Corpo Docente
Pós-graduação online Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde
João da Silva
Deivisson Vianna - UFPR
Coordenador

CURRÍCULO
Médico, Psiquiatra, Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com período sandwich na Université de Montréal (UnM). Atualmente é Docente Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde da Família (PROFSAUDE) nesta mesma universidade. Possui MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalhou na supervisão e gestão em diversos equipamentos de saúde de Campinas-SP (2005 a 2013) e já ocupou o cargo de coordenador de saúde mental neste município (2009-2011). Tambem, coordenou a municipalização e reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Curitiba-PR (2014-2017).
João da Silva
Bernadete Perez - UFPECURRÍCULO
Médica Sanitarista com Residência em Medicina Preventiva e Social na Unicamp. Possui Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz/PE (2006/2012). Atualmente é Professora Associada e Coordenadora da Área Acadêmica de Saúde Coletiva do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE, Vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO gestão 2018-2021, atualmente gestão 2021-2024). Foi Supervisora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade do Hospital das Clínicas/UFPE (2014-2020) e tem experiência no campo da Saúde Coletiva com ênfase em Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Modelos de Atenção e Gestão, Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção e Gestão, Pesquisa Social e em pesquisas na interface Clínica e Política.
Carlos Gama - Unicamp
CURRÍCULO
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP 1990), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP 2001) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas ( UNICAMP 2011). É professor titular da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Saúde Mental e Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: instituições, Atenção Básica, Programa de Saúde da Família e equipamentos ligados à Reforma Psiquiátrica..
João da Silva
Rossana Seabra - UNESP
CURRÍCULO
Possui Graduação em Psicologia pela UFPR (1982), Especialização em Educação Especial pela UFPR (1991), Mestrado em Educação pela UFSCAR (1995), Doutorado em Educação pela UNESP (2002) e Pós doutorado em Desinstitucionalização realizado em Trieste-Itália (2011). Atualmente é Professora Assistente Doutora da UNESP e Membro do Corpo Editorial da Internacional Association Of Applied Psychology..
João da Silva
Marcelo Kimati – UFPR
CURRÍCULO
Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Possui experiência em antropologia, saúde mental, saúde coletiva, gestão em saúde pública e política de álcool e drogas. Atuou como assessor na Coordenação de Saúde Mental (Ministério da Saúde), Diretor de Saúde Mental e Política de Drogas em Curitiba. Atualmente atua como professor Saúde Coletiva UFPR, coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Drogas (NIED) da UFPR com campo de pesquisa nas áreas de saúde mental, medicalização e sistemas de saúde.
João da Silva
Sabrina Stefanello – UFPR
CURRÍCULO
Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Pós-doutorado em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e Pós-doutorado no Departamento de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Montreal (Quebéc-Canadá). Tem experiência em pesquisa, reabilitação e inclusão social de egressos de hospitais psiquiátricos, em prevenção do suicídio e ensino de psiquiatria. Atua como professora da Universidade Federal do Paraná, membro do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), orienta alunos da graduação, pós-graduação, com projeto de extensão voltado para redução do estigma e estímulo à cidadania na área de saúde mental. Mãe do Gael em 2015.
João da Silva
Rossano Cabral - UERJ
CURRÍCULO
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, residência em Psiquiatria (1998) e Psiquiatria Infantil pelo Instituto Municipal Philippe Pinel - RJ, mestrado (2004) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, com doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de História da Ciência (Berlim, Alemanha). Foi Professor Visitante do NUPPSAM/IPUB/UFRJ (2011) e atualmente é Professor do Instituto de Medicina Social da UERJ. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental de crianças e adolescentes e transtornos do espectro autista.
