Pós-graduação
‒ 
Próximas turmas
  • A Especialização é uma parceria entre a Faculdade CENSUPEG e o CENAT.

    Pós-graduações são etapas de qualificação profissional de fundamental importância para que a área da saúde possa se reinventar e também aperfeiçoar-se. 

    Atualmente, o CENAT oferece  Pós-graduações lato sensu. A especialização tem uma metodologia ativa e busca o equilíbrio entre a teoria e a prática na saúde mental.

    Assim, os(as) profissionais que conseguirem conciliar o conhecimento teórico com a capacitação da atuação e cuidado irão destacar-se na área da saúde mental.

Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil: Interlocução no Território
Turma 4

Segundo a UNICEF (2021), mais de 1 em cada 7 adolescentes no mundo sofre com transtornos mentais, e quase 46 mil morrem por suicídio anualmente. Apesar da urgência, o investimento em políticas públicas na área ainda é insuficiente. Para fortalecer ações em saúde mental infantojuvenil no Brasil, torna-se essencial a capacitação de profissionais. 
Por isso, o CENAT oferece a pós-graduação online em Novas Abordagens na Saúde Mental Infantojuvenil, focada no desenvolvimento integral dessa população.

CARGA HORÁRIA: 364 horas
INÍCIO DAS AULAS: Fevereiro de 2025

Novas Abordagens em Saúde Mental: Boas Práticas do Cuidar em Liberdade
Turma 4

Em 10 de junho, a OMS lançou um Guia para serviços de saúde mental centrados nos direitos do usuário, destacando a necessidade de ir além do modelo biomédico. Segundo a Dra. Michelle Funk (OMS, 2021), há um foco excessivo em diagnóstico e medicação, enquanto fatores sociais como pobreza e exclusão são negligenciados. 
Diante disso, é essencial a formação em saúde mental comunitária, capacitando profissionais para atuar com práticas humanizadas e ações de desinstitucionalização.

CARGA HORÁRIA: 364 horas
INÍCIO DAS AULAS: Fevereiro de 2025

Gêneros e Sexualidades: cuidados interseccionais em saúde mental coletiva

Historicamente, as orientações sexuais e as identidades de gêneros foram patologizadas pela psiquiatria tradicional, tendo os usuários de saúde mental o direito às suas próprias expressões negadas. Tem-se observado uma lacuna formativa importante para os profissionais do campo da saúde mental coletiva para lidarem com questões de gêneros e sexualidades no contexto da RAPS.Nesta perspectiva, a proposta desta especialização é instrumentalizar os profissionais da RAPS a lidarem com essas dimensões no contexto assistencial, reconhecendo as diversas expressões de gêneros, de orientações afetivo sexuais, de sexualidades como produção de vida dos usuários no território.

CARGA HORÁRIA: 364 horas
INÍCIO DAS AULAS: Abril de 2025

Cuidado aos Usuários de Álcool e Outras Drogas
Turma 3

O uso e a dependência de drogas são desafios de saúde pública, exigindo abordagens clínicas e políticas eficazes. No Brasil, as políticas de cuidado evoluíram com a reforma psiquiátrica, adotando um modelo comunitário que integra diversas áreas do conhecimento. 
Para capacitar profissionais nesse campo em expansão, o CENAT oferece a pós-graduação em Cuidado aos Usuários de Álcool e Outras Drogas, formando especialistas para atuar com práticas inovadoras e humanizadas no atendimento psicossocial.

CARGA HORÁRIA: 360 horas
INÍCIO DAS AULAS: Maio de 2025

Boas Práticas em Psicologia Clínica e Saúde Mental

A saúde mental é um dos maiores desafios globais, exigindo profissionais capacitados para lidar com transtornos como depressão, ansiedade e estresse. Com a crescente demanda por atendimento psicológico, a pós-graduação em Psicologia Clínica e Saúde Mental do CENAT oferece formação especializada, integrando abordagens terapêuticas inovadoras e uma visão crítica das práticas psicoterapêuticas. O curso prepara o profissional para atuar de forma ética, humanizada e alinhada às novas tendências da Psicologia.

CARGA HORÁRIA: 360 horas
INÍCIO DAS AULAS: Maio de 2025

Novas Abordagens em Saúde Mental: Comportamento Suicida, Autolesão e Luto

O aumento das taxas de suicídio no Brasil evidencia a necessidade de profissionais capacitados para atuar na prevenção, posvenção e no cuidado em saúde mental. Essa pós-graduação oferece uma formação teórica e prática, voltada ao desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção, acolhimento em processos de luto e ações de cuidado territorial. O curso também aborda o fortalecimento de políticas públicas e práticas humanizadas, preparando profissionais para enfrentar os desafios desse fenômeno complexo e contribuir para a promoção da saúde mental em diferentes contextos sociais.

CARGA HORÁRIA: 370 horas
INÍCIO DAS AULAS: Junho de 2025

Boas Práticas em Saúde Mental das Populações Vulneráveis e Vivências de Privação de Liberdade

A pós-graduação online em Boas Práticas em Saúde Mental das Populações Vulneráveis e Vivências de Privação de Liberdade qualifica profissionais para atuar no cuidado e assistência a grupos em situação de vulnerabilidade e privação de liberdade. O curso aborda os impactos da exclusão social e marginalização na saúde mental, destacando estratégias terapêuticas interdisciplinares para promover direitos e reinserção social.

A formação prioriza uma abordagem psicossocial, substituindo modelos institucionais por práticas comunitárias e considerando aspectos culturais e sociais das populações atendidas. Os alunos são capacitados para desenvolver ações terapêuticas, planejamento de projetos e intervenções baseadas na desinstitucionalização e no modelo psicossocial.

CARGA HORÁRIA: 365 horas
INÍCIO DAS AULAS: Junho de 2025