de sujeitos psíquicos:indivíduos que partilham a condição humana e o fato de terem histórias de vida e experiências particulares, sendo seres atravessados pelos enigmas da existência, seres que sofrem, podendo expressar diferentes maneiras os transtornos, o mal-estar, o sofrimento intenso, a euforia ou a felicidade. Um grande avanço nas políticas públicas em saúde mental infantojuvenil foi a criação dos CAPSi (Centros de Atenção Psicossociais Infantojuvenis), que constituem uma ação-chave para alavancar a montagem do cuidado da rede pública para crianças e adolescentes.

    Nestes dois dias de evento, vamos promover um espaço de debates e trocas de experiências entre pessoas e organizações que vêm construindo boas práticas em Saúde Mental Infantojuvenil, com enfoque nessa população que vivencia o sofrimento psíquico.A idealização desse Congresso advém de articulações entre profissionais e estudantes da saúde mental, saúde, educação assistência social, setor judiciário, professores, da IMHCN (International Mental Health Collaboration Network), do CENAT (Centro Educacional de Novas Abordagens Terapêuticas), usuárias, usuários e familiares.

Objetivos

Possibilitar aos participantes conhecimento

 para que possam analisar a saúde mental infantojuvenil a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e pela Luta Antimanicomial;

Proporcionar uma análise crítica

do percurso das práticas psiquiátricas infantojuvenis ao longo da História;

Discutir e divulgar experiências inovadoras

que vêm produzindo mudanças significativas no campo da saúde mental infantojuvenil no Brasil e em diversos lugares do mundo;

Discutir a importância de envolver

o trabalho em Redes Intersetoriais envolvendo todos os autores no cuidado da criança e do adolescente;

Aumentar a conscientização de profissionais

trabalhadores e estudantes da saúde mental, da saúde, da educação, da assistência social e do setor judiciário sobre a importância de construir novas estratégias de abordagem em saúde mental infantojuvenil, juntamente com os jovens e suas famílias.

Público alvo


Profissionais, estudantes e professores das Áreas da saúde mental, saúde, educação, assistência social e setor judiciário.

Experts por experiências/vivências e seus familiares.

Imagem

Comissão organizadora
e Apoio

CENAT, IMHCN e Intervoice

Palestrantes

Conheça todos os palestrantes, nacionais e internacionais:

  • Local do Congresso: CentroSul: Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC

    Data: 12 e 13 de maio

Dúvidas frequentes

Imagem

Grupos têm desconto no valor da inscrição?

Sim. Grupo de 10 a 20 pessoas tem desconto de 10% no valor do lote vigente. Grupo acima de 20 pessoas tem desconto de 15% no valor da inscrição. Enviar solicitação de desconto para grupo no e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Não recebeu o seu e-mail de confirmação da inscrição?

Caso não tenha recebido o ingresso (ou inscrição) em seu e-mail, você pode acessá-lo a qualquer momento através do aplicativo da Doity.
Ou se preferir podes entrar em contato com nosso atendimento pelo e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso transferir minha inscrição?

Trocas de titularidade poderão ser realizadas pelo titular da compra; basta enviar um email para: atendimento@cenatcursos.com.br

Será emitido algum certificado de conclusão?

Sim. Ao termino do evento, será disponibilizado um certificado de conclusão online com carga horária de 25 horas. O certificado não tem QRCODE, e possui o programa do evento.

Como acessar o meu certificado?

Você poderá efetuar o download do certificado diretamente no site da Doity, porém o mesmo só é disponibilizado caso o organizador já tenha efetuado a liberação na plataforma. Segue link de ajuda: https://ajuda.doity.com.br/pt-br/article/como-acessar-meu-certificado-wahc3n/

Posso cancelar a minha inscrição?

Sim! Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita pelo titular da compra através do e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br

Posso fazer o cadastro e fazer o pagamento depois?

Não. A inscrição só é confirmada após o pagamento, antes é apenas o cadastro e não garante a inscrição. Pagamento realizado via boleto bancário pode levar até  3 dias úteis para compensação. 

Vou submeter um trabalho preciso fazer a inscrição antes de sair o parecer?

Não. Você pode submeter o trabalho para avaliação do parecerista e fazer a inscrição após o envio do parecer. Após aprovado é obrigatório ao menos um dos autores tem que estar inscrito no congresso.

O congresso será online também?

Não. O congresso será realizado apenas na modalidade presencial. Por conta dos altos custos para transmissão híbrida, a comissão definiu apenas pelo presencial. Bem como, não haverá gravações do mesmo. 

Os trabalhos são publicados nos Anais?

Sim. Todos os trabalhos aprovados e inscritos no congresso serão publicados nos anais com o selo ISBN.

O congresso aceita pagamento de inscrições por empenho?

Sim, O pagamento de inscrição por Nota de Empenho destina-se ao participante do evento, de qualquer categoria (profissionais, estudantes, militantes de movimentos sociais, usuários ou familiares), o qual terá sua inscrição custeada por instituição pública ou privada, optante por esta modalidade de pagamento. Trata-se de uma modalidade de inscrição destinada exclusivamente para pessoa jurídica. Para realizar a inscrição nesta modalidade, basta entrar em contato com o atendimento do CENAT pelo e-mail: atendimento@cenatcursos.com.br e informar sobre a realização de inscrição por Nota de Empenho.

Até quando posso solicitar o pagamento de inscrição por empenho?

O congresso estará aceitando inscrições por Nota de Empenho até 15 dias antes do evento.
Após esta data não será mais aceito solicitações de inscrições nesta modalidade, devido aos processos administrativos que as mesmas exigem.