João da Silva
Ricardo Lugon
CURRÍCULO
Médico Psiquiatra da Infancia e Adolescencia graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo com Residência Médica no Instituto Municipal Philippe Pinel/RJ. Mestre em Educação pela UFRGS. Doutorando em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Professor na Faculdade de Psicologia da IENH. Professor do Curso de Medicina da Universidade Feevale. Professor do Curso de Medicina da Unisinos. Psiquiatra no Capsi de Novo Hamburgo. Pesquisador do campo da Saude Mental Infantojuvenil. Membro da Abraça - Associacao Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo e membro da Associação Brasileira de Saúde Mental - ABRASME
João da Silva
Claudio Mann
CURRÍCULO
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela EEAN/UFRJ (1995), Doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2017) e Mestrado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (1997). Especialização em Saúde Mental realizada no IPUB/UFRJ (1998) e Especialização em Gênero & Sexualidade realizada no Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ (2011). Acumula experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental e prevenção e assistência das IST/AIDS, atuando principalmente com os seguintes temas: sexualidade, gênero, saúde mental, prevenção das IST/AIDS, estigma e pesquisa qualitativa. Em 1996 criou e coordenou até 2013 a "Oficina de Saúde e Sexualidade", no IPUB/UFRJ, tendo ganho vários prêmios com este trabalho. Consultor do Programa Nacional de IST/AIDS - Ministério da Saúde, realizando de 2001 à 2007, capacitações em todo Brasil para profissionais de Saúde Mental. De 2002 à 2012 foi Coordenador das Intervenções do Projeto Interdisciplinar em Sexualidade, Saúde Mental e AIDS - PRISSMA, em parceria com o IPUB/UFRJ, ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS), Secretaria Municipal de Saúde-RJ, HIV Center-NY e a Columbia University, Nova Iorque, com financiamento do National Institute of Mental Health (NIMH), EUA.
João da Silva
Emiliano Camargo - PUC-SP
CURRÍCULO.
Doutorando em Psicologia Social (PUC - SP / Bolsista CNPq); Mestrado em Psicologia Social (PUC - SP / Bolsista CNPq, 2018). Dissertação - Saúde Mental e Dimensão Étnico Racial: A Atuação de um Centro de Atenção Psicossocial II Infantil; Especialização Lato Sensu em Psicopatologia e Saúde Pública (FSP/USP, 2014). Monografia - A Violência do Racismo e os Possíveis Efeitos no Corpo Negro. Graduação em Psicologia - Bacharelado e Formação de Psicólogo (USJT, 2008). TCC - Preto no (Lugar de) Branco? Ascensão Social do Negro e Preconceito Racial; Áreas de Atuação: Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude; Membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO ; Experiência como Psicólogo de Centros de Atenção Psicossocial II e III (Infantil e Adulto).
João da Silva
Cassiano Robert
CURRÍCULO
Graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2011) e pós-graduado em Saúde Mental pela Faculdades ITECNE (2014). Especialista Profissional em Saúde Mental pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Possui experiência em saúde mental e em coordenação de serviços de saúde mental. Atualmente é terapeuta ocupacional em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Álcool e outras Drogas (AD).
João da Silva
Bruno Emerich - Unicamp
CURRÍCULO
Possui graduação em psicologia pela UNESP/Assis(2005), Aprimoramento em Saúde Mental pela UNICAMP (2007), Mestrado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2012) e Doutorado em Saúde Coletiva pela UNICAMP (2017). Profissional de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - PAEP (UNICAMP), Professor, Supervisor e Orientador de TCC do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (UNICAMP). Orientador do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde (DSC/UNICAMP) e do Mestrado em Saúde Coletiva (DCS/UNICAMP) Possui experiência como Supervisor Clínico-Institucional de equipamentos do SUS e do SUAS, assim como na docência em outras Universidades, em Projetos de Educação Permanente em Saúde Coletiva/Saúde Mental e na assistência em CAPS III. Integrante do "Grupo de Pesquisa Saúde Mental e Saúde Coletiva: Interfaces", vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva- FCM/Unicamp.
João da Silva
Loraine Oltmann de Oliveira
CURRÍCULO
Psicóloga clínica, mestre em saúde coletiva, membra da Clap (coletiva de luta Antimanicomial do Paraná), do nied (Núcleo de estudos Interdisciplinares sobre drogas) e facilitadora do grupo de Ouvidores de vozes "nossas vozes". Experiência de trabalho em caps na cidade de Curitiba por 7 anos e com grupos de Ouvidores de vozes há 5 anos.
João da Silva
Marcos Cláudio Signorelli
CURRÍCULO
Professor Associado do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Saúde Coletiva, Mestre em Fisiologia e Pós-Doutorado na La Trobe University, Melbourne. Coordenador do GT Saúde da População LGBTI+ da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Pesquisador associado do Safer Families Center of Research Excellence da University of Melbourne. Sua pesquisa inclui violência baseada em gênero (contra mulheres e pessoas LGBTI+), intervenções na atenção primária à saúde e abordagens intersetoriais para a prevenção da violência.